Buscar

Prova Metodologia e Conteudos basicos da lingua Portuguesa

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa (LET21)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:448716) ( peso.:1,50)
	Prova:
	9300786
	Nota da Prova:
	9,00
Parte superior do formulário
	1.
	Os textos fazem parte do cotidiano e devem ser explorados no espaço escolar, com o intuito de favorecer a criticidade e o desenvolvimento linguístico do educando. Esses podem ser classificados em textos narrativos, argumentativos, descritivos e injuntivos. Escreva uma redação tendo como tema: AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS NARRATIVOS E DESCRITIVOS.
	Resposta Esperada:
Espera-se que o acadêmico aponte como características:
Narração: a narração é um tipo de texto real ou ficcional, em que se conta uma história, um acontecimento ou um ato. Na linguagem profissional, seu uso é frequente em relatórios, termos de audiências e atas, dentre outros. É também muito explorada na literatura. Os elementos que fazem parte da narrativa literária são recursos dos quais o escritor lança mão para a dinamização das personagens e do enredo, com o intuito de atrair a atenção do leitor. Pode-se também mencionar a estrutura da narrativa: apresentação, conflito e clímax.
Descrição: fazer uso da linguagem para representar a imagem de alguma cena, seres ou objetos é adotar o ato de descrever. Os textos que possuem como estratégia predominante a descrição oferecem a possibilidade de visualizar o cenário, as personagens, os objetos no qual uma determinada ação se desenvolve. Podemos encontrar a descrição em romances, novelas, contos, nos textos de jornais e revistas, nos dicionários, em textos científicos, dentre outros. A reprodução fiel do objeto é uma das características do texto descritivo; para tanto, o escritor emprega a linguagem denotativa. Além disso, na organização desse tipo de texto, quem escreve capta a realidade a partir de um ponto de vista, organizando as ideias no intuito de informar o leitor, convencê-lo, transmitir impressões, sentimentos e emoções.
Parte inferior do formulário

Continue navegando