Buscar

FPPA - Aprendizagem - Roteiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que é Aprendizagem? Qual a importância desse conceito? 
Aprendizagem é o processo de aquisição nova e relativamente permanente de informações, padrões comportamentais e habilidades, caracterizado pela modificação do comportamento, como resultado da prática, do estudo e da experiência.
Papel da experiência e papel da maturação (envolve conseguir fazer mais coisas conforme crescemos).
Envolve
- Mudanças de comportamento ou desenvolvimento de novas habilidades.
- Aquisição de conhecimento (com ou sem relação direta com o comportamento).
- Associações simples.
- Criação de sistemas elaborados de crenças.
Bebês exibem um tipo de aprendizagem simples chamado habituação: diminuição na resposta a um estímulo que ocorre após apresentações repetidas do mesmo estímulo. Permite-nos ignorar coisas que deixaram de prover novas informações.
Sensibilização: aumento na resposta comportamental, comum em estímulos nocivos ou assustadores (exemplo: mães que acordam e ficam muito preocupadas com choro do bebê).
O que é aprendizagem associativa? Exemplifique.
É um tipo de aprendizagem que envolve aprender a relação entre eventos, de forma que aprendizagens mais complexas significam maior número de associações. Para isso, é importante o papel da memória e da cognição. 
Ex: som da palavra guarda-chuva + ver os pais pegarem o guarda-chuva quando o tempo está ruim => criança começa a pegar e utilizar o guarda-chuva.
Explique e exemplifique condicionamento clássico (Pavlov). Pense em exemplos que possam ilustrar suas ideias. 
Condicionamento clássico é um tipo de aprendizagem no qual um estímulo neutro passa a produzir uma resposta depois de ser emparelhado com um estímulo que naturalmente produz aquela resposta. Envolve pareamento: apresentação de um estímulo neutro seguido de um estímulo incondicionado, algumas vezes.
Respostas emocionais são especialmente propensas a serem aprendidas por processos de condicionamento clássico.
- Sequência e tempo de apresentação do EI e o EC são importantes: um estimulo neutro apresentado imediatamente antes do EI está mais inclinado a resultar em condicionamento bem-sucedido.
“Para demonstrar o condicionamento clássico, Pavlov afixou um tubo à glândula salivar de um cão, o que lhe permitia medir precisamente a salivação. Ele, então, soava uma sineta e, apenas alguns segundos depois, dava carne para o cachorro. Esse emparelhamento ocorria repetidamente e foi planejado de modo cuidadoso para que sempre transcorresse a mesma quantidade de tempo entre a apresentação do sinal e da carne. De início, o cão salivava somente quando a carne era apresentada, mas, em breve, ele começou a salivar ao som da sineta. Na verdade, mesmo quando Pavlov parou de apresentar a carne, o cão salivava depois de ouvir o som. O cão havia sido classicamente condicionado a salivar à sineta”.
Ex: ver arco do McDonalds e sentir fome -> o arco anteriormente neutro torna-se associado à comida dentro do restaurante, fazendo o arco se tornar um estímulo condicionado que produz a resposta condicionada de fome.
Ex: não ir ao dentista com a frequência devida por causa de associações prévias de dentistas à dor (fobias).
Ex: adictos aprendem a associar certos estímulos – como uma seringa ou uma sala onde eles usam a droga – às sensações agradáveis produzidas pela substância. Assim, o simples ato de ver uma seringa ou entrar em uma sala pode produzir reações associadas à droga e um intenso desejo por elas.
Ex: temos fome durante as horas que usualmente comemos pois associamos a hora (estímulo condicionado) com a comida (resposta condicionada).
O que é resposta incondicionada, estímulo incondicionado, estímulo neutro, resposta condicionada e estímulo condicionado?
Resposta incondicionada: resposta natural, biológica, que não necessita de treinamento. Independe da aprendizagem.
Estímulo incondicionado: estímulo que produz naturalmente uma resposta sem ela ter sido aprendida.
Estímulo neutro: estímulo que antes do condicionamento não produz naturalmente a resposta de interesse.
Resposta condicionada: resposta que, após condicionamento, segue um estimulo anteriormente neutro. Produto da aprendizagem.
Estímulo condicionado: estímulo antes neutro que foi emparelhado com um estimulo incondicionado para produzir uma resposta antes causada somente pelo estímulo incondicionado.
“Antes do condicionamento, o soar da sineta não produz salivação, representando a sineta um estímulo neutro. Em contraste, a carne naturalmente causa salivação, representando a carne um estímulo incondicionado e a salivação uma resposta incondicionada. Durante o condicionamento, a sineta soa imediatamente antes da apresentação da carne. Com o tempo, o soar da sineta por si só causa salivação. Agora podemos dizer que o comportamento foi consumado: o estímulo anteriormente neutro da campainha agora é considerado um estimulo condicionado que produz uma resposta condicionada de salivação”.
O que significa extinção?
Ocorre extinção quando uma resposta previamente condicionada diminui de frequência e por fim desaparece. Para isso, é preciso cessar a associação entre estímulos condicionados e estímulos incondicionados. Ocorre extinção quando o estímulo condicionado é apresentado repetidamente sem o estímulo incondicionado.
Pode haver recondicionamento (recuperação espontânea): ressurgimento de uma resposta condicionada extinta após um período de tempo e sem condicionamento adicional. “A recuperação espontânea ajuda a explicar por que é tão difícil superar as drogas: por exemplo, cocainômanos considerados ‘curados’ podem sentir um impulso irresistível a usar a droga outra vez se forem posteriormente confrontados por um estimulo com fortes associações com a cocaína, como um pó branco”.
O que significa discriminação? E generalização? Explique considerando os conceitos de condicionamento clássico e operante. Exemplifique estes conceitos.
Generalização de estímulos é um processo no qual, depois que um estimulo foi condicionado para produzir determinada resposta, estímulos semelhantes ao estimulo original produzem a mesma resposta. Quanto maior a semelhança entre dois estímulos, maior a probabilidade de generalização do estimulo (e mais semelhante será a nova resposta). Permite uma melhor adaptação ao meio. Ex: menino que tinha medo de ratos brancos e passou a ter medo também de outros objetos brancos peludos.
Discriminação de estímulos ocorre quando dois estímulos são suficientemente distintos um do outro a ponto de que um produz uma resposta condicionada, mas o outro não. Confere a capacidade de diferenciar estímulos. Ex: evitamos o cão que rosna e acariciamos o cão amistoso.
O que é condicionamento secundário ou se segunda ordem? Exemplifique.
Explique e exemplifique condicionamento operante (instrumental).
Explique e exemplifique reforço positivo e reforço negativo.
O que é reforço primário e secundário? Qual a importância dos reforços secundários?
Explique e exemplifique esquemas de reforço: esquema de razão fixa, esquema de razão variável, esquema de intervalo fixo e esquema de intervalo variável.
Defina e exemplifique os conceitos de: punição, modelagem, fuga e esquiva
Qual a diferença entre punição e reforço negativo?
Explique aprendizagem latente e aprendizagem observacional?
O que propõe a Teoria Cognitiva da Aprendizagem?
Quais fatores são determinantes na aprendizagem observacional? Reflita sobre as questões culturais, familiares e sociais vinculadas a esta aprendizagem.
Explique a regra de aprendizado de Hebb.
Qual a importância da plasticidade neuronal para a aprendizagem?