Buscar

trabalho de inclusão

Prévia do material em texto

TITULO:A lei e o dia a dia na escola
 A partir da leitura sobre o que diz a Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência. Elaboramos um roteiro de 3 dias de observação na escola Municipal Presidente Médici, no qual foi observado a aplicação da lei da educação inclusiva.
 Foi nos apresentado que na escola existe um aluno com deficiência intelectual, com a idade de 9 anos e cursando o 3º ano do Ensino Fundamental. A professora desta turma nos relatou que esse aluno era repetente pois devido a sua dificuldade o mesmo não conseguia acompanhar sua turma, pois a escola não contava com recursos para a contratação de um professor especializado nessa área.
 Neste novo ano letivo foi requerido pelos pais juntamente com a equipe pedagógica a solicitação de um professor capacitado para acompanhar este aluno na sala de aula. Foram 3 dias de observação para com esta escola.
 No 1º dia observamos os comportamentos dos professores perante este aluno a estrutura da escola, se ela está apta a para abrigar alunos com deficiência. No 2º dia nós nos reunimos junto aos professores e a equipe de pedagógica, onde conversamos e discutimos sobre o que diz a Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência, e a situação da escola e o ver dos professores sobre esta realidade. Na fala deles(professores)” diante dos recursos e estrutura que nos são oferecidos estamos fazendo o melhor possível, mas infelizmente pelas condições que vive a escola hoje, ela está de se enquadrar em uma escola inclusiva.
 Nestes 3 dias de observação notamos que a partir do relato da professora que a evolução e desempenho do aluno foram evidentes, tanto na aprendizagem como no lúdico e interação com seus colegas de sala. Fora o acompanhamento em sala de aula, a professora de apoio tem realizado 2 vezes por semana por um período de 2 horas semanais com atividades complementares e jogos. Para uma melhor avaliação de seu desenvolvimento.
 Cumpre observar preliminarmente, que a partir destas observações constamos que essa escola houvesse um aluno com alguma deficiência física ela não teria estrutura adequada e de qualidade para abrigar esse aluno, de acordo com a lei. E que a grande dificuldade que os professores encontram hoje em aplicar estas leis em sala de aula é a baixa infraestrutura, formação capacitada de professores e a falta muitas vezes de aceitação por parte dos pais ao se depararem diante de uma deficiência que seu filho tem ou tenha desenvolvido.
 Atualmente a lei que garante o acesso à escola aos educandos com deficiência, caminha a passos lentos e a realidade excludente dos educandários continua promovendo, selecionando e classificando os bons e os maus alunos, valendo-se de métodos comparativos que não oferecem subsídios a promoção humana. A escola inclusiva dentro dos parâmetros da inclusão precisa antes de tudo, respeitar a individualidade de cada aluno sem comparação com os demais.

Continue navegando