Buscar

Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o seguinte excerto de texto: 
“Não se disputa aquilo que já está consagrado, quer dizer, aquilo que se tornou sagrado e que, em consequência, carece de animação, revelando-se, de algum modo, inanimado. Saudemos, então, nossas diferenças! Elas podem ser a fonte de nossa contínua renovação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas. Educação em Revista. v. 46, p. 201-218, 2007. p. 205. 
Conforme os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre a construção da identidade de gênero feminina e masculina, leia as afirmativas abaixo, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Os homens não são oprimidos pelo machismo e pelas expectativas quanto à masculinidade, uma vez que são os beneficiados deste arranjo.
II. ( ) Os papéis de gênero são relacionais, ou seja, definem-se um em relação ao outro.
III. (  ) Existe uma definição imutável e eterna do que é ser homem e do que é ser mulher.
IV. ( ) Os papéis masculino e feminino possuem uma complementariedade hierárquica, segundo estudos empíricos. 
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	A
	V – V – F - F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	F – F – V – F
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	V – V – V – F
Questão 2/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto a seguir: 
“‘As relações entre negros e as forças de segurança são muito tristes’, acrescenta o ex-policial negro que, em 1998, ganhou um julgamento contra o Estado por um caso de discriminação racial nas fileiras da Polícia Federal”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: REDAÇÃO. Policiais se unem a protestos contra o preconceito racial. Exame, 22 ago. 2014.<http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/policiais-se-unem-a-protestos-contra-o-preconceito-racial>. Acesso em 06 jun. 2015. 
Um dos tipos de discriminação é a racial, mas os tipos de preconceitos vão muito além desse. A esse respeito, conforme os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, relacione corretamente os seguintes tipos de preconceitos às suas respectivas características:
1. Preconceito sexual
2. Preconceito racial
3. Preconceito étnico
4. Preconceito social
(  ) “Na vizinhança, os moradores se alarmaram, pois um grupo de ciganos acabara de armar seu acampamento nas redondezas. Era necessário cuidar das crianças e vigiar as roupas no varal”.
(  ) “O segurança da loja passou a seguir Maria discretamente naquele estabelecimento. Não era comum ver pessoas negras por lá”.
(  ) “Ora, se é pobre ainda com esta idade é obvio que não se esforçou o suficiente na vida”.
(  ) “Não vou mais comprar perfume daquela marca. Não aceito que façam propaganda do ‘homossexualismo’ para vender perfume”. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	3 – 2 – 4 – 1
	
	B
	2 – 3 – 4 – 1
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3
	
	D
	3 – 1 – 4 – 2
	
	E
	2 – 4 – 3 – 1
Questão 3/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Na África do Sul, as elites tendem a minimizar a desigualdade social revelada pelas estatísticas. Com frequência, elas observam que existem sociedades muito mais desiguais que a sua”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REIS, Elisa P. Percepções da elite sobre pobreza e desigualdade. Revista brasileira de ciências sociais, v. 15, n. 42, p. 143-152, 2000. p. 150. 
Tendo em vista os conteúdos apresentados no livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre a desigualdade social, é correto afirmar que essa desigualdade:
	
	A
	Refere-se à igualdade de oportunidades.
	
	B
	Está relacionada a privilégios naturais, de cunho biológico.
	
	C
	É um fenômeno imutável no tempo e no espaço.
	
	D
	Existe apenas em países africanos.
	
	E
	Refere-se aos privilégios na distribuição de bens sociais.
Questão 4/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o extrato de texto a seguir: 
“Gilberto Freyre é, talvez, o mais complexo, difícil e contraditório entre nossos grandes pensadores. Sua obra tem permanecido um desafio constante aos comentadores, [...] e a vitalidade de seu pensamento se mostra no crescente interesse por sua obra. Ele é, talvez, o mais moderno entre os clássicos do pensamento social brasileiro e suas questões ganham ao invés de perderem em atualidade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Jessé. Gilberto Freyre e a singularidade cultural brasileira. Tempo social. v. 12, n. 1, 2000. p. 69 e 100. 
A partir da citação acima e do conteúdo do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre a questão racial na obra de Gilberto Freyre, é correto afirmar que:
	
	A
	a miscigenação seria causa do conflito entre as raças.
	
	B
	atraso e degeneração populacional é o que acontece no Brasil.
	
	C
	Freyre reforçou a visão negativa sobre o arranjo racial brasileiro
	
	D
	a harmonia entre as raças é fruto de sua mistura.
	
	E
	a harmonia entre as raças no Brasil resulta da ausência de miscigenação.
Questão 5/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Negros têm menor mobilidade social que brancos em 99% das cidades americanas, [a] desigualdade também é norma no quesito invenções. Analisando patentes de 1,2 milhão de inventores americanos, filhos doa 1% mais ricos têm dez vezes mais chance de obter uma patente que os de famílias de classe média ou abaixo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/colunas/rodrigo-zeidan/2018/12/um-governo-de-ofuscacao.shtml?loggedpaywall>. Acesso em: 14 jan. 2019. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, responda à seguinte questão: O que é mobilidade social? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	É a relação da violência com as taxas de homicídios de brancos e negros em determinado nicho social.
	
	B
	É o movimento de indivíduos, famílias ou grupos através de um sistema de hierarquia social ou Estratificação social.
	
	C
	É o movimento de entrada, com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de trabalho ou residência, de pessoas de uma determinada área de um país para outra.
	
	D
	É o ato de deixar o local de origem com intenção de se estabelecer em um país estranho. É o ato de deixar o local de origem com intenção de se estabelecer em um país estranho. 
	
	E
	É o ator de conceder ou impor uma pátria ao que não a tem ou a perdeu.

Continue navegando