Buscar

TEORIA E PRÁTICA TRABALHISTA

Prévia do material em texto

TEORIA E PRÁTICA TRABALHISTA
Professor Eloy Pereira Lemos Junior
E-mail: eloy.junior@uol.com.br
Cel: (031) 9.9137-6777
Exercício em sala de aula:
Meu marido morreu 
Tem um alvará que tem um milhão 
1 – Contrato com advogado
2 – Procuração
Procuração
Natureza jurídica: Contrato de mandato  direito civil; contratos típicos
Procuração judicial é outorgada apenas a advogados
A procuração extrajudicial pode ser outorgada a qualquer pessoa.
Procuração: colocar: em especial para promover alvará.
A que dá judiciais e extrajudiciais, os poderes para representá-lo na primeira instância.
Fazer uma procuração extrajudicial 
Fazer uma procuração judicial com e sem reserva.
Contrato social impresso
Contrato de honorários.
Ata de audiência trabalhista
Trazer caso que pode ser uma sentença ou um acordão.
Diferença: jurisprudência são decisões reiteradas dos tribunais, (Migalhas) -
Fazer um substabelecimento de procuração com e sem reserva de poderes. 
Plano de Ensino de aula
Peças:
1 – Procuração Judicial OK
2 – Procuração Extrajudicial OK
3 – Petição Simples (de juntada de documento por exemplo) OK
4 – Atestado de pobreza: OK
5 - Substabelecimento de procuração sem reserva de poderes OK
6 – Substabelecimento com reserva de poderes OK
7 – Contrato Social de uma empresa (impresso) OK
8 – Contrato de Honorários (impresso) OK
9 – Carta de preposição OK
10 – Petição inicial de trabalho (ordinária e com valores nos pedidos) OK
11 – Contestação
12 – Impugnação a contestação e documentos
13 – Petição de quesitos
14 – Ata de audiência trabalhista (impressa) OK
15 – Memorial de razões em alegações finais
16 – Sentença trabalhista ou acordão. – (impressa) OK
17 - Embargos de Declaração
18 – Recurso Ordinário
19 – Contrarrazões ao R. O. 
20 – Recurso de Revista
21 – Recurso Extraordinário
22 - Embargos à Execução
23 – Embargos de Terceiros
24 – Agravo 
25 – Consignação em pagamento trabalhista.
Bibliografia – a mesma de material e processual
Avaliações:
1ª - Petição inicial trabalhista – primeira prova.
2ª - Pesquisar CCT de uma categoria para a segunda prova.
- Salário normativo
Com o segundo Questionário até o item 17 da lista tudo manuscrito. 
3ª - Recurso ordinário – petição de interposição e razões – pela empresa – 3º prova.
Questionário e temas:
Entregar no dia da prova. 
Perguntas:
1 - Dê um conceito de direito do trabalho e cite 5 de seus princípios, explicando dois deles.
Conceito de Direito do Trabalho: É o ramo da ciência do direito que tem por objeto as normas, as instituições jurídicas e os princípios que disciplinam as relações de trabalho subordinado, determinam os seus sujeitos e as organizações destinadas à proteção desse trabalho em sua estrutura e atividade.
Princípios: 
1º Princípio da Proteção: Esse princípio garante a proteção à parte hipossuficiente da relação de trabalho, ou seja, ao trabalhador. E subdivide-se em:
a) Norma mais favorável: Independente de lei específica, sempre aplica a norma mais favorável ao empregador.
b) Da condição mais benéfica: De acordo com a súmula 51 do TST, havendo mudanças em cláusulas regulares por parte da empresa, as mesmas só passarão a valer para empregados que foram admitidos após essas mudanças. Diz ainda que, havendo dois regulamentos dentro da mesma empresa, fica a cargo do trabalhador escolher em qual irá se encaixar.
c) In dubio pro misero: Quando houver dúvida em relação à interpretação de uma norma ou quanto à validade de uma decisão, deve-se sempre pender para o lado hipossuficiente.
2º Princípio da Primazia da Realidade: Segundo esse princípio, os fatos prevalecem sobre os ajustes formais. Disposto no art. 9º da CLT, este é um princípio de grande importância, pois visa coibir a coação dentro do ambiente trabalhista. Em outras palavras: a realidade vale mais que documentos. Ex.: em um contrato de trabalho de um professor, consta que ministrava 6 aulas por semana em um determinado colégio, mas de fato ministrava 20. Em uma possível disputa na Justiça do Trabalho, com o auxílio de testemunhas e outros tipos de prova, o que valerá são os acontecimentos reais no caso, o fato dele realizar as 20 aulas.
3º Princípio da Continuidade: Súmula 212 TST, todo contrato de trabalho em regra é por prazo indeterminado, ou seja, ele só cessa quando existe um motivo expresso em lei para que isso ocorra. Há exceções, por exemplo, o contrato por prazo determinado, como no período de experiência, que não deve, em nenhuma circunstância, exceder 90 dias. 
4º Princípio da Inalterabilidade Contratual Lesiva: São vedadas alterações contratuais que resultem em prejuízo ao trabalhador. A este princípio se aplica uma exceção, de acordo com o art. 7º da CF, prevendo redução de salário por meio de negociação coletiva (aquela realizada por sindicatos). Mas a decisão deve estar muito bem pautada, geralmente por conta de um momento complicado da empresa e sempre pensando em garantir que esta manobra irá salvar suas operações e manter seus postos de trabalho. Em caso de rebaixamento de trabalhador do patamar de cargo de confiança para cargo efetivo, o salário também poderá retroagir. 
5º Princípio da Intangibilidade Salarial: Esse princípio protege a contra prestação máxima da prática laboral, ou seja, o salário. Diversos dispositivos reforçam esse princípio, como o art. 468 CLT, que veta qualquer mudança que não seja benéfica ao trabalhador, ou o art. 8º, §1º da Convenção nº 95 da OIT, que visa proibir descontos salariais, exceto aqueles dispostos em legislação do país em questão. 
6º Princípio da Irrenunciabilidade de Direitos: É vedado ao trabalhador renunciar qualquer direito disposto em lei. Ex.: Não pode abrir mão do seu FGTS ou de suas férias.
E quando o trabalhador assina um contrato que não apresenta esses direitos?
Com base nesse princípio, esse contrato apresenta um vício, um erro que o impede de ser cumprido na parte de sua obrigação. Em caso de audiência, onde se pode negociar valores e condições, o funcionário pode optar pelo não recebimento de alguns direitos visando facilitar o trabalho da Justiça e descomplicar a situação. Nesse caso, chamamos de “transição”, e não de renúncia de direitos.
2 – Diferencie relação de trabalho de relação de emprego, exemplificando ambas e citando as 5 características da relação de emprego. 
A relação de emprego ocorre quando estão presentes os requisitos do art. 3º da CLT, ou seja, temos uma relação de emprego quando há 5 características: A alteridade, a subordinação, a pessoalidade, a onerosidade e a não eventualidade. 
A relação de trabalho ocorre quando algum dos requisitos do art. 3º da CLT não são preenchidos, ou seja, basta que um, e apenas um, daqueles critérios não seja suprido para que tenhamos uma relação de trabalho.
Se a prestação dos serviços é eventual, temos a relação de trabalho; se a prestação de serviços não é sob dependência de empregador, temos a relação de trabalho; se para prestar aquele serviço não há o pagamento de salário, teremos a relação de trabalho; e por fim, se pessoa que prestar aquele serviço puder ser substituída, haverá a relação de trabalho.
Geralmente, a relação de trabalho decorre de uma obrigação de fazer, em outras palavras, quando as partes estabelecem uma relação de trabalho, estipula-se, em mesmo nível de direitos e deveres, o que será prestado, sem que nenhuma parte tenha preferência sobre a outra, ou seja, estão equiparadas.
3 – Quais são os requisitos essenciais de uma petição inicial trabalhista? Cite também três detalhes práticos que não podem faltar na mesma. (CPF, endereço do reclamado, CEP (inventa se não tiver), pedidos com valores, e-mail,)
Conforme art. 840 CLT são os seguintes requisitos:
a) endereçamento ao juiz federal do trabalho;
b) qualificação das partes;
c) exposição dos fatos;
d) pedido
e) data
f) assinatura do reclamante ( quando jus postulandi) ou de seu advogado.
Obs.: Não poderá faltar clareza, precisão, e concisão.
4 – Cite 5 características do recursoordinário e explique o que são o depósito recursal e as custas processuais e quem deve pagá-los? Reclamante e/ou reclamado. Explique os dois agentes. 
Características:
1 - funciona como uma apelação;
2 – prazo de 8 dias para recorrer;
3 – recorribilidade, tem que ter previsão legal;
4 – preparo;
5 – necessita de adv.
Depósito recursal: é o pagamento exigido ao recorrente como pressuposto de admissibilidade do recurso, sob pena de deserdação.
Custa processuais: na justiça do trabalho não há a figura do pagamento de custas no início do processo. As custas processuais trabalhistas são levadas ao final do processo de conhecimento à base de 2% e máximo 4 vezes o maior benefício do INSS. 
As custas processuais são pagas pelo perdedor do processo.
5 – O que são embargos de declaração, qual o seu prazo de interposição e quais as suas hipóteses?
É um recurso previsto no art. 897-A CLT, sendo interposto em face de decisões que contenham omissão, obscuridade e contradição ou quando houver manifesto equívoco na análise dos pressuposto de admissibilidade. Não é cabível de despachos e de decisão da Presidência do TRT que inadmitir recurso de revista. 
Tempestividade (dentro do prazo): 5 dias, salvo para Fazenda Pública e MPT, que possuem prazos e dobro. Se houver efeitos infringentes, as contrarrazões serão apresentadas também em 5 dias.
Interposição: Será interposto perante o juízo a quo, que proferiu a decisão, que pode ser Vara do Trabalho, Desembargador Relator do TRT ou Ministro Relator do TST. 
Preparo: Dispensa preparo, isto é, não há pagamento de custas e depósito recursal. 
Procedimento: Será interposto perante o juízo que proferiu a decisão, que será o mesmo que julgará o mérito recursal, sem contrarrazões, salvo se houver efeitos infringentes, hipótese em que intimará o embargado para apresentá-las em 5 dias, julgando em seguida.
6 – Cite 5 características e duas hipóteses de cabimento do recurso de revista. 
Características:
1 – natureza extraordinária, o equipara aos recursos especial e extraordinário;
2 – possui a finalidade essencial de corrigir decisão do TRT;
3- prazo é de 8 dias para interpor;
4 – de efeito formal, se recurso tempestivo, poderá ser sanado;
5 – princípio da transcendência, funciona como um filtro, devendo ser observados seus indicadores: economia, política, social e jurídico, na falta de um destes, o relator poderá denegar.
Cabimento: quando há divergência jurisprudencial ou violação à lei federal ou a CF, e é cabível em agravo de petição quando em processo de execução. 
7 – Cite 5 características e duas hipóteses de cabimento do recurso extraordinário.
Características:
1 - o julgamento da causa deve ocorrer em última instância;
2 – a matéria deve tratar-se de uma questão constitucional controvertida e deve ser estritamente de direito e não de fato;
3 – o recurso extraordinário acarreta apenas efeito devolutivo;
4 – o prazo é de 15 dias;
5 – o endereçamento é para o Presidente ou Vice Presidente do Tribunal que proferiu decisão recorrida.
Cabimento: somente nos casos do art. 102, II, a, b, c ,d CF/88, que contrariar dispositivo da CF, que declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal, julgar válida a lei ou ato governamental local contestado em fase da CF, julgar válida lei local em face de leu federal.
 
8 – Quais as espécies de agravos cabíveis e possíveis de serem interpostos na justiça do trabalho? Explique dois deles. 
São: Agravo, agravo de instrumento e agravo de petição.
Agravo de instrumento: art. 897 da CLT, o prazo para interposição é de 8 dias, ataca decisão que tranca recurso, o endereçamento é para o órgão ad quem do recurso trancado.
Agravo de petição: art. 897 CLT, o prazo para interposição é de 8 dias, e ataca sentença em execução, seu endereçamento é para o TRT.
9 – Cite 5 espécies especiais de tipos de empregados e explique algumas características de dois destes. 
Empregado doméstico, rural, em domicílio, aprendiz e acionista.
Empregado doméstico: é qualquer pessoa física que presta serviços contínuos e a um ou mais empregadores, em suas residências de forma não eventual, contínua e subordinada, individual e mediante remuneração sem fins lucrativos.
Empregado rural: é o trabalhador que presta serviços em propriedade rural, continuamente, mediante subordinação ao empregador, pessoa que exerce atividade agroeconômico.
10 – Cite 5 alterações ocorridas na legislação trabalhista pós reforma e dê sua posição pessoal fundamentada a favor ou contra a mesma. 
Ler texto do site da anamatra – Professo Jorge Souto Maior – O golpe da Reforma Trabalhista. 
Próxima aula o professor vai distribuir os pontos.
AULA 19/02/2018
Petição Simples 
Endereçamento, cabeçalho
Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito Federal da Única Vara e Secretaria do Trabalho da Cidade de Itaúna-MG
Processo nº
Posto Alvorada LTDA, já devidamente qualificada nos autos da reclamação trabalhista, que lhe move:
1ª João da Silva, também já qualificado, vem mui respeitosamente, à presença de V. Exa. por meio de seu advogado que esta assina; requerer a juntada dos documentos em anexo (esclarecer o quanto segue)…
2ª Impugnar à Contestação, nos seguintes termos ...
3ª Apresentar os seguintes quesitos para o sr. Perito…
4ª Nomear como assistente técnico e/ou contábil da reclamada, o Sr. “fulano” (qualifica) e requerendo sua intimação quanto do recolhimento da perícia...
5ª (chamar o feito à ordem) 
nos seguintes termos, requer deferimento.
Itaúna, 19 de fevereiro de 2018.
assinar.
Oab xxxx
 TRAZER DIA 19/03 
5 CURIOSIDADES SOBRE SINDICATOS FISIOTERAPEUTAS E CIPA
A contestação civil pode ser genérica, a trabalhista tem que ser específica: pedido por pedido. 
P.R.I = publique-se, registre-se e intime-se.
ATENÇÃO
Primeira prova: Petição inicial trabalhista – questionário mais – acordão/sentença. Para o dia 19 de março. Resumo de 10 a 20 linhas
Segunda prova: entregar até o RO (lista) até as 18 peças + CCT comentada, + teoria sobre tema distribuído.
Terceira prova: RO
Convenções coletiva e temas: 
Aline: servidores públicos e 5 curiosidades da reforma da previdência dos servidores.
Ana Gabriela, André, Cleuza, Dafini, Driely e Fábio: professores e 5 curiosidades reforma trabalhistas dividida em 5 partes. 
André: Caminhoneiros
Cleuza: Domesticas
Dafini: radialistas
Driely: médico
Fábio: químicos 
Flávia, Frederico e Gabriela: Advogados, medida provisória sobre a reforma trabalhista. 
Frederico: mineração
Gabriela: contadores
Geórgia: Engenheiros, curiosidades sobre o RO
Henrique: Dentistas, recurso de revista.
Hilton: corretores de imóveis e recurso extraordinário.
Kelvin: farmacêuticos e seguro desemprego
Letícia Flor: enfermeiros, FGTS.
Leticia Gontijo: Comerciantes e embargos a arrematação
Marieli: veterinários e diversos tipos de agravo 
Marilene: bares hotéis e similares e ação rescisória. 
Marina: bancários e estabilidade geral.
Naiara: Fisioterapia e CIPA
Niceu: Industria de panificação e direito de greve
Paloma: sindicato dos trabalhadores rurais e direito sindical
Ricardo: jornalistas e perícias 
Robson: nutricionista e equiparação salarial
Taciana: aeronautas e direito coletivo do trabalho
Ulisses: professor de educação física e diferenças entre relação de emprego e relação de trabalho
Wellington: trabalho escravo e OIT
AULA 26/02/18
PREPOSIÇÃO – carta de 
O preposto não está obrigado a depor contra a firma, não está obrigado a dizer a verdade.
Documento que habilita a pessoa a representar a empresa. Assinado por quem representa a empresa no Contrato Social.
Juntar carta de preposição.
DECLARAÇÃO DE POBREZA
Documento no qual seu cliente declara que é hipossuficiente. 
O que mudou com a reforma do CPC: 
- Antes, qualquer pessoa simplesmente declara a pobreza.
- Agora, a lei trouxe uma presunção de que se você ganhar acima de 40% do teto do INSS.
A responsabilidade do advogado reclamante será muito maior com o pedido líquido. 
Segunda aula: petição inicial.Pedido por pedido justificado com valores.
Ex: das horas extras: fulano trabalhava de tal a tal e não batia cartão e será trazida testemunhas que confirmarão esta declaração. 
Fazer como advogado do diabo, pedindo o máximo: segundo a CF 50% e segundo a CCT de 00%
Adicional de periculosidade
Dano moral. 
Fundamentar e descrever três fatos;
Pedidos:de todos os pedidos. 
Quais são os pedidos que tem no caso: 
FGTS – R$ 10.000,00
Dos pedidos:
Isto posto, requer à Vossa Excelência, a procedência dos seguintes pedidos. 
Segue a ordem do T.R.C.T.
- Desde 02/01/2000
- Contrato de experiência 3 meses.
- Só assinou carteira após este. 
Retificação da CTPS quanto a data de admissão de 02.04.2000 para a data correta para 02.01.2000.-> Valor inestimado.
Retificação da função na CTPS para frentista. -> Valor inestimável.
Retificação do salário na CTPS para R$2000,00 -> Valor inestimável.
Anotação da data de demissão (Baixa na CTPS). -> Data 02/08/2017 Valor inestimável 
...
...
...
Aviso prévio 30 dias + x R$2000,00 = 
13º - R$
Férias vencidas e proporcional– R$
Horas Extras – R$ 
Ad/Periculosidade/Ad. insalubridade. R$
Dano moral. R$ - segundo a reforma – R$
Diferença salarias de desvio de função – R$ 60.000,00
FGTS 8% - R$ 4800,00FGTS Indenização (40%) – R$8000,00
Expedição de Ofício Caixa Econômica Federal
Domingos e feriados com 100% - R$ 20.000,00
Honorários de advogado.
Na prova fundamentar adicional de periculosidade, dano moral e hora extra. 
Colocar 8 pedidos com valor.
Pedidos que não podem falta:
Notificação (citação) e oitiva sob pena de confissão de testemunhas. 
Aula 4 – 05.03.2018
Sentença “sine die” = sem dia, você será intimado. 
PRIMEIRA AVALIAÇÃO: Questionário, 10 peças iniciais, e apresentação da jurisprudência. 
Modelo da petição inicial:
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO FEDERAL DA ÚNICA VARA E SECRETARIA DO TRABALHO DA CIDADE DE ITAÚNA/MG.
Processo número: 
(10 cm).
	João da Silva (nunca abrevie), brasileiro, casado, frentista, RG: M.4.626.478, CPF: 137.798.908-05 (não pode faltar), residente e domiciliado na Rua Jacuí, nº 7, centro, Itaúna, MG, CEP: 30.320-080 (não distribui); vem, mui respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por meio de seu advogado que esta assina (documento em anexo), Epaminondas Lemos, brasileiro, casado, advogado, CPF: 123.456.789-05 (não pode faltar), OAB/G 70.777, e-mail epa@uol.com.br (não distribui), com endereço profissional na rua 7, nº 8, centro, Itaúna, MG, CEP: 30.320-080 (não distribui); propor a presente RECLAMAÇÃO TRABALHISTA; em face de:
	Posto Alvorada Ltda. (do reclamado não é obrigado CPF ou CNPJ), com endereço (em lugar incerto e não sabido, requerendo desde já que seja citado por edital) na rua Gonçalves Dias, nº 890, centro, Itaúna, MG, CEP: 30.320-080 (não distribui); pelas razões de fato e de direito, a seguir expostas:
	Preliminarmente:
	1 – Requer o deferimento dos benefícios da assistência judiciária gratuita, por ser o reclamante “pobre” na acepção legal do termo (documento em anexo);
	2 – Requer que todas as intimações, notificações e termos do processado sejam feitas em nome do ADVOGADO Dr. Epaminondas Lemos, OAB/MG nº 70.777, assim como o feito seja cadastrado em nome do mesmo (“antiga capa dos autos”) já devidamente qualificado (documento em anexo), sob pena de NULIDADE.
	I – Da Relação de emprego, admissão, retificação, notação, função e demissão sem justa causa do reclamante:
	O Reclamante foi admitido em 02/01/2000 e demitido e humilhado (conforme B.O.) sem justa causa em 02/08/2017.
	A real função do Reclamante era de frentista, o mesmo abastecia veículos com combustível, o que se provará através de farta prova testemunhal. 
	Conforme Maurício Godinho... “o princípio da realidade fática deve prevalecer quanto a verdade formal”...
	O Reclamante no dia de sua demissão foi mandado “procurar seus direitos”, o que faz por meio desta e portanto, o mesmo, foi demitido sem justa causa, tendo direito a todos os valores legais que esta espécie de demissão enseja.
	
	II – Do salário combinado, Real do Reclamante ou do “caixa 2”.
	O real salário recebido pelo reclamante era de R$2.000,00 conforme combinado com seu patrão através de “caixa 2” e até mesmo junta aos autos o xerox de um recibo neste valor do mês 008/17 que conseguiu obter e alguns extratos bancários (documentos em anexo).
	III – Das horas extras habituais feitas pelo Reclamante.
	O Reclamante fazia e tem direito a 2 horas extras diárias e habituais quando ajudava o gerente do posto a descarregar o caminhão de combustível todos os dias até as 20 horas da noite devido ao grande movimento de vendas do posto.
	Conforme o art. 7º da CF/88, as 2 horas extras primeiras serão remuneradas com um valor adicional de 50% ao valor normal.
	IV – Do adicional de insalubridade/periculosidade.
	É pacífico o entendimento que o manuseio de combustíveis fósseis gera direito ao referido adicional deste tópico conforme preceitua constitucional e celetista normatizados.
	E o Reclamante exerceu a função de frentista para a Reclamada em tempo integral e descarregava caminhão de combustível inalando gases tóxicos do produto.
	Segundo jurisprudência do Egrégio Tribunal da 3ª Região...
	V – Do dano moral sofrido pelo Reclamante em seu ambiente de trabalho – público e notório:
	Conforme B.O. (documento em anexo), o Reclamante foi duramente humilhado em público na frente de seus colegas de trabalho e clientes pelo gerente do Estabelecimento que chegou até mesmo as vias de fato lesionando aquele 9atestado e laudo médico e fotos em anexo).
	
	 Dos Pedidos:

Continue navegando