Buscar

ludico discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Ludicidade
Metodologia do Ensino de Literatura Infantojuvenil
	Data de início:
	01/11/2016 14:11 
	Prazo máximo entrega:
	01/11/2016 15:26 
	Data de entrega:
	01/11/2016 15:01 
Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de Literatura Infantojuvenil
Considere o texto a seguir:
O espaço que o trabalho com a Literatura Infantil ocupa na escola geralmente é relegado a espaços intermediários: entre uma aula e outra, como passatempo e como ferramenta de ensino, em relação aos conteúdos. Nesse sentido, a leitura do texto literário não é sistematizada e organizada, mas sim “encaixada” de forma aleatória na rotina escolar. Para que o trabalho com a literatura se efetive na escola de forma concreta, é necessário que haja um planejamento, para que, assim, também haja continuidade.
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
A partir da leitura do texto dado como reflexão e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as finalidades de uma metodologia de ensino da literatura infantil, responda, de forma sucinta, à seguinte questão:
Qual é a finalidade maior de uma metodologia de ensino da literatura infantil? 
Nota: 20.0
	O aluno deverá ser capaz de explicitar que a finalidade de uma metodologia de ensino da literatura infantil é a de ensinar e tornar apto o leitor criança a fazer uma leitura de qualidade. Segundo o livro-base: “Não é outra a finalidade maior da metodologia da literatura infantil. A de promover uma leitura de qualidade para que o leitor mirim possa sentir-se recompensado ao ler, seja porque aprendeu, seja porque venceu obstáculos, seja porque se emocionou com os poemas ou narrativas que leu”(livro-base, p. 42).
Resposta: a finalidade maior de uma metodologia de ensino da literatura infantil é fazer que a criança adiqira o gosto pela leitura pois essa criança se tornará um adulto mais critico o que é cada vez mais necessario para se viver melhor em sociedade.
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de Literatura Infantojuvenil
Atente para a seguinte citação:
“Talvez o maior problema que estamos enfrentando nos dias atuais é como fazer com que a escola resgate a dimensão lúdica e prazerosa da Literatura, quando professores foram formados para impor, julgar e avaliar a capacidade de leitura de crianças e jovens. [...] E o pior de tudo é que muitos dos professores não gostam de ler”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, J. Caminhos da literatura infantil e juvenil: Dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002. p. 77.
De acordo com os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil, o trabalho com a literatura deve contar com um professor apto à escolha de obras apropriadas ao leitor infantil e ao emprego de recursos metodológicos eficazes que estimulem a leitura suscitando a compreensão das obras e a verbalização pelos alunos do sentido apreendido. Para que o professor possa realizar essas duas tarefas, ele deve estar habilitado a exercer um conjunto de ensinamentos. Cite ao menos três deles.
Nota: 20.0
	Espera-se que o aluno seja capaz de apontar três habilidades que o professor deverá possuir como mediador entre a literatura e o leitor, as quais serão apresentadas a seguir:
“O trabalho com a literatura deve contar com um professor apto à escolha de obras apropriadas ao leitor infantil; ao emprego de recursos metodológicos eficazes que estimulem a leitura suscitando a compreensão das obras e a verbalização pelos alunos do sentido apreendido. Para que o professor possa realizar essas duas difíceis tarefas cumpre que o sistema superior de ensino possa habilitá-lo levando-o a adquirir um conjunto de ensinamentos como: a) o conhecimento de um acervo literário representativo; b) o domínio de critérios de julgamento estético que permitam a seleção de obras de valor; c) o conhecimento do conjunto literário destinado às crianças considerando-se sua trajetória histórica (origem evolução) assim como os autores atuais nacionais e estrangeiros mais representativos; d) a manipulação de técnicas e métodos de ensino que socorram e auxiliem o mestre no processo de incremento e estímulo à leitura (livro-base, p. 41,42).
Resposta: Este professor deve ter o minimo de conhecimento em literatura infantil , no inicio quando as crianças não forem alfabetizadas procurar fazer com que elas tenham contato com livros de gravuras,contar historias curtas e de facil entendimento e ir inserindo de forma agradavel pequenos textos para que etas crianças adiquiram o gosto pela literatura.
Questão 3/5 - Ludicidade
Leia o seguinte trecho:
“A brinquedoteca é um lugar que favorece a brincadeira livre. No entanto, os responsáveis que acompanham as crianças geralmente permanecem de pé, observando-as ou chamando a atenção para guardar algum brinquedo. Há o controle do brincar, o vigiar sistemático, típico de adultos que acompanham as crianças”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pp/v19n3/v19n3a11.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2016.
Segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, indique os motivos pelos quais a brinquedoteca é considerada atualmente um espaço rico para a aprendizagem.
Nota: 16.0
	A brinquedoteca proporciona um espaço e um tempo próprios para as crianças, sendo elas as protagonistas das brincadeiras e também de sua aprendizagem. Ou ainda, segundo o livro-base: “o professor que atuar na brinquedoteca não faz a intervenção direta com a criança. [...] é um espaço de brincar espontâneo”. “A brinquedoteca é um espaço privilegiado no qual os professores podem não apenas observar a criança, mas também desenvolver atividades” (livro-base, p. 213).
Resposta: A brinquedoteca é um espaço rico para a aprendizagem pois os brinquedos e jogos tem se mostado que além de diverção são ferramentas importantes para no que se diz respeito ao ensino aprendizagem, pois o ludico faz com que a criança e muitas veses o adulto consiga entender de forma mais tranquila o que lhe é ensinado pois a brincadeira torna o aprendizado e até mesmo o mais leve.
Questão 4/5 - Ludicidade
Leia o seguinte extrato de artigo:
“Quando escuta um conto, além de sentir o adulto como parte de sua realidade e perceber que eles são capazes de sentir e de pensar como ela, a criança tende a se introduzir no enredo, como ela própria ou como um dos personagens. Usando a imaginação, ‘interpreta’ mentalmente o que ouve”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0358.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2016.
A brincadeira de faz de conta como ação lúdica pedagógica, de acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, é entendida como:
Nota: 20.0
	Um tipo de brincadeira de representações de papéis em uma situação imaginária, em que se alteram significados de objetos e de situações. De acordo com o livro-base, existem quatro tipos de brincadeiras: as educativas, as tradicionais, as de faz de conta e as de construção. Uma brincadeira de faz de conta é uma importante ferramenta para a ação lúdica pedagógica, pois nela a criança vivencia papéis, enfrenta desafios, elabora sentimentos e organiza o pensamento (livro-base, p. 34, 51 e 52).
Resposta: A brincadeira do faz de conta faz e ententida como uma ferramenta de apoio para o professor pois ajuda que a criança esternalise de forma mais suave seus sentimentos ,medos ,aflições e alegrias o que certamente vai ajudar na forma de como este professor vai intervir com este aluno.
Questão 5/5 - Ludicidade
Leia a seguinte afirmação:
“No espaço da sala de aula, a criança procura satisfazer seus desejos não realizáveis imediatamente envolvendo-se em um mundo imaginário, onde os não realizáveis podem ser concretizados; a este mundo é que se chama da brincadeira”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente,ele está disponível em: QUEIROZ, Norma Lucia Neris de; MACIEL, Diva Albuquerque; BRANCO, Angela Uchôa. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 16, n. 34, p. 169-179, ago. 2006, p. 173.
Segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, destaque as principais diferenças entre brincadeiras, brinquedos e jogos.
Nota: 20.0
Os jogos são caracterizados pela presença de regras que sistematizam as ações dos sujeitos envolvidos. As brincadeiras caracterizam-se por se iniciarem pela imaginação, sem intencionalidade imediata. Mas a regra se faz necessária no decorrer da brincadeira para organizar os conflitos. Os brinquedos nada mais são do que a imaginação colocada em prática, uma rica exploração sensorial, motora, simbólica e cultural. (livro-base, p. 49 - 53).
Resposta: As brincadeiras já esta intriscicas na criança é um momento dela usar o faz de conta para esteriorizar seus pensamentos e senitmentos muitas vezes imitando ações de seu cotidiano. O brinquedo já esta materializado, por exemplo uma boneca que sera o seu bebê ou seu aluno para a criança o brinquedo servira como algo que ela possa manipular e se divertir . Os jogos já possuem regras o que ajudara como uma forma prazeroza de aprender a compartilhar e conhecer limites.

Continue navegando