Buscar

A etapa de desenvolvimento na qual o bebê constrói seus esquemas motores e sensoriais como forma de agir sobre o ambiente em que vive é chamado de

Prévia do material em texto

A etapa de desenvolvimento na qual o bebê constrói seus esquemas motores e sensoriais como forma de agir sobre o ambiente em que vive é chamado de:
Alternativas:
a)
Operações concretas: etapa fundamental para desenvolver suas habilidades motoras e a elaborar conceitos adquiridos através de suas sensações e movimentos motores.
b)
Sensório-motor: quando ocorre um salto qualitativo de sua inteligência e de outros aspectos como: o sensível, o motor, o perceptivo, o afetivo, o social, fazendo parte de uma organização graças, também, às suas descobertas.
Alternativa assinalada
c)
Pré-operatório: a criança tem a sensibilidade à flor da pele e é a fase em que se prepara física e emocionalmente para o confronto com a realidade em que vive, por isso mesmo reluta em aceitar tudo que impede sua livre ação.
d)
Pré-operatório: quando a criança desenvolve rapidamente sua motricidade e movimentos corporais; devido a isso recebe uma carga de “nãos”, porque ao querer descobrir tudo que a rodeia, resiste às ordens dos adultos.
e)
Sensório-motor: quando a criança faz representações, como: a boneca é o “seu bebê”, e o conhecimento das pessoas e dos objetos só acontece caso tenha sensações frente a eles.
2)A carência ou ausência de afeto ao longo do desenvolvimento da criança:
Alternativas:
a)
Traz  sérios distúrbios no processo de aprendizagem porque sem afeto a criança apresenta relevantes bloqueios cognitivos.
b)
Pode gerar transtornos ou adoecimentos psíquicos, como ansiedade, desinteresses, dificuldades de amar, bem como a falta de controle emocional.
c)
É uma possível fonte de baixa autoestima, autoconceito inadequado e de autoconfiança insuficiente quanto ao conhecimento de si mesmo.
d)
As alternativas b e c se completam e estão corretas.
Alternativa assinalada
e)
Nenhuma alternativa está correta porque a carência afetiva não interfere no processo de aprendizagem nem do autoconhecimento.
3)Considera-se fundamental que o professor conheça e compreenda características da fase pré-operatória por que:
Alternativas:
a)
A criança se encontra exposta a uma grande variedade de estimulações que ampliam o seu conhecimento de mundo, mas ainda não tem noção precisa de causa e efeito, inclusive de seu comportamento.
b)
Suas compreensões da realidade têm muito da fantasia e seu egocentrismo impede que consiga confrontar com os outros as suas ideias.
c)
O pensamento infantil desta fase ainda está preso às sensações que capta do meio ambiente.
d)
Alternativa a e c correta.
e)
Alternativa a e b corretas.
Alternativa assinalada
4)
Sabe-se que na fase operatória concreta, as crianças já se encontram em um estágio de grandes mudanças, inclusive no que diz respeito ao comportamento emocional. Em sala de aula, o professor precisa considerar que ele não está isento de atitudes que envolvem sua própria afetividade e emoções. Por isso:
Alternativas:
a)
É importante que o professor aprenda a manejar as interrelações que acontecem na escola, sobretudo em sua sala de aula.
b)
Quando o professor reconhece nas ações de seus alunos a presença de carência afetiva é preciso dar um tempo suficiente para reequilibrar as reações emocionais indesejáveis, inclusive as dele.
c)
Se ocorrer uma reação agressiva da criança frente a uma sua decisão, apesar de sua frustração, o professor não deve imediatamente expulsá-la da sala, muito menos colocar-se em pé de igualdade e reagir da mesma forma.
d)
Todas as alternativas corretas.
Alternativa assinalada
e)
Alternativas a e c corretas.
5)No que se refere à carência afetiva dos alunos, é bom que o professor saiba que:
Alternativas:
a)
Ela pode ser demonstrada com chamada de sua atenção, com atitudes de apatia, desinteresse, distanciamento dos colegas, baixo envolvimento nas tarefas diárias.
b)
A criança pode agir com choro, tristeza, irritação, raiva, agressividade, ansiedade na execução de suas atividades.
c)
Alternativas a e b corretas, acrescentando-se que o professor pode reconhecer nessas atitudes a possibilidade de que a carência afetiva atingiu também a autoestima e autoconfiança da criança.
Alternativa assinalada
d)
Alternativa b correta, acrescentando-se que essas atitudes revelam ausência de controle familiar, de limites e de boas condições internas de aprendizagem.
e)
Todas estão corretas.

Continue navegando