Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
  			
Acadêmicos: Artur dos Santos
 João Pedro da Silva Braga
José Ryberto de Barros Tenório 
Vinícius Marcelino da Silva
	
Professora: Adrianne de Deus
Disciplina: Metodologia do Ensino da Educação Física
Maceió, Setembro/2018
*
*
INTRODUÇÃO
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinado a jovens e adultos que não tiveram acesso ou que por algum motivo não puderam concluir o ensino na idade própria. É um curso ofertado a jovens a partir dos 15 anos de idade, pela secretaria de educação, presencial ou a distância.
A EJA foi criada, também, a partir de erros e de inadequação de currículos, métodos e materiais didáticos, que embora sejam difíceis de admitir, ainda persistem, em muitos locais de aprendizagem. Não existiam propostas sobre a parte social e capacidade cognitiva dos sujeitos envolvidos no processo e como eles construíram o seu conhecimento.
*
*
INTRODUÇÃO
A história da EJA no Brasil se deu de forma invariável, não havia ação do governo quanto ao desenvolvimento de políticas educacionais que viessem atender esse público.
A EJA não veio no início da formação do Brasil. Mas ela veio logo após a Educação Jesuítica, que era apenas para formação indígena e catequista da Igreja Católica, mas passou por vários momentos de grande significado político-social, para sua organização e se mostrou, até hoje, um sistema resistente e forte.
*
*
INTRODUÇÃO
1930: Governo de Getúlio Vargas houve o interesse de organizar a educação de forma a atender as demandas do setor produtivo;
1934: Embora tenha sido mais progressista no que se refere a educação;
1937: Tirava a responsabilidade do Estado para com a formação educacional no país, favorecendo o ensino profissionalizante, com intuito de capacitar os jovens para trabalhar nas indústrias, sem interesse de transmitir o conhecimento científico;
Surge na época do regime militar o movimento de alfabetização “MOBRAL”, no intuito de erradicar o analfabetismo no Brasil. O método adotado pelo Mobral era o de ler e escrever, com o mesmo intuito do precursor da EJA Paulo Freire.
Ghiraldelli Jr.(2008, p.78) 
*
*
OBJETIVOS GERAIS NA ED. FÍSICA
Construir consciência crítica sobre o uso do que se faz na educação física;
Buscar compreender a arte e a cultura corporal e contextualizar os diferentes grupos socioeconômicos;
Conhecimento adquirido deve ser discutido, havendo uma troca de informações e criar conhecimento sobre atividade física e saúde.
*
*
 Conteúdos de Educação Física na EJA
ATITUDINAIS
são apresentados em primeiro plano, por que é uma forma de obter coerência entre comportamento e discurso do sujeito. Indicando valores e consciência do que pode e do que não pode fazer.
CONCEITUAIS
Os conceitos e princípios constituem-se em generalizações, deduções, informações e sistematizações relativas ao ambiente sociocultural.
PROCEDIMENTAIS
Os procedimentos expressam um saber fazer que envolve tomar decisões e realizar uma série de ações, de forma ordenada e não aleatória, para atingir uma meta.
Projeto de pesquisa aprovado pelo CEP faculdade Estácio de Alagoas, sob o parecer Nº 2.303.130
*
*
O que trabalhar no EJA ?
Sugerir a leitura de textos científicos, auxiliando na compreensão de alguns termos e conceitos utilizados;
Pesquisas históricas as origens/descendência da população e as relações que se estabelecem com as danças e as músicas;
Contribuição para a valorização da cultura local;
As propostas que trabalham o corpo e movimento, na dimensão da saúde;
Discutir e compreender as relações da atividade física com a saúde;
Incluir a abordagem da dimensão cultural influenciando as representações de saúde e bem-estar.
*
*
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA EJA
As discussões no âmbito da Educação Física para EJA, com práticas expressas na cultura corporal, devem considerar que os alunos já possuem uma representação da escola , da atividade física e da educação física escolar, formada a partir das vivências que compõem a história pessoal.
A educação física pode também ir ao encontro da abordagem saúde renovada, buscando se integrar sobre o que o docente já conhece e o estimulado, a partir daí à adoção de hábitos saudáveis não só dentro da instituição de ensino, mas por todo seu cotidiano e se estendendo por toda sua vida;
*
*
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA EJA
Não se prendendo apenas ao aspecto físico, mas também ao cognitivo, afetivo e social, para que possa tornar todo ser humano melhor com ele mesmo e contribuindo assim, para uma sociedade melhor.
A educação física num conceito maior de educação, deve abordar o corpo humano como um todo, explorando todos os seus limites e suas possibilidades;
*
*
REFERÊNCIAS
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira/Paulo Ghiraldelli JR. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-formacao-educacao-jovens-adultos-no-brasil.htm> Acesso em 10. 09. 2018
Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EducacaoFisica.pdf> Acesso em 10. 09. 2018
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina