Buscar

simulado SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Prévia do material em texto

SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
	
	Simulado: CEL0365_SM_201301013501 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): ALESSANDRA GUIMARÃES SARAIVA
	Matrícula: 201301013501
	Desempenho: 7,0 de 8,0
	Data: 20/04/2015 15:51:50 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201301177539)
	
	Em nossas aulas Orsolon (2009) aponta diferentes ações ou atitudes do Supervisor Pedagógico que considera desencadeadoras de mudanças na escola. Lembramos que o objeto específico da ação do Supervisor Pedagógico é o processo de ensino e aprendizagem. A abrangência desse processo inclui: currículo, programas, planejamento, avaliação, métodos de ensino e recuperação. Então, responda: a) Das onze ações citadas, escolha uma e apresente aqui: b) Escolha uma dessa áreas de abrangência da atuação do Supervisor e explique como ocorre essa supervisão
		
	
Sua Resposta: Durante o planejamento o supervisor deve atuar como um orientador dos professores a fim de que os conteúdos estejam adequados.
	
Compare com a sua resposta: a) 1) Promover um trabalho de coordenação em conexão com a gestão escolar, 2) Realizar um trabalho coletivo, integrado com os atores escolares, 3) Mediar a competência docente, 4) Desvelar a sincronicidade do professor e torna-la consciente, 5) Investir na formação continuada do professor na própria escola, 6) Incentivar práticas curriculares inovadoras, 7) Estabelecer parceria com o aluno: incluí-lo no processo de planejamento do trabalho docente, 8) Criar oportunidades do professor integrar sua pessoa à escola, 9) Procurar atender as necessidades reveladas pelo desejo do professor,10) Estabelecer parceria de trabalho com o professor e 11) Propiciar situações desafiadoras para o professor. b) Resposta relativa à escolha do aluno
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301149211)
	
	Em nossos estudos foi possível observar que a ideia de supervisão sempre esteve presente na educação, porém aqui no Brasil, sua oficialização não ocorreu de imediato. Para Saviani (2008) existem dois requisitos fundamentais para se caracterizar uma atividade como profissão, ele também afirma ¿(...) a função do supervisor é uma função precipuamente política e não principalmente técnica.¿ Dessa forma responda: a) Quando ocorreu a oficialização da profissão do Supervisor pedagógico no Brasil e quais os requisitos considerados fundamentais por Saviani, para a caracterização de uma atividade como profissão? b) Qual o significado desse termo político na ação supervisora?
		
	
Sua Resposta: a) A LDB de 1971, oficializou a função supervisor pedagógico os quesitos fundamentais são as necessidades social e a identidade própria. b) As funções do supervisor pedagógico devem ir além do contexto pedagógico, pois se espera que ele sempre esteja estudando mais, para que possa sempre estar atualizado e informado a fim de contribuir para as transformações do contexto social.
	
Compare com a sua resposta: a: A LDB de 1971 oficializou a profissão do Supervisor pedagógico e os requisitos fundamentais são a Necessidade social e Identidade própria. b: As ações do Supervisor pedagógico devem ir além do contexto pedagógico, pois se espera que o trabalho educativo contribua para desenvolvimento da consciência necessária à transformação das relações sociais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301149280)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a perspectiva histórica que Saviani (2008) organizou sobre a Supervisão pedagógica, podemos afirmar que a ideia de supervisão
		
	
	Nunca se materializou na educação
	
	Só esteve presente a partir do período moderno.
	 
	Sempre esteve presente na educação.
	
	Nunca esteve presente na educação.
	
	Apareceu no Brasil após a República.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301188982)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O objeto específico da supervisão escolar na escola é o processo ensino aprendizagem e, desta forma podemos dizer que inclui:
		
	
	Procedimentos de supervisão que busque o cumprimento do currículo, tal e qual foi planejado.
	
	O compromisso com um projeto educativo que esteja sintonizado com cada grupo em particular, analisando cada um e fazendo educação que contemple a maioria.
	 
	Atuação no desenvolvimento de currículo e programas, incluindo um planejamento que tenha relação com a realidade vivida, assim como estratégias que vão contribuir para melhor aprendizagem, provocando a assunção de critérios mais fidedignos no momento de avaliação.
	
	A cooperação e troca de saberes e experiências que contemple de forma radical as diretrizes curriculares.
	
	A avaliação dos processos separando alguns grupos e integrando e orientando outros, através de estudos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301188981)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise a frase: ¿A Supervisão e Orientação Pedagógica é o lugar, também, do sujeito que se forma ao participar da formação de outros sujeitos.¿ Dessa forma, observando o contexto escolar, estamos nos referindo:
		
	
	Ao sucesso da formação inicial de cada docente frente às novas tecnologias.
	
	A formação inicial de todos os envolvidos no processo de ensino.
	
	Ao professor no desenvolvimento processo de ensino e aprendizagem.
	 
	Ao movimento de aprendizagem frente ao trabalho que realiza na formação continuada dos professores e equipe, como atores do processo ensino e aprendizagem.
	
	Ao desenvolvimento do planejamento, sempre com o foco nas observações da direção da escola.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301125881)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Observando as especificidade e abrangência da ação Coordenadora, podemos destacar algumas que consideramos desencadeadoras de mudanças, são elas:
I - Promover um trabalho de coordenação em conexão com a gestão escolar;
 II - Realizar trabalho coletivo, integrado com os atores da escola;
III - Mediar a competência docente;
 IV - Investir na formação continuada dos professores na própria escola
 V - Criar oportunidade de integração da pessoa do professor aos diferentes canais políticos do bairro. Estão corretas:
		
	 
	I, II, III e IV;
	
	II, III, IV e V
	
	I, II, III e V;
	 
	Todas as respostas;
	
	Nenhuma resposta;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301149148)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O que não podemos esquecer quando tratamos das especificidades do fazer da Supervisão pedagógica, é que a escola também é um espaço de pesquisa e que devemos aproveitar seus objetos para reconstruí-los à luz dos fundamentos teóricos. Dessa forma, podemos dizer que a Supervisão pedagógica também incorpora:
		
	
	A regulação dos programas.
	
	Cumprimento das políticas.
	
	Uma atuação de controle do currículo.
	 
	A coordenação de pesquisa através do estudo dos problemas do cotidiano.
	
	O cumprimento do planejamento.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301149183)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Observe a afirmativa e assinale a opção que melhor justifique seu conteúdo. A ação da Supervisão Pedagógica pode se configurar como uma prática social:
		
	
	Sua premissa básica é o trabalho pedagógico.
	
	Desvincula a vida escolar da vida social.
	
	Considera as diferenças e trata a cada um de acordo com sua possibilidade econômica.
	 
	Além de cuidar da mediação técnico-pedagógica tem o compromisso com um projeto educativo que esteja sintonizado com o diálogo com e entre os diferentes, se traduzindo em consideração pelos sujeitos envolvidos e sua história.
	
	Assume o trabalho coletivo de gestão da escola.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301129823)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentro do contexto histórico, a supervisão escolar era definida como um serviço técnico, independente de qualquer opção política e ideológica, seu serviço era visto como neutro. A essaconcepção da supervisão, podemos dizer que diz respeito a:
		
	
	Contextualização pedagógica
	
	Participação e cooperação na escola;
	 
	Visão tecnoburocrática do ensino
	
	Visão democrática e participativa
	
	Visão global da educação
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301175993)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Supervisão pedagógica, no cenário atual, vem adquirindo novos compromissos e responsabilidades passando a ter outra amplitude. Segundo Ferreira (2008), a Supervisão pedagógica deve, marque com x a resposta certa:
		
	
	Ensinar ao professor quando perceber que não realiza suas funções.
	 
	Ter o compromisso de garantir a qualidade da formação humana que se processa nas instituições escolares.
	
	Trabalhar para atender as políticas públicas.
	
	Buscar o cumprimento rigoroso dos planos de ensino.
	
	Desenvolver o espírito de criatividade dos alunos e professores.

Continue navegando