Buscar

Síndrome de Guillain Barré

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO DE PSICOLOGIA
Síndrome de Guillain Barré
Professora: Carla Leite
Thaynã Pedro da Costa
GURUPI –TO
2015
‹#›
A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso por engano. Isso leva à inflamação dos nervos, que provoca fraqueza muscular.
Polirradiculoneuropatia Desmielinizante Inflamatória Aguda (AIDP)
Síndrome de Miller Fisher (MFS)
Neuropatia Motora Axonal Aguda
Neuropatia Motor-sensorial Axonal Aguda
Variações da Doença
2
Como costuma acontecer com doenças autoimunes, a causa exata da Síndrome de Guillain-Barré ainda é desconhecida. Geralmente, a doença aparece alguns dias ou semanas após uma infecção do trato respiratório e digestivo. Raramente, cirurgia recente ou vacinação pode desencadear a síndrome de Guillain-Barré.
Principais Causas
2
Na síndrome de Guillain-Barré, o sistema imunológico de uma pessoa, que é responsável pela defesa do corpo contra organismos invasores, começa a atacar os próprios nervos, danificando-os gravemente.
Principais Causas
2
A Síndrome de Guillain-Barré pode ser difícil de diagnosticar em seus estágios iniciais. Os sinais e sintomas são semelhantes aos de outras desordens neurológicas e eles podem variar de pessoa para pessoa.
Diagnostico
2
Amostra do líquido cefalorraquidiano (punção lombar)
Eletrocardiograma (ECG)
Eletromiografia (EMG), que testa a atividade elétrica nos músculos
Exame de velocidade de condução nervosa
Exames de função pulmonar
Diagnostico
2
Perda de reflexos em braços e pernas
Hipotensão ou baixo controle da pressão arterial
Em casos brandos, pode haver fraqueza em vez de paralisia
Pode começar nos braços e nas pernas ao mesmo tempo
Pode piorar em 24 a 72 horas
Sintomas
2
Pode ocorrer somente nos nervos da cabeça
Pode começar nos braços e descer para as pernas
Pode começar nos pés e nas pernas e subir para os braços e a cabeça
Dormência
Alterações da sensibilidade 
Sintomas
2
Sensibilidade ou dor muscular (pode ser cãibra)
Movimentos descoordenados
Visão turva
Descoordenação e quedas
Dificuldade para mover os músculos do rosto
Contrações musculares
Sintomas
2
2
2
Memoria
Atenção e percepção
Linguagem
Alteração nos movimentos
Noções espaciais 
Alterações cognitivas
2
Por se uma doença considerada como Auto imune, fatores genéticos não causam alterações relevantes no desenvolvimento, e/ou propensão para o desenvolvimento da doença
Fatores Genéticos
2
Não existe cura para a síndrome de Guillain-Barré.
Quando os sintomas são graves, a hospitalização será recomendada para dar continuidade a um tipo de tratamento mais específico, que pode incluir aparelhos de respiração artificial.
Nos estágios iniciais da doença, tratamentos que removem ou bloqueiem a ação dos anticorpos que estão atacando as células nervosas podem reduzir a gravidade e a duração dos sintomas.
Tratamento
2
Podem ser utilizados anticoagulantes para prevenir coágulos sanguíneos
Se o diafragma estiver debilitado, pode ser necessário o uso de um auxílio respiratório ou até mesmo de um tubo e um ventilador respiratórios
A dor é tratada com remédios anti-inflamatórios e narcóticos, se necessário
O posicionamento adequado do corpo ou um tubo de alimentação podem ser empregados para evitar engasgar durante a alimentação se os músculos usados para deglutição estiverem debilitados.
Tratamento
2
Programa de reabilitação multidisciplinar promove melhora funcional motora e do desempenho das Atividades de Vida Diária, aumento da pontuação da Medida de Independência Funcional.
Terapia Ocupacional (melhora do desempenho nas AVDs, dirigir e trabalhar), Fisioterapia (fortalecimento, resistência muscular e treino de marcha), Psicologia e Fonoaudiologia. 
Processo de Reabilitação
2
Na Fisioterapia trabalhou-se fortalecimento, resistência muscular e treino de marcha, e na Terapia Ocupacional, buscou-se melhorar o desempenho nas AVDs, dirigir e trabalhar.
Processo de Reabilitação
2
A maioria das pessoas sobrevive e se recupera completamente. Sintomas de fraqueza podem persistir em algumas pessoas por muitos anos mesmo com tratamento.
É mais provável que o prognóstico do paciente seja muito bom se os sintomas desaparecerem dentro de três semanas do início da doença.
Processo de Reabilitação
2
Desenvolvimento neuropsicomotor e linguagem dentro dos parâmetros de normalidade. 
Aos 24 meses, apresentou febre alta, diarreia e pneumonia e, em oito dias ficou paralisado e parou de se comunicar.. 
Estudo de Caso
2
Estudo de Caso
Os procedimentos de avaliação propostos foram: Observação do Comportamento Comunicativo (OCC), Escala de Desenvolvimento Comportamental Gesell e Amatruda.
2
Estudo de Caso
No início dos sintomas, a criança perdeu habilidades
habilidades motoras se encontravam inferiores à faixa etária 
linguagem expressiva encontrava-se mais prejudicada do que a receptiva 
prejuízo na área pessoal-social 
Alterações no desenvolvimento ou desempenho da linguagem 
2
Referências
MESQUITA, Adriano Queiroz de. Resposta imune na infecção humana e síndrome de Guillain Barré. Artigo. Goiânia. Universidade federal de Goiás. 2011.
BOLAN, Renata Da Silva; BÓ, Karla Dal; VARGAS, Franciane R; MRETTI, Gislene R F; ALMEIDA, Leila P; ALMEIDA, Gleyce Kelly P. de Almeida; DIAS, Pablo Vinicius de Lucca. Síndrome de Guillain-Barré. Artigo. Porto Alegre. Revista da AMRIGS. Jan/Mar 2007. pág. 58-61
TUACEK, Tatiana Amadeo; TSUKIMOTO, Gracinda Rodrigues; FIGLIOLIA, Carmen Silvia; CARDOSO, Maiara Celina de Carvalho; TSUKIMOTO, Denise Rodrigues; ROSA, Chennyfer Dobbins Paes da; IMAMURA, Marta; BATTISTELLA, Linamara Rizzo. Neuropatias - Síndrome de Guillain-Barré: reabilitação. Artigo. Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação. Junho 2012.
2
Referências
LAMÔNICA, Dionísia Aparecida Cusin; PEREIRA, Tatiane Cristina; SILVA, Kellen Ribeiro; LOPES, Andréa Cintra. Relato de caso: síndrome de Guillain-Barré - atraso do desenvolvimento da linguagem. Artigo. São Paulo. Rev Med – Seção de Artigos Médicos. 2009. pág. 199-202.
Neves, Marco Antonio Orsini; Mello, Mariana Pimentel de; Reis, Jhon Petter Botelho; Antonioli, Reny de Souza; Santos, Viviane Vieira dos; Freitas, Marcos R.G. de. Síndrome de Guillain-Barré na infância: relato de caso. Artigo. Teresópolis. Revista de Neurociências. 2007. 
2
CURSO DE PSICOLOGIA
Síndrome de Guillain Barré
Professora: Carla Leite
Thaynã Pedro da Costa
GURUPI –TO
2015
‹#›

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais