A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Apanhadão de história  e geografia

Pré-visualização | Página 1 de 3

Metodologia e prática do ensino da história e geografia
1. O ensino da história realizado com base no sociointeracionismo permite que a criança construa conceitos a partir da elaboração das observações informais que traz quando inicia sua vida escolar. Compreender a história como um processo dinâmico, em que se confrontam grupos sociais, com objetivos diversos, exige que o aluno tenha bem desenvolvido as relações de:
a. homem e sociedade, tempo e diferença, mudança e semelhança
b. tempo e semelhança, sociedade e educação, cultura e conhecimento
c. tempo e espaço, semelhança e diferença, mudança e permanência
d. espaço e mudança, homem e permanência, tempo e religião
e. corpo e mente, ser humano e ser social, tempo e diferença
2. Numa escola de ensino fundamental, dois professores trabalham de maneiras diferentes, o conteúdo “Localização no espaço geográfico”, por meio de pontos cardeais. O professor A problematiza o tema utilizando o espaço onde os alunos se encontram. Apresenta uma planta simplificada com orientação no Norte e alguns pontos assinalados, para que os alunos elaborem orientações para um pedestre ir de um lugar a outro. O prof. B pede aos alunos que leiam o texto do livro didático e respondam às questões nele propostas. Pede a um dos alunos para ler, em voz alta, suas respostas, analisando-as com a participação da turma, de modo a chegarem a um padrão de resposta. Comparando-se a forma de trabalho dos dois professores, conclui-se que:
a. O professor A estimula o desenvolvimento do raciocínio geográfico construído por várias mediações, considerando a vivência cotidiana da criança.
b. O prof. A orienta as crianças na aquisição, por ensaio e erro, dos conteúdos pertinentes à noção em estudo.
c. O prof. B dá o verdadeiro valor ao uso do livro didático como recurso pedagógico
d. O prof. B faz uma abordagem interdisciplinar, ao promover a leitura oral, ao mesmo tempo que envolve conceitos geográficos
e. Ambos têm a mesma concepção de ensino de geografia, embora utilizem metodologias diferentes.
3. Ao final de um ciclo, depois de terem vivenciado inúmeras situações de aprendizagem, os alunos dominam alguns conhecimentos e procedimentos. Para avaliar esses domínios, os professores devem considerar critérios como:
Reconhecer algumas semelhanças e diferenças que a sua localidade estabelece com outras coletividades de outros tempos e outros espaços, nos seus aspectos sociais, econômicos, políticos, administrativos e culturais 
Reconhecer alguns laços de identidade e/ou diferenças entre indivíduos, os grupos e as classes, numa dimensão de tempo de longa duração.
Memorizar algumas semelhanças, diferenças, mudanças e permanências no modo de vida de algumas populações, de outras épocas e lugares.
Memorizar algumas semelhanças no modo de viver dos indivíduos e dos grupos sociais que pertencem ao seu próprio tempo e ao seu espaço.
Das afirmativas acima estão incorretas:
a. 1 e 2;
b. 3 e 4
c. 2 e 3
d. 1 e 4
e. 1, 2, 3 e 4
4. O geógrafo Milton Santos em A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção:  
[...] é por demais sabido que a principal forma de relação entre o homem e a natureza, ou melhor, entre o homem e o meio, é dada pela técnica. As técnicas são um conjunto de meios instrumentais e sociais, com os quais o homem realiza sua vida, produz e, ao mesmo tempo, cria espaço (2004, p. 25).
Desta forma, são inerentes à Geografia:
a. Natureza, sociedade e trabalho.
b. Paisagem, poder e sociedade.
c. Tempo, espaço e cultura.
d. Natureza, cultura e tempo.
e. Trabalho, poder e educação
5. A abordagem dos conteúdos insere-se numa perspectiva de questionamentos da realidade, organizada no presente, desdobrando-se em conteúdos históricos, que envolvem explicitações e interpretações das ações de diferentes sujeitos, da seleção e organização de fatos e da localização de informações no tempo histórico. As explicações para os acontecimentos implicam, por sua vez, na exposição dos conflitos, das contradições e da diversidade de possibilidade de compreensão dessa realidade. Nesse sentido, é importante que o prof.:
I-Crie situações rotineiras nas suas aulas, de atitudes questionadoras diante dos acontecimentos e das ações dos sujeitos históricos.
II-Crie condições para que os alunos possam estabelecer relações (de contradição ou identidade) com outros sujeitos e outros acontecimentos do seu próprio tempo e de outros tempos e outros lugares.
III-Estabeleça com os alunos explicações e interpretações baseadas no estabelecimento de relações, seja por suas semelhanças, diferenças, proximidades, dependências, continuidades.
IV - Estabeleça com os alunos quais os fatos e os sujeitos históricos a serem estudados numa linha cronológica crescente e linear, para que possa construir a noção de progresso.
Assinale a alternativa correta:
a. I e II
b. III e IV
c. I, II e IV
d. I, II e III
e. I, II, III e IV
6. Segundo Kozel e Filizola (2010), Coll e Teberosky (2008) e os PCN de Geografia (1997), alguns temas devem ser desenvolvidos no Ensino Fundamental do 1º ao 5ºano, variando em grau de complexidade pala ampliação em profundidade e em extensão que compreendam:
a Geografia da vida cotidiana;
a vida na cidade e no campo;
a organização do espaço pelo trabalho;
a vida nos diferentes espaços da sociedade;
a relação entre tecnologia e os espaços geográficos.
Estão corretas:
a.) 1, 3 e 5
b.) Somente 2 e 4
c.) Apenas 2 e 3
d.) 1 e 4 são incorretas
e.) 1, 2, 3, 4 e 5
8. Segundo os PCN (1997), o ensino e aprendizagem de geografia envolvem as relações entre o processo histórico que regula a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza, por meio da leitura do espaço geográfico e da paisagem. Desta forma, o ensino de geografia deve:
A Geografia da vida cotidiana a vida na cidade e no campo a cidade inserida no Estado a organização do espaço pelo trabalho a vida nos diferentes espaços da sociedade o conhecimento do planeta a relação entre tecnologia e os espaços geográficos.
Considerar que a criança possui uma cultura própria, relaciona-se com o trabalho dos familiares e convive em ambientes onde a natureza está sempre presente.
Abordar somente temas relacionados ao local de moradia do aluno.
Ajudar o aluno a compreender e identificar os tipos de paisagens que compõem seu lugar de vivência.
Está correta a alternativa:
a.) 1 e 4 apenas
b.) Somente a 4.
c.) 1, 2 e 4 somente
d.) 1, 2, 3 e 4.
e.) Apenas 2 e 3.
Questão 1:  Leia o texto abaixo e assinale a única alternativa incorreta.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino de Geografia para todos os anos do Ensino Fundamental possui objetivos que visam permitir a cada aluno, dentro de seu limite e respeitando seu nível de compreensão, que sejam capazes de:
A) Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar.
B) Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais.
C) Localizar acontecimentos nos tempos presente e passado.
D) Compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações.
E) Compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e acordos, que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las.
Questão 2:  São situações significativas de aprendizagem no ensino de História e Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental:
I) Lidar com conceitos referentes a fenômenos concretos.
II) Lidar com conceitos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.