Buscar

EXERCICÍOS DE APRENDIZAGEM E MEMÓRIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APRENDIZAGEM E MEMÓRIA:
1- 1. Memória não declarativa ou implícita. 2. Memória episódica. 3. Memória Semântica. (3) Conhecimento sobre as teorias psicológicas; (2) Lembrar o que você comeu ontem no almoço; (1) Habilidade de digitar habilmente; (3) Saber as regras de um jogo de tênis.
2-Sobre o experimento na caixa de Thorndike, vários nomes foram atribuídos, tais como: Lei do efeito, Tentativa e erro e Leu do uso e desuso ou Lei de exercício, é correto afirmar que: Quanto mais usada a resposta na situação mais forte será a conexão, assim como ocorre o contrário: o desuso prolongado da resposta tende a enfraquecer a associação.
3-Assinale aquela que descreve adequadamente as características do comportamento aprendido: Manifesta-se através de mudanças relativamente duradouras do comportamento que resultam de experiência ou treino anterior com um sentido progressivo de adaptação ou ajustamento.
4-Segundo os estudos mais recentes sobre a aprendizagem, a retirada de reforçadores positivos disponíveis, imediatamente após o responder, proporciona: Redução da probabilidade dessa resposta.
5-A aprendizagem consiste na formação de ligações (conexões) estímulo-resposta (E-R) que se originam a partir de impulsos diretos para a ação, e não a partir da consciência ou de ideias. Sobre essa definição é possível dizer que: A conexão entre o E-R tende a fortalecer quando provoca uma sensação de prazer no sujeito testado. E a conexão entre o E-R tende a enfraquecer quando provoca uma sensação de conforto no sujeito atestado.
6-A memória responsável pelo armazenamento de fatos e eventos, como, lembrança de datas, fatos históricos, números de telefones etc; é classifica como sendo um tipo de memória: Declarativa. 
7-Skinner tem sua proposta de modelagem diferentemente a de Bandura. Para Bandura, este processo acontece por meio de exemplos, mas para Skinner este processo: Procurava oferecer recompensas gradativas para orientar o animal ao comportamentos desejado. Sendo assim, criava um comportamento com um formato próprio, conforme seus objetivos.
8-Mariana e Ana: Reforço negativo e punição negativa.
9-No segundo estudo de Skinner sobre a aprendizagem, ele acrescenta nos seus estudos o conceito de punição, que a interpretou como: Remoção do comportamento inesperado.
10-Ocorre quando novas informações tornam mais difícil recordar alguma coisa que você aprendeu anes. Se recorda do mais recente e não do mais antigo. Essa interferência é do tipo: Retroativa.
11-Os Behavioristas preocuparam-se em desenvolver experimentos que viessem a definir o comportamento dos animais e posteriormente aplicar isto à condições dos seres humanos. Pavlov, com este objetivo, realizou pesquisas com cachorros e media o nível de salivação; a esse condicionamento chamou de clássico ou respondente. A alternativa que melhor representa este condicionamento é: Quando um estímulo é acompanhado por outro estímulo e a relação entre eles influencia na mudança do comportamento.
12-Em sua teoria Freud pontua a importância do esquecimento para a memória de longo prazo. A que conceito ele se refere ao defender esta questão: Repressão.
13-João/Dever de Casa/Psicólogo/Estímulos. Esta aprendizagem é do tipo: Estímulo resposta.
14-Sobre a memória de longo prazo é correto afirmar: A memória de longo prazo codifica e retém o material verbal em função da sua pertinência e do seu significado.
15-Que tipo de memória está relacionada a respostas emocionais aprendidas em relação a determinados estímulos: Memórias emocionais. 
16-A aquisição de conhecimentos e comportamentos novos através de observação refere-se à: Aprendizagem através de imitações e modelos.
17-Umas das maneiras de permitir a codificação é por meio de significados. Neste momento nós fazemos associação do conteúdo presente com o que já conhecemos ou imaginamos. Exemplo da presente situação: Não lembramos das informações da maneira real, mas da maneira estratégica que utilizamos para codifica-las. Ex.: Não lembrar da aula, mas lembra das informações do caderno.
18-O que é comportamento supersticioso? O comportamento supersticioso refere-se a uma relação operante em que uma resposta ocorre porque foi fortalecida por um estímulo não relacionado a ele, ou seja, a resposta é controlada por reforçamento acidental.
19-A teoria cognitivo social desenvolvida por A. Bandura apresenta como um de seus conceitos centrais a noção de reforços autoproduzidos. Explique este conceito comentando a importância deste processo na via cotidiana do indivíduo: Segundo Bandura o indivíduo deve ser o hábito de se auto-reforçar por cada uma de suas conquistas ou comportamentos adequados, isso é relevante pelo fato de nem sempre recebemos reforços diretos pelas mesmas.
20-Wando fumava mesmo sabendo dos riscos futuros, ficava mais calma e estável. Qual tipo de reforço o cigarro produzia em Wando? Explique-o: Reforços imediatos: Possuem consequências maiores no futuro, mas não deixam de estimular o sujeito a desempenhar o comportamento. Como consumir drogas, ficar acordado até de madrugada.
2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina