resumo PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM.docx
49 pág.

resumo PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM.docx


DisciplinaPsicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem6.328 materiais63.610 seguidores
Pré-visualização10 páginas
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM
1.Observe a seguinte situação . \u201cPedro, professor de língua portuguesa, é ironizado por seus colegas, pois passa várias horas elaborando suas provas e avaliações. Ele busca tratar os temas dados em aula de diferentes maneiras, propiciando que todos os seus alunos, com suas diferenças, possam expressar o que aprenderam. Além disso, ele não abre mão do momento de correção coletiva das provas em sala, discutindo as questões com seus alunos\u201d. 
Qual o tipo de avaliação realizada por Pedro e em qual corrente epistemológica ela se baseia?
Avaliação formativa \u2013 Interacionismo 
ok
2.Analise a seguinte conversa em uma sala de professores:
\u201cAna é professora recém-formada e pede ajuda a duas colegas sobre como lidar com a indisciplina de seus alunos. Andreia diz que ela deve procurar conhecer individualmente cada aluno, valorizá-lo e procurar compreender empaticamente suas atitudes. Janaína discorda, e acredita que é necessário discipliná-los com rigor, demonstrando sua autoridade perante os alunos, para que eles aprendam a obedecer às regras da instituição\u201d.
Com base no que estudamos, as falas das duas professoras baseiam-se, respectivamente, nas concepções:
Humanista e tradicional. 
3.Como vimos em nosso curso, Gardner (1995) defende que se um aluno, por exemplo, apresentar dificuldade de resolver um problema lógico-matemática dentro de um sistema formal desse mesmo tipo, o professor deverá buscar outra forma (por meio da linguagem ou de modelos espaciais, por exemplo), que seja mais bem desenvolvida no aluno e que, portanto, favorecerá seu entendimento. Essa ideia se baseia, especificamente, em qual conceito do autor:
Rotas alternativas. ok
4.Piaget condena a escola tradicional que se baseia na memorização e no treino intelectual . Tendo em mente as ideias desse autor sobre a Educação, analise as quatro afirmações a seguir:
Estão corretas:
I-Ele defende a educação como espaço de construção da autonomia intelectual e moral.
II-Ele destaca a importância do trabalho em grupo na escola.
III-Ele entende os erros como situações que favorecem a tomada de consciência dos alunos e, com isso, seu progresso cognitivo. 
IV-Ele defende métodos ativos de aprendizagem, que integrem trabalhos individuais e trabalhos em grupo.
5.Alexander Neill é um nome importante quando pensamos em uma educação de base humanista. Uma frase sua foi bastante difundida e sintetiza seu pensamento: \u201cgostaria antes ver a escola produzir um varredor de ruas feliz do que um erudito neurótico\u201d. Com ela, o autor quis dizer que:
A erudição não é garantia de felicidade.
6.Um conceito freudiano estudado nesse curso , e importante para o campo educacional, é a \u201csublimação \u201c. Assinale a alternativa que o define de modo correto:
Mecanismo psíquico que permite modificar o objeto para o qual nossa libido se direciona, extraindo o conteúdo sexual e o substituindo por outros fins socialmente aceitos e necessários: como redirecionar a curiosidade corporal para o conhecimento e a arte.
7.A psicanálise é uma vasta teoria sobre o desenvolvimento psíquico humano. Um de seus conceitos principais é o de inconsciente, que foi amplamente difundido e incorporado em nosso dia a dia, o que nem sempre garante uma compreensão clara sobre ele. Com relação a esse conceito e a outros relacionados a ele, assinale a alternativa incorreta:
O inconsciente é um fenômeno que se manifesta somente numa sessão de análise
ok
8.Ao defender uma educação construtivista, Leão (1999, p.201), mencionada em nosso curso, afirma: \u201cÉ vital que a escola reconheça nessa construção do conhecimento infantil que as concepções das crianças (ou hipóteses) combinam-se às informações provenientes do meio. Assim, o conhecimento não é concebido apenas como espontaneamente descoberto pela criança, nem como mecanicamente transmitido pelo meio exterior ou pelo adulto, mas como resultado dessa interação na qual o indivíduo é sempre ativo\u201d.
Ela critica o conhecimento concebido como \u201cespontaneamente descoberto pela criança\u201d e \u201cmecanicamente transmitido pelo exterior\u201d. Essas expressões correspondem respectivamente, segundo Becker (2001), a pedagogias:
Não diretiva /diretiva 
9.As Abordagens Tradicional e Comportamental têm aspectos importantes em comum, mas têm também algumas divergências. Analise com atenção as alternativas e assinale a correta:
Ambas possuem o foco no professor, que tem o controle do programa a ser ensinado, mas a Comportamental defende um ensino menos verbalista e mais baseado na experiência. 
10. Com relação à expressão \u201ceducação bancária\u201d (cunhada por Paulo Freire) e aos significados a ela associados, é incorreto afirmar que:
Ela defende que os conhecimentos devem ser depositados nos alunos.
_____________________________________________________________________
11.Imagine que você está fazendo um estágio numa escola e encontra outra estagiária de pedagogia. Vocês começam a conversar sobre o curso e as teorias de desenvolvimento e ela lhe diz o seguinte: \u201cA teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget é muito individualista e racionalista. Para esse autor, a inteligência se resume ao raciocínio lógico e ele não dá nenhuma importância às relações sociais\u201d. Com base nos seus estudos sobre essa teoria, assinale a alternativa que indica a resposta correta diante do comentário de sua colega:
Discordo totalmente; ele fala da importância das interações, da influência do outro no desenvolvimento do pensamento e da moral, e a inteligência é mais do que o pensamento lógico, ela existe desde o bebê. 
12. Com relação à Abordagem Tradicional, assinale a alternativa incorreta:
Valoriza a heterogeneidade dos alunos.
13.Considerando o tipo de aprendizagem preconizada pelo Humanismo, ou seja, uma aprendizagem significativa, assinale a alternativa incorreta, isto é, que não corresponde a esse tipo de avaliação:
Superficial
14.Com relação aos princípios norteadores da abordagem tradicional e da comportamental, assinale a alternativa correta:
Ambas privilegiam um ensino individualista e formalista, com pouca interação e troca entre os alunos.
15.Com relação ao que estudamos acerca da psicanálise, leia a seguinte frase: \u201cPor meio da transferência, o aluno \u201ctransfere\u201d de forma __________________, para a figura do professor, sentimentos vividos anteriormente em outras relações afetivas significativas, especialmente aquelas vividas com seus genitores\u201d. Assinale a alternativa cujo termo preenche corretamente o espaço em branco:
Inconsciente 
16.Com relação ao desenvolvimento cognitivo da criança de 0 a 2 anos, podemos afirmar que:
I-Segundo Piaget, este estágio é denominado de sensório-motor.
II-Ao final desse período espera-se que a criança conquiste alguns comportamentos como, por exemplo, puxar o lençol para alcançar o brinquedo que está sobre a cama.
17.Considerando os princípios de uma educação baseada na abordagem comportamental, é incorreta a alternativa: 
Aluno como fonte do conhecimento. 
ok
18.Complete as lacunas:
	O ________________ pré-operacional é uma característica bastante geral, que possui numerosas consequências. Acima de tudo, a criança demonstra frequentemente uma relativa incapacidade de assumir o papel de outra pessoa, ou seja, de considerar seu próprio ___________________ como um entre muitos outros e de tentar coordená-lo com estes outros pontos de vista.
Quais palavras completam corretamente o parágrafo acima?
Egocentrismo, ponto de vista.
19.Ao admitir ser possível chegar a leis descritivas do comportamento, Skinner defende a possibilidade de as relações organismo/ambiente poderem ser observadas e mensuradas, isto é, de serem possíveis de estudo científico. As leis a que Skinner se refere expressam-se em termos funcionais. Em outras palavras, para Skinner é preciso identificar em função do que o organismo age. Para tanto, ___________________:
Assinale a alternativa a seguir que melhor preenche