Buscar

contextualizada de Currículos, programas e projetos pedagógicos.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PEDAGOGIA- EAD
CURRÍCULOS, PROGRAMAS E PROJETOS PEDAGÓGICOS
Leia o trecho a seguir:
Como foi visto durante o estudo da disciplina Currículo, Programas e Projetos Pedagógicos, principalmente na unidade 3, tudo é orientado com base nas diretrizes regidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e que, cabe a cada região, através das secretarias dos seus municípios, adaptar e orientar suas escolas municipais, capacitando e desenvolvendo seus diretores, professores e educadores.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais servem como estímulo à igualdade de direitos do cidadão e, ao contrário do que muitos profissionais pensam, eles não foram feitos para deixar estática a forma de ensinar ou oferecer limites aos professores.
Entre suas principais funções, está a de embasar a revisão dos conteúdos dos currículos, a forma como são aplicadas as disciplinas, como os alunos entendem e quais as dificuldades na assimilação das disciplinas, discutir o porquê de uns alunos terem mais facilidade no aprendizado do que outros, levar essas discussões para os pais dos alunos, entre outras funções.
Agora, em até 30 linhas, pesquise e discorra sobre os questionamentos a seguir: 
Você acha que os municípios brasileiros atuam de maneira ativa e constante, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, para a qualidade do ensino?
Pesquise sobre como isto é avaliado e acompanhado pela secretaria de educação da sua cidade, resumindo, com suas palavras, o resultado desta pesquisa. Pode citar ainda, caso prefira, algum projeto pedagógico de alguma escola do seu bairro ou município. 
 A educação básica no Brasil é composta por três etapas: educação infantil (mantidas pelo poder municipal); ensino fundamental (6 a 14 anos, tem caráter obrigatório, é público, gratuito e oferecido de forma compartilhada pelos poderes municipal e estadual) e ensino médio (pelo poder estadual).
Com relação à questão curricular e à qualidade da educação, os municípios têm cumprido seu papel, pode-se dizer que os currículos compreendem a expressão dos conhecimentos e valores que uma sociedade considera que devem fazer parte do percurso educativo de suas crianças e jovens. Eles são traduzidos nos objetivos que se deseja atingir, nos conteúdos considerados os mais adequados para promovê-los, nas metodologias adotadas e nas formas de avaliar o trabalho desenvolvido. Esses conhecimentos e valores vem sendo modificada nos últimos anos, devido às transformações na organização da produção e do trabalho e pela redemocratização do país. Portanto, a meta de melhoria da qualidade da educação impôs o enfrentamento da questão curricular que deve nortear as ações das escolas, dando vida e significado ao seu projeto político pedagógico, ao currículo real.
O currículo abrange todas as atividades educacionais a serem desenvolvidas, tanto no recinto escolar quanto fora dele, possibilitando ao aluno situar-se como cidadão no mundo, como produtor de cultura e promotor do desenvolvimento. Na construção do currículo são observados: princípios pedagógicos, competências, habilidades, procedimentos e aprendizagens significativas, matrizes curriculares, métodos, técnicas e materiais de ensino e de aprendizagem adequados à clientela e às habilidades e competências a serem desenvolvidas, formas variadas de avaliação. O currículo deve fundamentar o planejamento das atividades pedagógicas, elaborados pelos docentes, sob a coordenação da Direção e Supervisão Pedagógica da escola, dos professores, alunos, gestores e pais,
É importante considerar também que, devido a diversidade da realidade brasileira, existem grandes discrepâncias em relação à possibilidade de se ter acesso aos centros de produção de conhecimento, tanto das áreas curriculares quanto da área pedagógica. Isto é refletido na formação de professores e nos currículos das escolas, o que não favorece a existência de uma equidade na qualidade da oferta de ensino das escolas públicas brasileiras nas cinco regiões do país.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
- Currículos, Programas e Projetos Pedagógicos / organizadora Humberta Porto 
– São Paulo: Person Education do Brasil,2017.

Continue navegando