Buscar

APOL2 DIDATICA OBJETIVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Didática
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Tanto os métodos quanto as técnicas de ensino objetivam ajudar os educandos a assimilar a enorme quantidade de informações que estes receberem em sala de aula. Para a escola tradicional, o educando deve assimilar o máximo de informações sem que haja reflexões ou contestações; já a escola nova opõe-se radicalmente a tudo o que é passivo no método tradicional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, Ieda Marques de (org.). Didática: um estudo acadêmico (elaborado pelos acadêmicos do 5º semestre do curso de Psicologia da UCDB). Campo Grande: Editora UCDB, 2000, p. 99.
Tendo em vista a dada citação e de acordo com os conteúdos do livro-base Didática sobre a escolha do método de ensino, analise as seguintes asserções:
I. É de grande importância que o professor desenvolva uma prática coerente. Para isso, é preciso que compreenda que a forma como ele vai conduzi-la está diretamente relacionada a uma orientação teórica. 
PORQUE
II. Não existe neutralidade pedagógica: a ação docente está sempre baseada em uma orientação teórica. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
A
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
Você acertou!
“Para desenvolver uma prática coerente, o professor necessita compreender que sua ação docente não é neutra, mas está baseada em determinada orientação teórica. [...] Assim, é preciso que o professor faça uma escolha e saiba em que direção pretende caminhar” (livro-base, p. 61).
B
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
D
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
E
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/5 - Didática
Leia o trecho de texto a seguir: 
“O método é [...] o instrumento mais importante que o educador utiliza a fim de alcançar os objetivos a que se propõe. Entretanto, é importante que fique claro que não há um método pedagógico universal, uma vez que cada um dos grandes pedagogos criou seus métodos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTNS, José Prado. Didática Geral. São Paulo: Editora Atlas, 1986, p. 184.
De acordo com os conteúdos do livro-base Didática, a aplicação do método de ensino centrado na transmissão-assimilação segue determinado caminho. Relacione cada passo com sua respectiva explicação: 
1. Preparação do aluno
2. Apresentação
3. Assimilação
4. Generalização
5. Aplicação
( ) Exposição do conteúdo a ser assimilado.
( ) Entendimento do novo conteúdo comparando com o já conhecido.
( ) O aluno simplifica o conteúdo, explicando os fenômenos por ele.
( ) Despertar do interesse, pela recordação de conteúdos anteriores.
( ) Exercícios de emprego do conteúdo em diferentes situações novas. 
Agora, selecione a sequência correta:
Nota: 20.0
A
4 – 2 – 1 – 3 – 5
B
2 – 3 – 4 – 1 – 5
Você acertou!
De acordo com o livro-base, os passos são: [1] “preparação do aluno [...] pode se dar com a recordação da lição anterior, o despertar do interesse [...]” (livro-base, p. 35); “[2] apresentação, pelo professor, do conteúdo a ser assimilado pelo aluno pela técnica da exposição (aulas expositivas)” (p. 35); “[3] assimilação pelo aluno, do novo conteúdo por meio da comparação com o já conhecido” (p. 35); “[4] generalização por parte do aluno, que deve identificar todos os fenômenos explicados pelos conteúdos recém-adquiridos” (p. 36); “[5] aplicação, por meio de exercícios de aplicação em diferentes situações novas, do conhecimento recém-adquirido” (p. 36).
C
5 – 4 – 2 – 3 – 1
D
5 – 2 – 1 – 3 – 4
E
1 – 4 – 5 – 3 – 2
Questão 3/5 - Didática
Atente para a seguinte citação:
"Num movimento dialético, as práticas dos professores evidenciam uma influência das tendências da educação, ao mesmo tempo em que revelam a organização do trabalho na escola como determinante do tipo de teoria que prevalece em cada momento".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Didática teórica, didática prática: para além do confronto. Edições Loyola, São Paulo, 1991. p. 137.
A partir da citação e dos conteúdos abordados no livro-base Didática, leia as seguintes afirmativas sobre o segundo princípio orientador da didática (“Da transmissão à produção do conhecimento: pesquisa-ensino, uma unidade”) na perspectiva da sistematização coletiva do conhecimento:
I. Redefinição da prática a partir da prática, à medida que o professor produz e se apropria do conhecimento produzido.
II. A redefinição da prática, a partir da sua problematização, analisada e refletida pelo próprio professor, leva-o a criar novas possibilidades e, ao socializar seus conhecimentos, coloca em prática uma atividade de pesquisa.
III. Os professores são atores e autores que ensinam a si próprios e vão aprendendo, em um processo coletivo.
IV. Objetiva a preparação intelectual e moral, a difusão da cultura, o estímulo à competição e o desenvolvimento do domínio da arte da retórica.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
A
I, II e IV
B
II, III e IV
C
III e IV
D
I e II
E
I, II e III
Você acertou!
As afirmativas I, II e III estão corretas, pois: “[...] à medida que os professores começam a produzir e a ter perspectivas distintas da recepção e da apropriação do conhecimento, eles veem a possibilidade de ‘apropriação’ com outros olhos, porque redefinem a prática na prática. [...] esse processo de trabalho em que os docentes vão caracterizando e problematizando sua prática pedagógica, analisando refletindo, criando novas possibilidades de práticas [...] socializando esses conhecimentos [...], é também uma atividade de pesquisa. No próprio processo de trabalho, eles passam a criar e a produzir novos conhecimentos, são atores e autores que ensinam a si próprios e vão aprendendo num processo coletivo, redefinindo a prática” (livro-base, p. 71, 72). A afirmativa IV está incorreta, pois essa caracterização se refere à didática na perspectiva da transmissão-assimilação (p. 55).
Questão 4/5 - Didática
Considere o trecho de texto a seguir: 
“Na realidade brasileira da escola de 1º grau, a avaliação toma especial relevo, dados os já conhecidos altos níveis de reprovação e evasão que nela ocorrem, e que, sem dúvida, passam pelos resultados da avaliação – seja ela a avaliação formal que se substancia numa nota ou conceito que visa a promoção ou reprovação do aluno, seja a avaliação informal que a professora desenvolve durante as aulas [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MEDIANO, Zélia D. A avaliação da aprendizagem na escola 1º grau. In: CANDAU, Vera Maria (org.) Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1990. p. 133.
Tendo em vista a citação e de acordo com os conteúdos do livro-base Didática, analise as seguintes asserções:
I. A avaliação é o elemento fundamental para verificar se o processo de ensino, que tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e habilidades para mudanças de comportamento, obteve os resultados almejados.
PORQUE 
II. A avaliação é o processo pelo qual o professor pode observar o desempenho do aluno e perceber se houve o alcance do resultado pretendido, o que permite promover alterações para que os objetivos sejam alcançados. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: 
Nota: 20.0
A
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da primeira.
Você acertou!
“Por ser o ensino considerado um processo que tem em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades para a mudança de comportamento de quem dele participar, encontramos na avaliação o elemento fundamental desse processo. É por meio da avaliação que se pode
verificar até que ponto o ensino tem alcançado os resultados pretendidos. Ao mesmo tempo, ela oferece subsídios para a alteração do processo quando os objetivos (competências e habilidades) não são alcançados” (livro-base, p. 63). 
B
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
D
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
E
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5/5 - Didática
Leia o trecho a seguir: 
“Para compreender e identificar os métodos e metodologias essenciais no processo educacional, é preciso antes entender os elementos específicos do processo de ensino-aprendizagem. De acordo com Kubo e Botomé, o processo de ensino-aprendizagem é um sistema de interações comportamentais entre professores e alunos, pois há os processos comportamentais atribuídos como ‘ensinar’ e ‘aprender’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRIGENTI, Josiane; BIAVATI, Tãnia V.; SOUZA, Tacia Rodriigues de. Metodologias de ensino-aprendizagem: uma abordagem sob a percepção dos alunos. Revista GUAL, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 281-304, set. 2015, p. 289.
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Didática, em relação à abordagem centrada no “aprender a aprender” por meio do método de solução de problemas, relacione cada passo com sua explicação:
1. Atividade
2. Problema
3. Coleta de dados
4. Hipótese
5. Experimentação 
( ) É a formulação de explicações para o problema.
( ) Deve corresponder ao interesse do aluno.
( ) É a organização de material para ajudar a resolver a situação-problema.
( ) Surge a partir do pensamento que impõe situações a serem resolvidas.
( ) É o teste e verificação da validade do que foi pressuposto. 
Agora, selecione a sequência correta:
Nota: 20.0
A
3 – 1 – 2 – 4 – 5
B
4 – 1 – 3 – 2 – 5
Você acertou!
De acordo com o livro-base: “Como se organiza o ensino baseado nas práticas de interação centradas no aprender a aprender? [...] É o método de solução de problemas, que percorre o seguinte caminho: [1] • atividade: o ponto inicial de qualquer aprendizagem na escola e na vida [...] e que corresponde ao interesse do aluno; [2] • problema: toda atividade, ao ser exercida, suscita problemas que dificultam sua continuidade e/ou desenvolvimento. É essa a origem do pensamento, que provém de uma situação problemática, isto é, o ponto de partida do pensamento é a tentativa de empreendimento, de superar uma situação problemática; [3] • coleta de dados: o professor e os alunos devem coletar dados (de todo tipo) que possam ajudar a superar a situação problemática; [4] • hipótese: esses dados, uma vez coletados, permitem a formulação de uma ou mais hipóteses explicativas do problema; [5] • experimentação: essas hipóteses devem ser testadas, a fim de se verificar a sua validade [...]” (livro-base, p. 38).
C
5 – 1 – 2 – 3 – 4
D
4 – 2 – 5 – 1 – 3
E
2 – 5 – 3 – 4 – 1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais