Buscar

CIVIL Da compensação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Da compensação
Meio de extinção de obrigações entre pessoas que são, ao mesmo tempo, credor e devedor uma da outra. 
Visa eliminar a circulação inútil da moeda, evitando duplo pagamento.
Aplicação ao direito do principio de economia política que exige que as trocas sejam feitas com a menor circulação de moeda possível.
Câmara de compensação.
Artigo 368 – se duas pessoas forem ao mesmo tempo credor e devedor uma da outra, as duas obrigações extinguem-se, até onde se compensarem.
Total – de valores iguais.
Parcial – valores desiguais.
Legal – quando decorre da lei, independentemente da vontade das partes. Efeitos ipso iure. Independe da vontade das partes e se realiza ainda que uma delas se oponha. Opera-se automaticamente. Uma vez alegada e declarada judicialmente, seus efeitos retroagirão à data em que se estabeleceu a reciprocidade das dividas. Requisitos: reciprocidade dos créditos, liquides das dividas, exigibilidade das prestações, fungibilidade dos débitos (homogeneidade das prestações devidas). Terceiro não interessado, embora possa pagar em nome e por conta do devedor, não pode compensar a divida com eventual credito que tenha em face do credor. Considera liquida a obrigação certa, quanto à sua existência, e determinada, quanto ao seu objeto. Não pode o devedor de uma nota promissória, por exemplo, opor compensação com base em credito a ser futuramente apurado, se vencer ação de indenização que move contra o exeqüente. Não se compensa, assim, divida liquida e exigível com créditos a serem levantados ou com simples pretensão a ser ainda deduzida. As dividas tem que estar vencidas, pois somente assim podem ser exigidas. 
Artigo 370 – embora sejam da mesma natureza as coisas fungíveis, objeto das duas prestações, não se compensarão, verificando-se que diferem na qualidade, quando especificada no contrato.
Convencional – quando resulta de acordo das partes, dispensando algum de seus requisitos. Hipóteses que não se enquadram na compensação legal. Dispensam alguns requisitos como, a identidade da natureza ou a liquidez das dividas. O credor de divida vencida, que é reciprocamente devedor de divida vincenda, pode abrir mão do prazo que o beneficia e compensar uma obrigação com outra, ocorrendo nesse caso a denominada compensação facultativa. Não é ilimitada. O pode de exercitar a autonomia priva é limitado quando o ato contrariar manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico social, pela boa-fé e pelos bons costumes. 
Judicial – quando efetivada por determinação do juiz, nos casos permitidos em lei. Procedência de ação e de reconvenção. O CPC também determina que, se cada litigante for em parte vencedor e vencido, sejam compensados entre eles os honorários advocatícios e as despesas. Não é reconhecida unanimemente pela doutrina, pois, para quem não havia necessidade de identificar compensação com a reconvenção, que tem a sua individualidade própria. 
Dividas não compensáveis.
A exclusão convencional é o obstáculo criado pelas próprias partes. Exclusão bilateral.
Renuncia unilateral, com efeito, não cabe compensação havendo renuncia prévia de uma das partes. É necessário, porém, que seja posterior à criação do credito e que os requisitos da compensação não estejam ainda presentes. 
A exclusão legal decorre, em alguns casos, da causa de uma das dividas, e, em outros, da qualidade de um dos devedores. Artigo 373 – se provier de esbulho, furto ou roubo, se uma se originar de comodato, deposito ou alimentos, se uma for de coisa suscetível de penhora. 
A não fungibilidade afasta a compensação, porque a prestação é determinada individualmente, tratando-se de corpo certo. 
Também não se admite compensação em prejuízo do direito de terceiro. O devedor que se torne credor do seu credor, depois de penhorado o credito deste, não pode opor ao exeqüente a compensação, de que contra o próprio credor disporia. 
Regras peculiares
A extinção das obrigações, por efeito de compensação, retroage à data em que as dividas se tornaram compensáveis e não se conta apenas a partir do momento em que a compensação for invocada. 
O artigo 378 autoriza o desconto das despesas ocorridas em compensação de débitos, quando estes forem pagáveis no mesmo lugar.

Outros materiais