Buscar

Aula 3 Com. Emp. Int. As relações públicas e a trajetória mundial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

As Relações Públicas e a trajetória mundial
Disciplina: Comunicação Empresarial Integrada
Professor: Wellington Lopes
Relembrando
Numa perspectiva mais ampla e contemporânea, a comunicação empresarial é “a somatória de todas as atividades de comunicação da empresa. Elaborada de forma multidisciplinar – a partir de métodos e técnicas de relações públicas, jornalismo, lobby (atividade de representação empresa / agentes políticos), propaganda, promoções, pesquisa e marketing – e direcionada à sociedade, formadores de opinião, consumidores e colaboradores (trabalhadores, fornecedores e parceiros) [...]”.
Nassar e Figueiredo (2006, p. 19)
As Relações Públicas no mundo e no Brasil
RP: um breve histórico
As relações públicas ganharam o mundo a partir da experiência nos Estados Unidos. Chegaram ao Canadá e à França nos anos 40 e na década seguinte a países como Holanda, Inglaterra, Noruega, Itália, Bélgica, Suécia e Finlândia. Em 1958, a Alemanha começava a ter contato com a área.
Pessoa (2003, p. 2)
RP: um breve histórico
Foi também na década de 50 que o Brasil conheceu os trabalhos de Relações Públicas e de Comunicação Empresarial, atividades que foram motivadas pela instalação de indústrias e das agências de publicidade vindas dos Estados Unidos. Era a época do governo Juscelino Kubitschek, que havia assumido a presidência com o famoso lema “fazer 50 anos em 5”.
Pessoa (2003, p. 2)
RP: um breve histórico
A chegada das primeiras montadoras de veículos e a industrialização brasileira impulsionaram o mercado e motivava profissionais como Rolim Valença, que teria sido o primeiro RP brasileiro – ofício aprendido na J.W. Thompson (primeira agência de publicidade internacional: de origem americana a instalar-se no Brasil). O resultado foi a abertura da primeira agência de Relações Públicas do país, a AAB (PESSOA, 2003, p. 2).
www.googleimagens.com.br
RP: um breve histórico
www.googleimagens.com.br
RP: um breve histórico
A partir da segunda metade da década de 1960, a área das Relações Públicas conquistou mais espaço no Brasil, surgindo uma histórica disputa entre profissionais de Jornalismo e RP. As funções dos dois, que deveriam ser complementares, eram motivo de concorrência por cargos de chefia nas empresas. Em 1968, foi regulamentada a profissão de RP e um ano depois foi decretada a regulamentação do profissional de jornalismo (PESSOA, 2003, p. 2).
www.googleimagens.com.br
RP: um breve histórico
Ainda na década de 60 muitos jornalistas experimentavam trocar a correria das redações para aproveitar a agilidade aprendida em prol das organizações. Os salários de assessores também eram motivo para jornalistas trocarem de emprego, uma vez que as assessorias ofereciam mais atrativos financeiros (PESSOA, 2003, p. 3).
www.googleimagens.com.br
RP: um breve histórico
A reunião de profissionais do setor deu origem, em 1967, à Aberje – Associação Brasileira dos Editores de Revistas e Jornais de Empresas, que teve como tema de sua primeira convenção a Comunicação Interna. Em 1987, a entidade passou a ser conhecida como Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, uma adaptação às exigências do mercado e à evolução que as empresas por ela representadas experimentaram nos últimos anos.
(PESSOA, 2003, p. 3).
RP: um breve histórico
www.google.com.br
RP: um breve histórico
Fundada em 8 de outubro de 1967, a Aberje - Associação Brasileira dos Editores de Revistas e Jornais de Empresas - é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos que tem como principal objetivo a discussão e promoção da comunicação corporativa e organizacional em uma perspectiva global e local como uma função administrativa, política, cultural e simbólica para a gestão estratégica das organizações e para o fortalecimento da cidadania. 
(ABERJE, 2015)
RP: um breve histórico
Suas ações estão centradas na informação, comunicação e relacionamento, estruturadas a partir de áreas como Relacionamento Institucional, Eventos, Programas Educacionais, Publicações, Design, Administrativo-Financeiro, Centro de Memória e Referência, Relacionamento com Associados, Prêmios, Inteligência Social e de Mercado e Conteúdos digital e audiovisual.
(ABERJE, 2015)
RP: um breve histórico
Seus pilares de atuação são Educação, Gestão do Conhecimento, Reconhecimento, Relacionamento, Economia Criativa, Inteligência Comunicacional. São associados da Aberje as pessoas físicas e jurídicas nela regularmente inscritas, que desenvolvam atividade de Comunicação Empresarial e Organizacional ou que contribuam direta ou indiretamente para esse fim.
(ABERJE, 2015)
Visão:
Ser centro de referência nacional e internacional na produção e disseminação de conhecimento, saber e práticas de Comunicação e Relacionamento.
(ABERJE, 2015)
Missão:
Fortalecer a Comunicação em empresas e instituições, produzindo e compartilhando conhecimento e saber, disseminando as melhores práticas e reforçando o papel estratégico e cidadão do comunicador. 
(ABERJE, 2015)
Valores:
Ética (comunicação de conteúdo ético. O público tem direitos e devem ser respeitados);
Inovação (a comunicação empresarial deve estar atenta as inovações, sejam elas de caráter tecnológico, social etc na contemporaneidade);
Pluralidade (respeito às diferenças, a heterogeneidade dos públicos);
Humanismo (a humanidade deve ser beneficiária das ações do comunicador empresarial).
(ABERJE, 2015)
REFERÊNCIAS
ABERJE. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Disponível em: < http://www.aberje.com.br>. Acesso em: 01/04/05.
PESSOA, Sônia. Comunicação Empresarial: uma ferramenta estratégica. Covilhã: BOOC, 2003.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais