Buscar

Centro Universitário Unifacvest

Prévia do material em texto

Centro Universitário Unifacvest
Acadêmica: Luana Paula Grasel
Professor: Nicolas Negri
Disciplina: Pontes e Ferrovias
Resenha crítica sobre a queda da Ponte de Gênova na Itália
A construção da Ponte de Gênova ou Morandi como era conhecida, começou em 1963, e só foi finalizada após 4 anos. Sua inauguração aconteceu em 04 de setembro de 1967. Projetada por um engenheiro italiano, Ricardo Morandi, a ponte possuía 1.182 metros de comprimento, e em torno de 90 metros de altura.
A imagem acima foi tirada da ponte em 2012. Projetada e executada em forma de uma ponte estaiada, onde o tabuleiro é suspenso por cabos de aço, ancorados um colunas de apoio de concreto. A ponte de Gênova era parecida com a ponte da Venezuela, também construída por Morandi, e eram conhecidas como “gêmeas”. A ponte da Venezuela também teve colapso após um acidente que ocorreu.
Após a inauguração da ponte de Gênova, não demorou muito para aparecer críticas referente a execução da obra. Inicialmente as queixas foram referente ao custo da obra, que excedeu consideravelmente o orçamento. Após dois anos de sua construção o engenheiro responsável publicou um artigo referente a necessidade de manutenção nessa ponte, levando em consideração que a maresia tem influência considerável a estrutura da ponte.
Penso que, mais cedo ou mais tarde, e talvez já em poucos anos, será necessário recorrer a um tratamento para remoção de todos os vestígios de ferrugem sobre os reforços expostos, com injeções de resinas, onde necessário, para, em seguida, cobrir todo com elastómeros de resistência (MORANDI, 1969).
Nesse artigo, o engenheiro descreve 	que a estrutura está sob ataque da maresia, pois a ponte está localizada apenas a um quilometro do mar, além dos vapores das chaminés que em contato com o concreto gera uma reação química, danificando a resistência da estrutura.
Levando em consideração a postagem desse artigo apenas dois anos depois, já deveria ter sido feita uma verificação detalhada da situação em que a estrutura já se encontrava. Nas décadas de 80 e 90 executou-se algumas operações de manutenção na ponte, mas mesmo assim, devia-se monitorar com certa frequência. Com o passar dos anos a ponte passou por mais restruturações e o engenheiro Antonio Brencich declarou que já estava na hora de demolir a ponte e construir uma nova. 
Ano de 2016, inicia uma nova manutenção na ponte com o intuito de restaurar a laje, e no dia da tragédia, 14 de Agosto de 2018, essa manutenção ainda não tinha terminada. Causas do acidente trágico ainda não foram descobertas, pois a perícia só irá começar após o fim das buscas por sobreviventes, mas alguns quesitos já foram questionados.
Levantou-se que havia um deslocamento da fundação, e dessa forma contribuindo para queda, mas isso só será comprovado após perícia detalhada. A imprensa passou que ela colapsou após um raio ter atingido a estrutura. Levando em consideração os fatos de diversas manutenções, tempo da estrutura, com a queda do raio, rompeu-se um dos cabos de sustentação dando início a queda sucessiva da estrutura.
Verificando as condições que a ponte se encontrava diariamente, e se em suas manutenções na estrutura não foram retirados os resíduos de corrosão adequadamente, e em seguida reestabelecido a resistência dela, assim que o raio atingiu a estrutura ela não tinha força o suficiente para aguentar a carga nela depositada. 
Dessa forma é possível observar de que, sozinho o raio não provocaria o colapso da estrutura. Se existia erros no projeto da ponte as investigações irão apontar, mas o descaso com a ponte que foi construída a 50 anos é notável.
Seção da ponte de desabou.
Ponte de Gênova após o colapso. Imagem do Portal Feira News
Referências
ANSA BRASIL. Disponível em: <http://ansabrasil.com.br/brasil/noticias/italia/noticias/ 2018/08/19/italia-foi-alertada-para-proteger-ponte-de-genova-em-1979_42516b59-307e-45ed-a8e7-b0820170b2d3.html.>. Acesso em: 28 Agos 2018.
G1. Disponível em:< https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/08/14/ponte-cai-na-italia.ghtml>. Acesso em: 28 Agos 2018.
JORNAL OBSERVADOR. Disponível em:< https://observador.pt/2018/08/14/a-tragedia-de-morandi-o-que-se-sabe-e-o-que-falta-saber-sobre-a-queda-da-ponte-em-genova/>. Acesso em: 28 Agost 2018.
Portal Feira News. Disponível em:<https://www.portalfeiranews.com.br/noticia/queda-parcial-de-ponte-deixa-mais-de-20-mortos-em-genova-na-italia>. Acesso em: 28 Agost 2018

Continue navegando