Buscar

PROVA A2 CONT.MET.PRAT.ENS.CREC.ED.INF.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DA AULA 2 CONT.PRAT.ENS.CRECHES E ED. INFANTIL
1.De acordo com Azevedo (1996), a chegada dos Jesuítas ao Brasil demarca o início da história oficial em nosso país. Contudo, nem todos tinham acesso a esse ensino. Estavam excluídos dessa educação:
	os índios
	os nobres
 Certo	os negros
	os brancos
	os filhos de colonos
2.O código de 1927, primeiro conjunto de leis voltado especificamente para crianças no Brasil, foi o marco da infância brasileira desigual, onde o foco verdadeiro era defender a sociedade do "menor infrator". A respeito desse período está CORRETO afirmar que:
	aconteceu o inicio da luta pelos direitos da infância e juventude brasileira.
 Certo	foi marcado pelo autoritarismo de uma politica centralizadora caracterizada pela exclusão total ou parcial e a inexistência da cidadania infantil.
	as creches e pré-escolas passaram a ser direitos das crianças.
	surgiram as rodas dos expostos.
	¿o menor infrator¿ era obrigado a cumprir pena a partir da liberdade assistida e da semiliberdade.
3.De acordo com Kuhlmann (2005), as primeiras instituições de Educação Infantil implantadas no Brasil , no século XX, estavam associadas:
	As propostas pedagógicas voltadas para o cuidado e educação da criança pequena.
	Ao atendimento das crianças em jardins de infância, local onde se desenvolviam praticas de respeito as individualidades, culturas da criança.
 Certo	Ao caráter de uma educação assistencialista de atendimento a pobreza, pautada em preconceitos e, dessa forma, descompromissada em assegurar os direitos da criança.
	Ao compromisso com o lúdico na escolarização, em detrimento do desenvolvimento intelectual, além da organização de um ambiente prazeroso para a criança.
	Ao direito das crianças a educação básica.
4.A Lei de Diretrizes e Bases (1996) considera a Educação Infantil a primeira etapa da educação básica e indica como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a seis anos de idade. Para tanto estabelece que a Educação Infantil seja oferecida em:
	Entidades públicas ou particulares que irão organizar a escolaridade conforme critérios definidos.
	Pré-escolas, para todas as crianças de zero a seis anos de idade.
	Creche, para criança até dois anos de idade e pré-escolas, para crianças até 5 anos de idade.
	Creches, ou entidades equivalentes, para crianças até cinco anos de idade, e pré-escola somente para atender as crianças de seis anos de idade.
 Certo	Creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade, e pré-escolas, para crianças de quatro a seis anos de idade.
5.A vida começa antes do nascimento. No ventre da mãe, a criança já tem o direito de ser protegida e gerada com saúde e segurança. Devemos, portanto, efetivar políticas públicas que favoreçam o nascimento e o desenvolvimento harmonioso de todo ser. Assinale qual a situação abaixo que indica uma violação ao direito da criança.
	Fornecer declaração de nascimento, logo que a criança nasça
	Dar prioridade ao atendimento da criança em hospitais públicos
 Certo	Recusar atendimento médico com prioridade em postos de saúde e hospitais públicos
	Proporcionar creches e pré-escolas para todos os filhos dos trabalhadores
	Garantir uma alimentação saudável, equilibrada e variada.
6.Com relação ao surgimento da Educação Infantil, assinale as assertivas abaixo com V para verdadeiro e F para falso:
I. Historicamente, no Brasil, a Educação Infantil tem sido encarada de diversas formas: como função de assistência social, como função sanitária ou higiênica e, mais recentemente, como função pedagógica.
II. No contexto de pós-segunda Guerra mundial, surge a preocupação com a situação social da infância e a ideia da criança como portadora de direitos. A ONU promulga, em 1959, a Declaração dos Direitos da Criança em decorrência da Declaração dos Direitos Humanos, esse é um fator importante para a concepção de infância que permeia a contemporaneidade, e que tem a criança como sujeito de direitos.
III. Do ponto de vista histórico, a Educação Infantil esteve sob a responsabilidade da família e das instituições escolares, especificamente creches, durante séculos, porque era no convívio com os adultos e outras crianças que ela participava das tradições e aprendia as normas e regras da sua cultura.
IV. No Brasil a creche foi criada exclusivamente com caráter pedagógico, o que diferenciou essa instituição das demais criadas nos países europeus e norte-americanos, que tinham nos seus objetivos o caráter assistencialista.
	F - V - F - V.
 Certo	V - V - F - F.
	F - V - F - F
	V - F - V - F.
	F - F - V - V.

Continue navegando