Buscar

FILME: O Tempero da Vida (Politiki Kouzina, 2003, Grécia)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UNI. PENEDO
PROFESSOR RAFAEL ARRUDA
5º PERÍODO DE TURISMO
ANA BEATRIZ DA SILVA SANTOS
FILME: O Tempero da Vida (Politiki Kouzina, 2003, Grécia)
	O filme Tempero da vida onde o menino Fanis, vive em Istambul com o pai, a mãe e o avô turcos. No qual seu avô é dono de uma mercearia/loja de temperos e especiarias. Assim, ele fazia uma ligação dos temperos e especiarias com as aulas sobre gastronomia, propriedades, sabores do estômago e segredos dos céus e estrelas como por exemplo foi ensinado a ele as seguintes relações: a pimenta é o Sol, a vida, o sal dá gosto à vida, a canela é Vênus, a mulher, doce e amarga. 
	Uma das partes interessantes do filme é que ele está divido em: antepasto (entrada), prato principal, sobremesa e deixa claro em algumas cenas que “comida é vida, precisando de sal e tempero para torná-la mais gostosa”. 
	A relação do filme com os textos passado em sala de aula: “Comida e Antropologia: uma breve revisão” de Sidney Mintz e “Cultura e Alimentação ou o que têm a ver os macaquinhos de Koshima com Brillat-Savarin?” de Maria Eunice Maciel, estão associados como a cultura turca leva a sério a preparação da comida, ao simples fato de juntar a família todos os domingos em refeições e reuniões, como os temperos são muito importantes tanto para agradar quanto para arruinar a comida ou um relacionamento, em que a preparação para um bom casamento é dada pela iniciação da mulher na cozinha. Deixando claro que as mulheres precisam saber cozinhar muito bem para poder casar e que se alguma mulher cozinha para um homem, é sinal que ela está apaixonada por ele. Como na cultura deles o quanto um garoto ou homem não poderia se quer saber ou fazer comida, sendo isso “coisa e mulher”, a relação de diferenças da cultura turca para a grega e deixando claro que a comida como comparação, como força para criar raízes é coisa complicada, pois é tido como grego na Turquia e turco na Grécia.
 	Embora, a cultura como um todo acabou influenciando e determinando alguns detalhes na vida do garoto, mas ele acabou encontrando um caminho entre aromas, sabores e saberes passados a partir dos temperos.

Outros materiais