Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Metodologia de Arte e
Movimento: Corporeidade 
Édy Carlos Monteiro
Pedagogia – Livro II
EDUCAÇÃO FÍSICA
Historicamente, as manifestações corporais na prática da Educação Física foram influenciadas pela visão racional e dualista, e ela foi baseada na concepção positivista, o que acabou fundamentando todo o conhecimento moderno, inclusive a instituição escolar. 
Esse pensamento adotado na modernidade, do dualismo cartesiano, separou o sujeito do seu corpo, isto é, privilegiou as experiências cognitivas e descartou o corpo como elemento fundamental no processo de produção de conhecimento. 
Assim, todas as manifestações relacionadas ao corpo em movimento tornaram-se inconvenientes e passaram a ser reprimidas, pois eram consideradas como distração e desvio das funções da mente (SANTIN, 1987).
Hoje sabemos que não existe dicotomia entre o corpo e a mente, pois o corpo não é mais considerado
um estorvo, pelo contrário, é a partir dele que as crianças se apropriam do mundo e dão sentido às suas aprendizagens (FREIRE, 2005).
Segundo Freire (2005), ao matricular a criança na escola, devemos matricular o corpo junto. Este não pode ser desvinculado da cognição ou ser apenas um mecanismo de movimento, incapaz de produzir novos saberes. 
Santin (1987, p. 19), afirma que “o movimento humano pode ser compreendido como uma linguagem com capacidade expressiva. Nessa concepção, o corpo vai muito além dessa visão mecanicista do movimento. 
corporalidade
Na perspectiva do corpo integrado em uma concepção histórica, social e cultural, utilizamos o termo “corporalidade” (FREITAS, 2011). Csordas (1990) utiliza esse termo como um paradigma da antropologia que tem a ideia de um corpo integrado, biopsíquico e sociocultural, diferente do conceito de “corporeidade” que apresenta dualidades entre mente e corpo, sujeito e objeto. O autor discute o corpo na perspectiva de que este não é o objeto a ser estudado em relação à cultura, mas que ele pode ser considerado o sujeito da cultura, isto é, a base existencial da cultura. 
E então, para ela existir, é preciso que o Homem exista, ou seja, somente haverá cultura se houver pessoas, e somente haverá cultura se existir o corpo (FREITAS, 2011). 
[...] quando utilizamos o termo corporalidade, entendemos que ele dá conta da discussão proposta por Csordas (1990), não sendo necessários neologismos (encorporação) nem deslocamentos de significados de outras palavras (MALUF, 2001, p. 87).
Assim, pensar em um corpo que também é “produtor”, e não apenas “produto” de uma cultura, faz com que possamos refletir nossos conceitos acerca do corpo (MALUF, 2001, p. 88). 
ATIVIDADES FÍSICAS
As atividades realizadas por meio da Educação Física fornecem aos alunos subsídios e ferramentas para o cultivo de bons hábitos de alimentação, de cuidados com o corpo, bem como para o desenvolvimento das suas potencialidades corporais e cognitivas.
Assim, o conhecimento construído por meio das atividades físicas deve possibilitar:
a análise crítica de valores sociais (padrões de beleza e saúde), seu papel como instrumento de
exclusão e discriminação social;
por meio da interação com os demais alunos nos jogos, o desenvolvimento do respeito mútuo, das
atitudes de solidariedade e dignidade nos momentos de competição;
a aquisição de hábitos saudáveis, a conscientização de sua importância e a possibilidade de estar integrado socialmente, podendo criar atitudes contra o consumo de drogas (álcool, fumo, entre outras).
Embora nas aulas de Educação Física os aspectos corporais sejam bem evidentes, a aprendizagem
está presente e vinculada à experiência e à prática, e os aspectos cognitivos, afetivos e corporais estão inter-relacionados em todas as situações. 
educação Física na escola 
A Educação Física é uma área que trabalha com os movimentos mais amplos do ser humano, estimulando-o a compreender seu corpo e levando-o a obter a autoconfiança necessária à sua autonomia. 
Por isso, essa disciplina contribui para que a criança se estruture, por meio de um programa educacional que atenda adequadamente aos seus interesses e equilibre as necessidades individuais e coletivas com atividades que desenvolvam a consciência corporal e espaço-temporal. 
É com base nesse pressuposto que os professores devem planejar e organizar suas aulas. Para o início de cada atividade, sugere-se um plano de trabalho em que sejam propostos movimentos que contemplem a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças na ampliação da cultura corporal.
Condutas motoras de base ou formas básicas de movimento são as formas mais elementares do movimento. Elas acompanham o desenvolvimento da criança, como: quadrupedar, sentar e levantar, rolar, andar, lançar, apanhar, pegar, levantar e transportar objetos, subir e descer. 
O corpo da criança é todo movimento e essas ações citadas fazem parte de elementos considerados facilitadores da aprendizagem. 
Ampulheta heurística 
Questão 1 
O movimento hip-hop é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais. Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova Iorque. É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o break). No hip-hop os jovens usam as expressões artísticas como uma forma de resistência política.
Enraizado nas camadas populares urbanas, o hip-hop afirmou-se no Brasil e no mundo
com um discurso político a favor dos excluídos, sobretudo dos negros. 
Apesar de ser um movimento originário das periferias norte-americanas, não encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade – o que, no entanto, não significa que o hip-hop brasileiro não tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de samba, break parecido com capoeira e grafite de cores muito vivas.
(Adaptado de Ciência e Cultura, 2004). 
Questão 1 
De acordo com o texto, o hip-hop é uma manifestação artística tipicamente urbana, que tem como principais características que podem ser utilizadas pedagogicamente:
A) A ênfase nas artes visuais e a defesa do caráter nacionalista.
B) A alienação política e a preocupação com o conflito de gerações.
C) A afirmação dos socialmente excluídos e a combinação de linguagens.
D) A integração de diferentes classes sociais e a exaltação do progresso.
E) A valorização da natureza e o compromisso com os ideais norte-americanos. 
Questão 2 
Leia com atenção o seguinte texto:
Um palíndromo é uma palavra ou frase que lida da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda tem sempre o mesmo sentido.
Interessante, não é?
Aqui vão mais alguns palíndromos em língua portuguesa:
ASSIM A AIA IA A MISSA.
A DIVA EM ARGEL ALEGRA-ME A VIDA.
A MALA NADA NA LAMA.
O CÉU SUECO.
O ROMANO ACATA AMORES A DAMAS AMADAS E ROMA ATACA O NAMORO.
RIR, O BREVE VERBO RIR.
A CARA RAJADA DA JARARACA.
Questão 2 
Podemos dizer que há um elemento construtivo nos palíndromos que confere o aspecto lúdico e criativo a esse jogo de palavras. Esse elemento é:
C) O movimento.
Justificativa: com o movimento é possível educar, aprimorar e melhorar o desempenho corporal, além de propiciar o bem-estar físico e biopsicossocial, favorecendo o desenvolvimento integral do corpo e da mente, pois ambos funcionam juntos. Nos palíndromos a movimentação do olhar na leitura causa um efeito lúdico e atraente para crianças e adultos. No caso das crianças bem pequenas é possível trabalhar com palavras bem simples ou até nomes, como OVO, AMA, NATAN e ANA. Quando os movimentos corporais são harmônicos o nosso cérebro apresenta mais capacidade de se adaptar a uma nova situação do corpo no espaço e no tempo, e a harmonia gerada pelo jogo dos palíndromos tem a capacidade de organizar o nosso cérebro, sendo ele indicado inclusive como um exercício ou “aquecimento” mental para contribuir com a aprendizagem infantil.
ATIVIDADE TELEAULA II
Pergunta 1
Paramelhor compreensão do indivíduo, os PCNs (2000, p. 25) adotaram uma proposta dentro de um contexto sociocultural e abordam os conteúdos da Educação Física facilitando a ação do educador. Qual é essa divisão?
d. Corpo e organismo.
Pergunta 2
Quais aspectos devemos pensar para planejarmos e desenvolvermos atividades que sejam importantes para a formação da criança?
e. Todas as alternativas.
ATIVIDADE TELEAULA II
Pergunta 2
Quais aspectos devemos pensar para planejarmos e desenvolvermos atividades que sejam importantes para a formação da criança?
O desenvolvimento físico-motor e a postura.
A saúde.
Bons hábitos.
O sociocultural e o brincar.
ATIVIDADE TELEAULA II
Pergunta 3
Quais os objetivos específicos da Educação Física?
a. Adotar atitudes de respeito, conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar as manifestações corporais.
b. Reconhecer-se e organizar-se como elemento integrante do ambiente e do espaço.
c. Solucionar problemas corporais.
d. Conhecer a diversidade de padrões de saúde, beleza estética e corporal.
e. Todas as alternativas estão corretas.
ATIVIDADE TELEAULA II
Pergunta 4
Quais, entre as competências e habilidades que se desenvolvem, fazem parte do conhecimento do corpo?
a. A análise crítica de valores sociais – padrões de beleza e de saúde.
b. A interação com os alunos e a aplicação de valores como respeito, solidariedade e dignidade.
c. A aquisição de hábitos saudáveis.
d. A integração social e a criação de atitudes contra o consumo de drogas.
e. Todas as alternativas estão corretas.
QUESTIONÁRIO UNIDADE II
Pergunta 1
A criança utiliza seu corpo e o movimento como forma de interagir com outras crianças e com o meio e isso ela faz por meio de:
a. Fabricar novas ideias e conceitos.
b. Culturas estão embasadas em valores como a ludicidade.
c. Pela criatividade nas suas experiências de movimento.
d. Práticas escolares devem compreender e respeitar o universo cultural infantil.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Comentário: A criança, por meio das aulas de educação física, têm ideias novas, cria, pratica atividades sociais e diferenciadas.
QUESTIONÁRIO UNIDADE II
Pergunta 2
Acredita-se, porém, que o corpo adquire um papel fundamental na infância, pois este é um jeito de expressão e de vinculação da criança com o mundo, uma vez que é esse corpo que se matricula também na escola.
b. O corpo não pode ser desvinculado da inteligência ou ser considerado apenas como um modo mecânico de movimento, incapaz de produzir novos saberes.
Comentário: O corpo tem suas formas de expressar sua inteligência sem ser um modo mecânico.
QUESTIONÁRIO UNIDADE II
Pergunta 3
Apresentação do corpo e interpretação da linguagem corporal do outro significa:
a. O entendimento entre os corpos que se relacionam e o mundo.
Comentário: O entendimento entre os corpos é importante para o relacionamento entre si e com o mundo.
QUESTIONÁRIO UNIDADE II
Pergunta 4
Atenção às três alternativas que falam do conhecimento construído que acontece quando o aluno tem a oportunidade de vivenciar aulas de Educação Física: 
I - Pela análise crítica de valores sociais (padrões de beleza e saúde), seu papel como instrumento de exclusão e discriminação social; 
II - Por meio da interação com os demais alunos nos jogos, desenvolver o respeito mútuo, atitudes de solidariedade e dignidade nos momentos de competição; 
III - Pela aquisição de hábitos saudáveis, a conscientização de sua importância e a possibilidade de estar integrado socialmente, podendo criar atitudes contra o consumo de drogas (álcool, fumo e outras); 
c. As alternativas I, II e III estão corretas
Comentário: Os padrões de beleza são construídos por uma hegemonia de uma época, atrelados a interesses econômicos, políticos e culturais.
QUESTIONÁRIO UNIDADE II
Pergunta 5
Avaliação que se realiza na disciplina da Educação Infantil de uma forma integral é:
a. Quando se efetivam todos os outros momentos de aula que são avaliativos.
Comentário: A avaliação só se efetiva quando se tem a possibilidade de analisar o todo ao longo do processo das aulas.
QUESTIONÁRIO UNIDADE II
Pergunta 6
Como podemos relacionar os elementos da cultura corporal com a saúde e a qualidade de vida?
a. Avaliar se o aluno consegue aprofundar o conhecimento sobre os limites e as possibilidades do próprio corpo.
b. Saber a forma de poder controlar algumas de suas posturas e atividades corporais com autonomia.
c. Valorizar a saúde como recurso para melhoria de sua aptidão física.
d. Integrar a dimensão emocional e sensível do corpo à cultura corporal de movimento.
e. Todas as alternativas estão corretas. 
Comentário: As aulas de Educação Física aprofundam os conceitos de corpo com saúde, na medida em que as atividades estão relacionadas com as atividades corporais e as aptidões físicas.
QUESTIONÁRIO UNIDADE II
Pergunta 7
Na década de 1970, a Educação Física ganhou, mais uma vez, funções importantes para a manutenção da ordem e do progresso. Por quê?
a. O governo militar investiu na Educação Física em diretrizes pautadas no nacionalismo, na integração nacional (entre os estados) e na segurança nacional.
Comentário: O governo pensou na Educação Física em diretrizes pautadas no nacionalismo, na integração nacional e na segurança nacional.
QUESTIONÁRIO UNIDADE II
Pergunta 8
No dia 1.º de setembro de 1998, por meio da Lei 9.696/98, ocorreu a regulamentação da profissão e do profissional da Educação Física e, consequentemente, da implementação do sistema CONFEF/CREFs (Conselho Federal de Educação Física e Conselhos Regionais de Educação Física), a 18 de janeiro de 1999. 
Nela ficou determinado que:
c. A 20 de fevereiro de 2000, a resolução CONFEF n.º 025/2000 elaborou o código de ética dos profissionais registrados no sistema.
Comentário: A lei indica que a partir dessa data há um código de ética para o profissional da Educação Física.
QUESTIONÁRIO UNIDADE II
Pergunta 9
Pensando que a disciplina de Educação Física escolar pode ser desenvolvida por profissionais capacitados e comprometidos com uma proposta educacional organizada, isso se dará por meio de:
a. metodologias adequadas e com uma visão global do aluno;
b. irradiar o gosto pela prática da atividade física não só dentro da escola, mas também na comunidade em que estiver inserido;
c. aumentar as aulas e tendo como consequência a diminuição dos casos de obesidade, hipertensão, estresse, colesterol alto, tabagismo e outros que já fazem parte da lista de doenças infantis e são responsáveis pelos altos índices de morte na fase adulta no Brasil;
d. contribuir para a inclusão social e escolar e para a permanência do aluno na escola;
e. Todas as alternativas são verdadeiras.
Comentário: As aulas de Educação Física têm a possibilidade de auxiliar o aluno em seu processo de ensino e aprendizagem, despertando sua autoestima, seu autoconhecimento e o gosto pela atividade física, portanto poderá contribuir com as demais dimensões do ser humano.
QUESTIONÁRIO UNIDADE II
Pergunta 10
Segundo BAECKER, as aulas de Educação Física na Educação Infantil devem ser guiadas, partindo das experiências de movimento, em três âmbitos que são;
d. Experiência da interação social, buscar e entender-se e comparar-se no conceito de saber relacionar-se com os outros em situações de movimento.
Comentário: A experiência com o lúdico e a interação social faz com que o indivíduo se conheça e desenvolva sua socialização.

Mais conteúdos dessa disciplina