Buscar

BDQ 2 estabilidade férias aviso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Considerando as disposições legais e o entendimento pacífico do Tribunal Superior do Trabalho (TST) a respeito das hipóteses de estabilidade provisória no emprego, considere:
 
I. Mariano, membro do conselho fiscal do Sindicato dos Comerciários de Presidente Prudente e Região, por atuar na defesa de direitos da categoria respectiva, tem estabilidade no emprego desde o registro da candidatura até um ano após o término do mandato.
II. Antonia, eleita como suplente de diretor da Cooperativa criada e gerida pelos empregados das Indústrias Reunidas Laterman Ltda, tem estabilidade no emprego desde o registro da candidatura até um ano após o término do mandato.
III. Embora, em razão do acidente de trabalho sofrido, tenha ficado afastado do trabalho por mais de 15 dias e tenha percebido auxílio-doença acidentário, Zelindo não tem direito à garantia de emprego decorrente de acidente de trabalho, pois foi contratado por prazo determinado.
IV. Bernardo, empregado de categoria diferenciada eleito dirigente sindical, goza de estabilidade provisória, pois exerce na empresa atividade pertinente à categoria profissional do sindicato para o qual foi eleito dirigente.
V. Cleide, empregada doméstica que ficou grávida no curso do contrato de experiência, tem direito a estabilidade provisória do emprego desde o registro da candidatura até 120 dias após o parto, por disposição expressa da Lei Complementar no 150/2015.
 
Está correto o que consta APENAS de
		
	
	I e IV.
	 
	IV.
	
	II e V.
	 
	III.
	
	II e III.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201706319512)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a estabilidade no emprego, analise as assertivas abaixo e marque a opção correta:
I - A gestante possui estabilidade somente nos contratos por prazo indeterminado. 
II - O dirigente sindical que registra sua candidatura no curso do aviso prévio não possui direito a estabilidade. 
III - O membro da CIPA eleito possui estabilidade no emprego somente na condição de titular. 
IV - A gestante possui estabilidade desde o conhecimento da gravidez até cinco meses após o parto. 
São corretas: 
		
	
	I e IV
	 
	II e IV
	
	I e II
	
	III e IV
	
	I e III
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201706319556)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Carolina, Mariana e Antônio são empregados da empresa Viação Mar Azul Ltda. Carolina foi contratada por prazo determinado e descobriu que está grávida. Mariana, contratada por prazo determinado, recentemente sofreu um acidente de trabalho e encontra-se afastada de suas atividades profissionais. Antônio, por sua vez, contratado por prazo indeterminado, acaba de registrar sua candidatura a cargo de direção de entidade sindical. Neste caso, nos termos da lei trabalhista vigente e do entendimento sumulado do TST, é correto afirmar:
		
	
	Fica vedada a dispensa de Antônio, a partir do momento da data da eleição a cargo de direção de entidade sindical, até 1 ano após o final do seu mandato, exceto se fosse como suplente.
	
	O desconhecimento da empresa Viação Mar Azul Ltda. do estado gravídico de Carolina afasta o direito ao pagamento de indenização decorrente da estabilidade gestante, existente desde a comunicação da gravidez até cinco meses após o parto.
	 
	Mariana goza da garantia provisória de emprego decorrente de acidente de trabalho.
	
	Carolina não tem direito à estabilidade provisória, existente desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto, pois foi admitida mediante contrato por tempo determinado
	
	Antônio teria direito à estabilidade, mesmo que o registro da candidatura a cargo de dirigente sindical tivesse sido realizado durante o período de aviso prévio, ainda que indenizado.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201706272508)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marcos foi comunicado de sua dispensa em 10/05/2018 e que seu aviso prévio seria indenizado. No prazo legal as verbas foram pagas, e, a baixa na CTPS foi procedida com a data de10/05/2018, por ser o último dia trabalhado. Marcos acha que há algo errado, mas não tem certeza. Perguntou a seu amigo que disse que estava tudo correto. No entanto seu porteiro afirmou que há algum erro porque leu na internet algo a respeito. Sobre a situação concreta, assinale a assertiva verdadeira:
		
	
	A baixa na CTPS de Marcos foi procedida corretamente, tendo em vista que o aviso prévio foi trabalhado.
	 
	A baixa esta incorreta, tendo em vista que deve ser procedida considerando-se a projeção do aviso prévio indenizado.
	
	A baixa deve ser procedida após dez dias da dispensa, coadunando com o prazo para o efetivo pagamento das verbas trabalhistas, segundo a lei.
	
	A baixa sempre deve ser procedida no último dia do contrato de trabalho. 
	
	Marcos teria que ter tido a baixa em sua CTPS no dia seguinte ao término do seu contrato de trabalho, ou seja, 11/05/2018.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201706300888)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	FCC - SABESP - ADVOGADO
O aviso prévio
		
	
	c) é devido na proporção de 50% na despedida indireta, havendo expressa disposição legal neste sentido. 
	 
	a) é direito irrenunciável pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento não exime o empregador de pagar o respectivo valor, salvo comprovação de haver o prestador de serviço obtido novo emprego. 
	
	d)  será de cinco dias quando o pagamento for efetuado por semana ou tempo inferior. 
	
	 e)  indenizado, não possui como integrante de sua base de cálculo horas extras habituais. 
	
	b) não é devido o aviso prévio na despedida indireta, havendo expressa disposição legal neste sentido.

Continue navegando

Outros materiais