Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

*
Pintura em alvenaria
Processos construtivos II
*
Função
Uma das principais funções da pintura é impedir que a umidade proveniente da chuva, condensações e limpeza se infiltre nos elementos construtivos. (mas pintura não é considerada impermeabilização);
Nivela superfície agregando os grãos de areia ao substrato;
Estética. 
*
Etapas do processo 
Preparação da superfície;
Aplicação de fundos e massas;
Aplicação da tinta de acabamento.
*
Preparação da superfície
Tem como objetivo melhorar as condições para recebimento da tinta.
A superfície deve estar limpa, seca, lisa e plana, livre de graxas, óleos, ceras, resinas, sais solúveis e ferrugem.
A porosidade exagerada deve ser corrigida pela aplicação de fundos.
*
Fundos e Massas
Servem para reduzir a porosidade e uniformizar a superfície, para melhorar sua textura e facilitar a adesão da tinta de acabamento.
*
Selador
Para paredes internas e externas de reboco, indicado para selar e uniformizar a absorção das superfícies. Seu alto poder de enchimento melhora o rendimento das tintas de acabamento.
Secagem: Ao toque 2 horas, Final 6 horas 
*
Fundo preparador
Uso externo e interno, sela, uniformiza a absorção das superfícies e aumenta a coesão de superfícies porosas Ideal para reboco fraco, concreto novo, pinturas descascadas, paredes caiadas, gesso e cimento-amianto. 
Secagem: Ao toque 30 minutos Final 4 horas 
*
Massa corrida
Para paredes internas. Nivela e corrige imperfeições. Permite um acabamento mais liso e requintado às tintas Látex PVA ou Acrílica
Secagem: ao toque 40 minutos, Final 4 horas 
*
Massa acrílica
Para paredes externas e internas de alvenaria. Nivela e corrige imperfeições Oferece acabamento mais liso e requintado às tintas Látex PVA ou Acrílica
Secagem: Ao toque 1 hora Final 4 horas 
*
Recomendações
Para evitar a maioria das patologias de pinturas, “sempre” cuidar o prazo de cura do emboço e do reboco: 28 dias.
A água presente na argamassa vai causar: eflorescências,bolhas, manchas, saponificação, dentre outras. 
*
Recomendações
“Sempre” eliminar a presença de água na alvenaria! Cuidar para não pintar paredes molhadas pela chuva, em dias de chuva e, verificar a existência de vazamentos na alvenaria. 
“água atrás da tinta não dá certo”! 
*
Aplicação da tinta
O número de demãos será o suficiente para cobrir a superfície a pintar, de acordo com as especificações do fabricante e nunca inferior a 2.
Cada demão só poderá ser aplicada após a antecedente estar totalmente seca, recomenda-se de 12 a 24 horas entre demãos.
*
Recomendações
O tempo entre demãos de massa corrida ou seladores também deve ser observado!
*
TINTAS: Componentes
Veículo: ou carga, formam a película da tinta. Podem apresentar diferentes propriedades físicas e químicas.
`
Pigmento: são partículas sólidas e insolúveis que conferem cor e poder de cobertura. São responsáveis pela consistência, lixabilidade e brilho.
*
Pigmentos:
Branco: óxido de titânio e óxido de zinco; Pasta de cal e pasta de gesso.
Amarelo: Cromatos de chumbo; óxido de ferro amarelo.
Vermelho: óxido de ferro; sulfato de mercúrio.
Azul: Ferrocianeto de ferro (azul da Prússia), Cobalto.
Verde: óxido de cromo verde, mistura de amarelo e azul.
Preto: óxido de ferro preto, negro de fumo (fuligem derivada do carvão).
*
Solvente: são líquidos voláteis que proporcionam viscosidade para o nivelamento da tinta. Os principais solventes são os derivados de petróleo (benzina, querosene, aguarrás, tíner, etc) e água.
Aditivos: são empregados para melhorar as propriedades físicas e químicas das tintas:
*
Secantes: auxiliam na secagem das tintas;
Antissedimentantes: proporcionam estabilidade dos produtos de diferentes densidades que compõem as tintas;
Antiespumantes: evitam a formação de espumas;
Plastificantes: melhoram a aplicabilidade e o espalhamento.
*
Tintas
Látex PVA: Veículo permanente é constituído de uma resina de acetato de polivinila, (emulsão de tipo vinílico com base de resinas estireno-butadieno).
Acrílica: veículo permanente constituído de resinas onde se encontram polímeros ou copolímeros do ácido acrílico e do ácido metacrílico. Solúvel em água, com excelente resistência às intempéries e a produtos de limpeza. 
*
Tintas (outras)
Esmalte sintético: base de resinas alquídicas, para metal e madeira
Tinta a óleo: base de óleos vegetais como linhaça, atualmente é substituída pelo esmalte sintético. 
Tinta Epóxi: base de resina epóxi, grande resistência à abrasão e ataques químicos.
 Borracha clorada: base de borracha clorada, grande plasticidade e resistência à água.
*
Caracteristicas das tintas
Estabilidade: Ao se abrir uma lata de tinta pela primeira vez, esta não deve apresentar excesso de sedimentação, coagulação, empedramento, separação de pigmentos ou formação de nata, tal que não possa tornar-se homogênea através de simples agitação manual. A tinta não deve apresentar odor pútrido nem exalar vapores tóxicos.
*
Facilidade de aplicação: A tinta deve espalhar-se facilmente, de maneira que o rolo ou o pincel deslizem suavemente sobre a superfície, devendo as marcas desses acessórios desaparecer logo após a aplicação da tinta, resultando uma película uniforme.
*
Rendimento e cobertura: O rendimento refere-se ao volume de tinta necessário para pintar uma determinada área (m²/litro). A cobertura significa a capacidade da tinta em cobrir totalmente a superfície
*
Durabilidade: Refere-se à resistência à ação das intempéries (sol, chuva, maresia, etc.). A tinta mais durável demora mais para sofrer alterações na sua película, para calcinar, perder sua boa aparência, assim como suas propriedades de proteção.
*
Lavabilidade: As tintas devem ser laváveis, resistindo à ação de agentes químicos comuns em uso doméstico, tais como detergentes, água sanitária e outros.
*
Patologias comuns
Bolhas: As bolhas são causadas por falta de aderência do produto aplicado devido à presença de pó (tinta antiga pulverulenta) sobre a superfície ou ainda por infiltrações de umidade no substrato, causadas por falhas nas impermeabilizações, trincas e vazamentos em tubulações, por exemplo. 
*
*
*
*
Crateras: Este problema ocorre devido á presença de óleo, graxa ou gorduras na superfície a ser pintada, e também quando a tinta é diluída com materiais não recomendados como gasolina, querosene, etc. 
*
Desagregamento: Caracteriza-se pela destruição da pintura, que se esfarela, destacando-se da superfície juntamente com partes do reboco.
	Este problema ocorre quando a tinta foi aplicada antes que o reboco estivesse curado ou pela presença de umidade negativa na superfície. Portanto, antes de pintar uma superfície com reboco novo, deve-se aguardar cerca de 28 dias para que o mesmo esteja curado e completamente seco. Este problema também ocorre quando o traço da argamassa/reboco é fraco e portando não possui boa coesão.
*
Descascamento: O descascamento é causado por falta de aderência do produto aplicado devido a presença de pó (tinta antiga pulverulenta) sobre a superfície, falta de diluição da tinta, uso de fundos ou massas de baixa qualidade.
*
*
*
*
*
Eflorescências: São manchas esbranquiçadas na camada de tinta gerada pelo arraste de sais alcalinos à superfície pintada por presença de umidade ou pintura sobre reboco não curado. Isto acontece quando a tinta foi aplicada sobre o reboco não curado ou em superfícies com presença de umidade.
*
*
Saponificação: Manifesta-se pelo aparecimento de manchas na superfície pintada (freqüentemente provoca descascamento ou destruição da tinta PVA) ou pelo retardamento indefinido da secagem de tintas à base de resinas alquídicas (esmaltes e tintas a óleo). Neste caso, a superfície apresenta-se sempre pegajosa, podendo até escorrer óleo.*
*
*
*
*