Buscar

Avaliação PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0357_AV_201307142001 » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO IV
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	CHEILA SZUCHMACHER
	Turma: 9003/AA
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 19/06/2015 19:11:22
	
	 1a Questão (Ref.: 201307407684)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	 Durante muito tempo os antropólogos afirmaram que havia duas formas de pensamento cientificamente observáveis e com leis diferentes: o pensamento lógico-racional dos civilizados (homens europeus brancos adultos) e o pensamento pré-lógico e pré-racional dos selvagens e primitivos (africanos, índios, tribos australianas). O primeiro era considerado superior, verdadeiro e evoluído; o segundo, inferior, falso, supersticioso e atrasado, cabendo aos brancos europeus "auxiliar" os selvagens "primitivos" a abandonar sua cultura e adquirir uma cultura "evoluída" dos colonizadores. As ideias acima indicam que:
		
	
	A ciência como a antropologia exprimem conceitos e teorias que reconhecem verdade sobre a inferioridade de povos não civilizados e primitivos.
	 
	A ciência como a antropologia exprimem conceitos e teorias sobre o poder dos dominantes e legitimam a dominação colonial.
	
	A ciência como a antropologia exprimem conceitos e teorias que reconhecem a verdade da superioridade europeia.
	
	A ciência como a antropologia exprimem conceitos e teorias puramente verdadeiros e inquestionáveis.
	
	A ciência como a antropologia exprimem conceitos e teorias que reconhecem que ser verdadeiro não é ser preconceituoso.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307395603)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma das ideias centrais de Comte é a elaboração da Lei dos Três Estados. Segundo ele, o homem passou por três estágios (estados) no decorrer da história do desenvolvimento humano, que influenciaram a forma de conceber suas ideias sobre a realidade. Os Três Estados são:
		
	
	Estado Teológico; Estado Ideológico e Estado Metafísico.
	 
	Estado Teológico; Estado Metafísico e Estado Positivo.
	
	Estado Teológico; Estado Geral e Estado Ideológico.
	
	Estado Teológico; Estado Metafísico e Estado Geral.
	
	Estado Teológico; Estado Ideológico e Estado Positivo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307383525)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O conhecimento _______ é espontâneo, não passa por critério de análise critica, se faz na prática cotidiana e muitas vezes se expressa através de ditos populares, como, por exemplo: "Filho de peixe, peixinho é"; "Pau que nasce torto morre torto".
		
	
	Artístico
	
	Filosófico
	
	Científico
	 
	Do senso comum
	
	Mítico
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307424653)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O termo acadêmico decorre do filósofo grego Platão à sua escola: Academia. Esta foi fundada na parte noroeste da cidade de Atenas, mais precisamente em um terreno que homenageava a deusa Atena da Mitologia Grega. De acordo com a tradição da cidade, acreditava-se que o jardim pertenceu a Academo (uma personagem mitológica). Por esta razão é que designamos o termo aos estabelecimentos que se destinam à atividade do ensino (principalmente do ensino superior de base científica) como também para designar a prática de esportes ou ginásticas. Além disso, refere-se às instituições que se dedicam à vida artística, literária e científica. Podemos afirmar que o trabalho acadêmico decorre da tradição de uma cultura, portanto de uma determinada maneira de evidenciar formas de organização do pensamento, da linguagem e dos resultados de uma investigação rigorosa, seja ela filosófica, científica ou artística. Diante do exposto acima, qual é o objetivo do trabalho acadêmico para o pedagogo?
I - Conhecer as teorias que fundamentam a educação para refletir sobre as práticas pedagógicas.
II - Compreender as relações sociais, históricas e econômicas que impactam a educação.
III - Reconhecer que o ensino que privilegia a transmissão e a memorização do conhecimento é o mais adequado.
IV - Analisar as tendências pedagógicas para pensar sobre os métodos de ensino que valorizam a pesquisa e a postura investigativa.
		
	 
	As alternativas I e II estão corretas.
	 
	As alternativas I e III estão corretas.
	 
	As alternativas I; II e IV estão corretas.
	 
	As alternativas II e IV estão corretas.
	 
	As alternativas I; II e III estão corretas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307728543)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os alunos do EJA chegam à sala de aula com saberes construídos a partir de suas vivências em todos os contextos por onde circulam- familiar, profissional, de lazer ou religioso. Os professores devem trabalhar tais saberes por meio de atividades em que sejam
		
	
	avaliados para uma compreensão dos erros epistemológicos.
	
	Esvaziados por sua associação ao fracasso escolar dos alunos.
	 
	integrados aos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento
	
	reconstruídos em torno de parâmetros de correção prévios.
	
	relativizados por serem construídos fora do processo de escolarização.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307246349)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Veja a forma utilizada para fazer a referência bibliográfica:
BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/5198.html. Acesso em 12 dez. 2007.
Este exemplo é um tipo de referência de:
		
	
	Artigo de Jornal
	
	Artigo Científico
	
	Texto publicado na internet com autoria
	 
	Legislação
	
	Texto publicado na internet sem autoria
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307386000)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ________ é um recurso de registro, estudo e entendimento dos diferentes significados de uma palavra, conceito ou categoria de uma determinada área de conhecimento ou saber. Sendo assim, deve-se organizar o mesmo em ordem alfabética com os significados e a fonte na qual o mesmo foi retirado. Tal recurso é fundamental para ampliar o vocabulário e a forma de compreensão e análise de um conceito. É uma excelente fonte de consulta para a produção de trabalhos acadêmicos.
		
	
	Resenha
	 
	Glossário
	
	Estudo
	
	Resumo
	
	Fichamento
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307383830)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"Ora, coisa diversa vem ocorrer na época moderna, com a ruptura da produção feudal e a gestação do modo de produção capitalista. Nesse momento, a burguesia, classe em ascensão, vai se manifestar como uma classe revolucionária, e, enquanto classe revolucionária, vai advogar a filosofia da essência como um suporte para a defesa da igualdade dos homens como um todo e é justamente a partir daí que ela aciona as críticas à nobreza e ao clero. Em outros termos: a dominação da nobreza e do clero era uma dominação não natural, não essencial, mas social e acidental, portanto, histórica. Vejam que toda postura revolucionária é uma postura essencialmente histórica, é uma postura que se coloca na direção do desenvolvimento da história. Naquele momento, a burguesia colocava-se na direção do desenvolvimento da história e seus interesses coincidiam com os interesses do novo, com os interesses da transformação. É nesse sentido que a filosofia da essência, que vai ter depois como consequência a pedagogia da essência, vai fazer uma defesa intransigente da igualdade essencial dos homens. Sobre essa base da igualdade dos homens, de todos os homens, é que se funda a liberdade e é sobre, justamente, a liberdade que se vai postular a reforma da sociedade. Lembrem-se, de passagem, de Rousseau. O que defendia Rousseau? Que tudo é bom enquanto sai do autor das coisas. Tudo degenera quando passa às mãos dos homens. Em outros termos, a natureza é justa, é boa e, no âmbito natural, a igualdade está preservada. Assim, as desigualdades são geradas pela sociedade. Esse raciocínio significaoutra coisa senão colocar diante da nobreza e do clero a ideia de que as diferenças, os privilégios de que eles usufruíam, não eram naturais e muito menos divinos, mas eram sociais. Enquanto diferenças sociais, configuravam injustiça; enquanto injustiça, não poderiam continuar existindo. Logo, aquela sociedade fundada em senhores e servos não poderia persistir. Ela teria que ser substituída por uma sociedade igualitária. Nesse sentido, então que a burguesia vai reformar a sociedade, substituindo uma sociedade com base num suposto direito natural por uma sociedade contratual" (SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008, p.32). A partir da leitura do texto acima, escreva sobre CONCEITO E CONTEXTO DA FILOSOFIA DA ESSÊNCIA, que desembocou na pedagogia da essência e que foi a base da pedagogia tradicional do séc. XIX, que iniciou com um Sistema Nacional de Ensino, partindo do princípio jurídico de que a "Educação é um direito de todos e dever do Estado".
		
	
Resposta: A pedagogia da essencia surge quebrando paradgmas referentes a diferencial social por meio do divino ou do poder econômico que tornavam cada vez mais nítida a separação entre os dententores do saber, já que podiam custeá-lo. A essencia dessa pedagogia é impregnada dos principios de igualdade, liberdade e fraternidade, tornado assim todos dignos de desfrutarem do saber que passou a ser um direito de todos e dever do Estado garantir esse direito, tornando assim o primeiro passo legal para o igualdade social.
	
Gabarito: Espera-se que o aluno escreva sobre a luta entre a burguesia e os reis e o clero, em relação aos privilégios obtidos por estes. A burguesia defendia a posição de que os privilégios econômicos, sociais e educacionais não eram naturais como afirmavam os reis e o clero, mas sim, frutos de formas de dominação decorrentes de contextos históricos e sociais. Dessa forma, a burguesia defendia a filosofia da essência, que buscava a defesa da igualdade essencial entre os homens.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A burguesia defendia a posição de que os privilégios econômicos, sociais e educacionais não eram naturais como afirmavam os reis e o clero, mas sim, frutos de formas de dominação decorrentes de contextos históricos e sociais. Dessa forma, a burguesia defendia a filosofia da essência, que buscava a defesa da igualdade essencial entre os homens.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307411797)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O uso de dados quantitativos na pesquisa educacional no Brasil nunca teve uma tradição sólida ou uma utilização mais ampla. Por que as pesquisas quantitativas também são importantes na área da educação?
		
	
Resposta: Por que através de suas representações numéricas e percentuais tornam´-se concretos os dados da pesquisa para o estudo, aplicação e planejamento de incentivos e projetos educativos, afim de apurar a atuação e o investimento do país frente as questões educacionais
	
Gabarito: Espera-se que o aluno defenda a metodologia de análise quantitativa, que contribui para a investigação de temas relacionados às políticas públicas, financiamentos educativos, planejamento e gestão educacional, pois sem a análise de dados numéricos esses temas podem ser apenas superficialmente tratados e compreendidos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307248377)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A pesquisa bibliográfica constitui uma etapa de qualquer pesquisa. Assinale a alternativa que NÃO constitui um uso da pesquisa bibliográfica:
		
	
	Estudo da arte
	
	Discussão dos resultados
	
	Construção das hipóteses
	
	Construção do referencial teórico-metodológico
	 
	Trabalho de campo

Outros materiais