Buscar

(Elvani) Relatório nota 10 do ensino fundamental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ELVANI BERNARDES RABELO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL
São João Da Aliança
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIOINTERNACIONAL UNINTER
ELVANI BERNARDES RABELO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental apresentado ao curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
SÃO JOÃO DA ALIANÇA
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	4
2 A O COLÉGIO ZECA DE FARIA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADA	4
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADA	5
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO	5
2.2.1 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIOSUPERVISIONADO	6
2.2.2 CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL (DESCRIÇÃO DO LOCAL)	6
2.2.3 CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA/ INSTITUIÇÃO ESTAGIADA	7
2.2.4 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA	7
2.2. 5 PERFIL DO PROFESSOR OBSERVADO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO	7
2.2.6 DESCRIÇÃO DAS AULAS OBSERVADAS/MINISTRADAS	8
2.2.7 PLANO DE AULA – ENSINO FUNDAMENTAL	9
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO	10
ANEXOS	10
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS	10
3.1 REFERÊNCIAS	11
3
1 INTRODUÇÃO
A importância do estágio supervisionado está em criar oportunidades para que o aluno aprofunde conhecimentos em sua área de interesse. Na efetiva prática de sala de aula o estagiário tem a possibilidade de entender váriosconceitos que foram ensinados apenas na teoria. Por isso, o estudante deve perceber no estágio como uma oportunidade única de realiza-lo com determinação, comprometimento e responsabilidade.
O estágio foi realizado na escola municipal Zeca De Faria, situada na rua: das almécegas, Nº: 400, bairro: Paraisinho, na cidade de Alto Paraíso de Goiás, nos dias 23-10-2018 a 12-11-2018.
O principal objetivo deste relatório é mostrar as atividades e documentações referentes à realização do estágio supervisionado obrigatório no ensino fundamental, do curso de 2º licenciatura em pedagogia do centro universitário uninter.
Durante a realização do mesmo, foram feitas entrevistas com a diretora e professora para coleta de dados e depois foi iniciada a observação participativa em sala de aula onde foram coletadas dia a dia novas informações.A metodologia de ensino se deu de acordo com a escola onde foi realizado o estágio, com métodos tradicionais e às vezes também utilizavam novos métodos.Essas atividades foram muito importantes para a minha futura profissão de pedagoga, ao qual estarei apta com a conclusão do curso.
Assim, teremos ao longo do relatório, descrições físicas da escola, e após abordarei um pouco do conhecimento profissional da professora e sua observadas e o plano de aula que eu elaborei e apliquei no final do estágio, e por fim tem as considerações finais e anexos sobre as fichas de atividades do estágio.
4
2 O COLÉGIO ZECA DE FARIA/ INSTITUIÇÃO ESTAGIADA
2.1IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADA
O estágio do ensino fundamental foi realizado na escola municipal Zeca De Faria, localizada na rua: das almécegas, Nº: 400, bairro: Paraisinho, o contato com a escola pode ser realizado pelo telefone: 34462140 e através do e-mail: zecadefaria@gmail.com.A escola está situada qwqq2q na rua: das almécegas, Nº: 400, bairro: Paraisinho, na cidade: Alto Paraíso de Goiás, CEP 73770000. O estágio foi realizado no período de 23 de outubro a 8 de novembro de 2018, sendo observado à turma do5º ano do matutino.
A escola oferta atendimento nos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano e o EJA. No período matutino, vespertino e noturno a instituição atende a 390 alunos, sendo dez alunos em processo de inclusão, cinco tem laudo e cinco não tem laudo.
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO
Os docentes da referida instituição tem um bom relacionamento com os pais na medida do possível, pois estão sempre orientando, conversando com as famílias e procurando resolver possíveis problemas.
A escola procuraoptar por uma gestão democrática, pois o poder não se encontra centralizado apenas nas mãos do diretorvisto que toda a comunidade escolar pode participar em muitos planejamentos de melhoria da escola. As turmas são organizadas de acordo com sugestão dospais sempre que possível para queconsiga conciliar o horário em que os filhos estão na escola com o seu horário de trabalho.
5
Os professores tem planejamento da turma semanal, e avaliação bimestral com reuniões de pais para que possa ficar ciente dasnotas, evoluções e possíveis problemas de seus filhos para que possa ajudar os docentes com a indisciplina e melhoria de aprendizagem de seus filhos.
No entanto, existem pontos fracos na escola que são: falta de reforço escolar, baixa participação dos paisnos momentos relevantes para o sucesso escolar dos filhos, evasão no período noturno (tem um aluno apenas no EJA no período noturno), acompanhamento deficiente dos alunos com necessidades especiais (falta pessoas qualificadas), falta refeitório, também tem indisciplina envolvendo relacionamento entre corpo docente e discente.
Vale ressaltar que a escola tem muitas metas e ações, como: Promover os pais nas atividades realizadas na escola, Incentivar o resgate dos valores morais, elevar a qualidade do ensinoaprendizagem, trabalhar com toda a comunidade escolar conceitos de respeito: disciplina, responsabilidade, ética, amor ao próximo e outros.
Ainda analisando o PPP da escola citada, pude notar que a mesma recebe como recursos financeiros uma vez por ano oa verba do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), que é destinada a compra de materiais permanentes de consumo e do Mais Educação. Também tem os recursos extras de eventos tais como: Festa Junina, Almoços etc.
Percebe-se que a escola busca da melhor forma possível promover o ensino aprendizagem e ao mesmo tempo incentivando os valores morais.
2.2.1 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Lecionar para turmas do ensino fundamental exige paciência e criatividade por partedo professor para manter os alunos atentos à aula. Os alunos no geral se comportaram bem nos dias que estagiei, porém em alguns momentos os alunoscomeçavam a conversa paralela e a professora teve que parar a aula várias vezes para retomar o controle da sala, percebi também que a turma aceita bem a professora, pois apesar dos momentos de distração os alunos têm carinho e respeito
6
pelo a mesma. A professora emprega uma metodologia tradicional, utilizando livros, giz e quadro-negro para transmitir o ensinoaprendizagem.
A sala é bem iluminada, limpa e arejada, possui um espaço adequado para o número de alunos.
Quase todos os alunos usam uniformes, e a maioria chega no horário certo. A maioria é bons alunos que respeitam os professores.
De 1
2.2.2 CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL
A escola dispõe de um bom espaço físico, as salas tem condições de acolher mais ou menos 30 alunos. A instituição conta ainda com sala de direção, secretaria, biblioteca, sala dos professores, cozinha, sala para atendimento educacional especializado, laboratório de informática e áreas livres. Vale ressaltar que a sala de informática no momento não tem utilidade para a escola, pois os computadores estão sucateados. Tem também alguns aparelhos tecnológicos funcionando, como televisão, som enotebook, data show para uso da escola. A coordenadora me disse em entrevista que o data show e computador é mais utilizado quando tem reuniões na escola para explicar melhor algum assunto para as pessoas.
2.2.3 CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAMNA ESCOLA/ INSTITUIÇÃO ESTAGIADA
O colégio conta com uma diretora geral, e uma vice-diretora, coordenador pedagógico geral e quatro coordenadores de turma. Todos esses profissionais agem de maneira coordenada pela diretora e vice-diretora para um bomfuncionamento daescola.O corpo docente da escola é composto por profissionais concursados ​​em áreas específicas, muitos com nível superior
completo ou em fase de conclusão
7.
Durante os dias que estagiei percebi que esses profissionais e os demaisintegrantes são gentis e educados com os alunos, são profissionais capacitados e que busca tratar todos de maneira igualitária, para o bem comum.
2.2.4 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA
A turma era composta por21 alunos, sendonove meninas e 11 meninos.A faixa etária está em torno dos 11 aos 15 anos. Alguns alunos demonstram desinteresse nos estudos, mas a maioria prestava atenção na aula. Pude perceber também que o perfil socioeconômico dos alunos é de classe média baixa
O relacionamento entre os alunos pode-se dizer que é normal, apenas tem algumas divergências de vez em quando, mas a professora sempre chama a atenção desses alunos que às vezes bagunça, para manter a sala em controle e poder explicar o conteúdo da aula.
2.2. 5 PERFIL DO PROFESSOR OBSERVADO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
A professora possui experiência de 26 anos em sala de aula e é formada em letras.
A mesma mostrou que tem compromisso com o trabalho que faz, pois era pontual em seu horário, trata todos de igual para igual, e sempre pronta para responder as dúvidas dos alunos em relação à matéria ensinada.
Tinha dois alunos com necessidades especiais na turma, mas esses alunos não tem um diagnóstico comprovado, um deles escreve, mas não consegue ler e outro só faz atividades de pintura.
8
2.2.6 DESCRIÇÃO DAS AULAS OBSERVADAS/MINISTRADAS
Depois das semanas de observação participativa na quinta série do turno matutino, notei que os conteúdos passados para os alunos foram os seguintes na ordem cronológica: conjugação verbal em português, expressões numéricas simples e números mistos.
Nesses dias que estagiei a professora utilizou o livro didático passando conteúdo na lousa para os alunos copiarem e depois exercícios, e atividades para casa, eu pude auxiliar os alunos a tirarem dúvidassobre os exercícios. A
Professora utilizou uma metodologia tradicional, mas também teve debates, que possibilitou aos alunos aprenderem a pensar, a debater e ter suas próprias ideias. Mas acredito que a professora poderia explorar mais formas de passar oconteúdo, por exemplo, utilizar tecnologias para deixar as aulas mais lúdicas e produtivas.
Teve também a participação do projeto ipê artes, um grupo de funcionários contratados pela Seduce- GO, que visitam as escolas e passa atividades de artes para osalunos como dança, música e teatro.
Na turma tinha dois alunos com deficiência mental, um deles só faz atividades de pintura e o outro escreve, mas não ler, os dois participam de atividades artísticas e esportivas e brinca com os colegas no intervalo. Frequentam a sala do AEE, mas não é passado para a professora o que fazem e nem se está desenvolvendo alguma habilidade.
2.2.7 PLANO DE AULA – ENSINO FUNDAMENTAL
IDENTIFICAÇÃO
Estagiário (a):Elvaci Bernardes Rabelo
Escola:Zeca De Faria
9
Componentecurricular:Português
Turma:5º ano
.CONTEÚDO
 Estudar flexões verbais.
OBJETIVOS
	Analisar o emprego de verbos em frases conforme os critérios de adequação dos tempos, modos e flexões verbais;
	Explicar o que é modo e tempo;
	Entender como funciona aflexão verbal.
MATERIAIS UTILIZADOS/RECURSOS
Notebook, pen drive, data show, pincel, Lousa, apagador.
SÍNTESE DO ASSUNTO (pressupostos teóricos do tema abordado)
Educação.Verbo.Disponível em: <https://www.educacao.cc/lingua-portuguesa/verbo-classificacao-flexao-e-formas-nominais/> Acesso em 27-10-2018
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Mostrarfrases no data show para os alunos para eles responderem qual a flexão do verbo, quanto ao número, pessoa, tempo e modo do verbo. O professor poderá fazer explicações utilizando a lousa também.
ANEXOS
10
Sem anexos
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
No final deste estágio supervisionado foi possível entender de fato o papel de um professor em sala de aula e a realidade enfrentada por ele, a necessidade de o professor estar sempre se atualizando para proporcionar aulas atrativas para os alunos de modo que os alunos sesintam em um ambiente atraente, acolhedor e que favorece a aprendizagem.O estágio é o momento em que nós estudantes universitários coloca em prática tudo aquilo que aprendeu no decorrer do curso. Ao concluir, percebe que as vantagens são muitas em relação a nossa aprendizagem como futuros professores.
Sendo assim, chega-se até aqui a convicção de que o estágio é de fundamental importância para a formação do pedagogo, pois tem a chance de ver e participar de perto o que aprendeu na teoria e poderá ter umaconscientização crítica e reflexiva dos trabalhos realizados, planejando assim sua futura carreira de professor pedagogo.
Nesse estágio teve alguns desafios enfrentados pela professora, que é a indisciplina por um grupo pequeno de alunos, mas, esses problemas podem ser resolvidos com uma boa conversa com alunos e pais e com bons exemplos.
A respeito do ensino aprendizagem a escola Zeca de Faria proporciona um ambiente acolhedor e atrativo para os alunos, apesar das carências de recursos e equipamentos tecnológicos, mas tem profissionais capacitados e que podem usar acriatividade e proporcionar uma educação de qualidade mesmo com poucos recursos.
Tendo em vista o que foi analisado, é importante lembrar que o processo de educar muitas vezes é bem mais complexo do que se imagina, não existe uma receita pronta, é preciso estar sempre se atualizando, para que possa utilizar os recursos que são oferecidos pela escola no momento ,como as tecnologias.
11
De acordo com(MORAN, 2000, p. 32)
Cada docente podeencontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e os muitos procedimentos metodológicos. Mas também é importante que amplie, que aprenda a dominar as formas de comunicação interpessoal/grupal e as de comunicação audiovisual/telemática.
Tendo em vista o que foi analisado, é importante lembrar que o processo de educar muitas vezes é bem mais complexo do que se imagina, pois precisa de parceria, compreensão e solidariedade.
Enfim, o estágio foi bastante produtivo, pois, pude vivenciar na prática todo esse processo de ensino aprendizagem e todo esse conhecimento adquirido será importantíssimo para meu futuro como educadora, para que eu tenha capacidade e incentivo tanto para ensinar quanto para continuar aprendendo.
3.1 REFERÊNCIAS
Educação.Verbo.Disponível em:
<https://www.educacao.cc/lingua-portuguesa/verbo-classificacao-flexao-e-formas-nominais/>Acesso em 27-10-2018
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.;. BEHRENS,. Marilda. Aparecida. Novas tecnologiase mediação pedagógica. Campinas. : Papirus, 2000
ANEXOS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando