Buscar

1° parte DESEN MOTOR

Prévia do material em texto

Desenvolvimento Motor
Comportamento motor
Aprendizagem motora estuda os mecanismos e processos subjacentes às mudanças de comportamento motor em virtude da prática, ou seja, a aquisição de habilidades motoras e os fatores que as influenciam. Pode ocorrer em qualquer momento da vida e se dá de várias formas, ela demora menos que o desenvolvimento.
Ex: Lançar a bola de basquete diversas vezes na cesta até que aprenda a lançar precisamente
 Desenvolvimento motor estuda as mudanças no comportamento motor ao longo do ciclo de vida do ser humano, cria janelas de oportunidades no sistema nervoso e está relacionado com um tempo maior de aprendizagem, algo constantemente em processo 
Ex: Andar, correr, saltar 
Controle motor é a capacidade de orientar, organizar objetos e os mecanismos essenciais para o movimento, depende da sensação, percepção e regulação dos graus de liberdade. Os sistemas primários no controle do movimento: Sist. Vestibular, propriocepção e visão.
Ex: Pegar uma caneca em cima da mesa
Diferença entre sensação e percepção
A sensação é basicamente uma resposta de um receptor sensorial a estímulos externos, ou seja, é uma resposta fisiológica do organismo. Antecede a percepção
Ex: Sentir muito calor
 A percepção, por outro lado, é o julgamento dado pelo sujeito com base nas informações das sensações. É a interpretação por parte do indivíduo do que foi captado pelos sentidos. Está ligado a comparação feita a partir da memória.
Ex: Perceber que está respirando
Comportamento Motor através do meio da tarefa e do indivíduo
Toda ação motora emerge da interação desses 3 fatores. Um indivíduo produz um movimento para obedecer às demandas da tarefa que está sendo executada dentro de um ambiente específico que vai sempre modular qual a atitude que o sujeito deve tomar para se encaixar as condições.
Ex: Planejar surfar em uma praia com ondas medianas e chegando lá elas estarem enormes, então terei que me adaptar e mudar a forma como me manterei na prancha, a forma como realizarei os movimentos para que fique de acordo com os tipos de ondas.
Teorias - tentam descrever a interação dos sistemas orgânicos e o ambiente na elaboração e controle do movimento.
Teoria reflexa: os reflexos são considerados a unidade básica do movimento, assim os movimentos mais complexos seriam formados por uma junção de reflexos. Entretanto, esta teoria não explica os movimentos voluntários e os movimentos que acontecem na ausência de um estímulo sensorial.
Ex: O sapo que ao ver uma mosca, desencadeia um estímulo, que produz a ativação reflexa do impulso da língua para capturar a mosca
Teoria hierárquica: Propõe que no Sistema Nervoso existe uma hierarquia, onde os centros superiores (áreas responsáveis pela consciência) comandam os centros inferiores. Nesta teoria o centro superior contém toda a informação necessária para o movimento e pode ou não usar o feedback externo ou interno para regular o movimento. As limitações dessa teoria é ignorar os movimentos reflexos, como o quando se pisa em um prego e automaticamente há a retirada
Ex: Arremessar, pegar, atirar algo, escrever etc...
Teoria dos sistemas: Sugere que vários componentes, internos (musculares, digestivo, respiratório, neural) e externos (inércia, gravidade, aceleração) atuam no controle motor e que diferentes comandos podem resultar no mesmo movimento. Uma grande limitação desta teoria é o não aprofundamento na interação do organismo com o ambiente
Ex: Arremessar um objeto vai depender da gravidade, aceleração e etc.
Teoria ecológica: “Não existe ação sem o meio ambiente”. Desenvolvida por dois alunos de Gibson foi caracterizada pela grande ênfase na capacidade de percepção que ao contrário das demais teorias que apontavam a sensação como fator mais importante no controle motor. As atitudes são tomadas a partir do que o ambiente permitir. As limitações dessa teoria se dão por ela não enfatizar a organização e a função do sistema nervoso que leva a interação do organismo com o ambiente.
Ex: O caminho da trilha vai me direcionar, ou seja, quem dá a ação é a trajetória.
Teoria de processamento de informações: Ela foca em como ocorre a organização dos pensamentos, em como ocorre a compreensão na aprendizagem. Essa teoria enxerga o indivíduo como um computador capaz de codificar a informação, armazenar, processar e recuperá-las sempre que necessário. A limitação foi que muitos indivíduos passaram a memorizar a informação para obterem uma resposta rápida, mas não trabalhavam a reflexão do conteúdo.
Ex: Estar jogando um jogo que apareçam somente peças amarelas, a tomada de decisão será mais rápida do que se aparecessem peças amarelas e azuis pois o processamento é mais demorado conforme há mais informações entrando para serem processadas (lei de Hick)
Descrição dos 3 estágios do processamento 
1° identificar o estímulo: analisar o conteúdo da informação que pode vir por toque, visão, audição, olfato, cinestesia etc. Forma-se uma representação ambiental, podendo ser visual ou não, detecta-se os padrões de movimentação do objeto.
2° processar a informação e selecionar a resposta: Decidir qual resposta ser dada, se é que precisa ser dada. Ex: em uma partida de vôlei pegar a bola ou deixar ela passar para seu companheiro pegar
3° programar a resposta/execução da informação: organizar o sistema motor para a produção do movimento desejado
Importância das diferenças individuais - Entender porque perante a mesma tarefa, durante o mesmo tempo, indivíduos são diferentes. Seja pelo temperamento, influências sociais, tipos de experiência de vida diferente, tamanhos e formas diferentes, o profissional do movimento dese saber lidar e se adaptar as tarefas de acordo com as diferenças individuais.
Ex:
Capacidade: Podem ser físicas ou perceptivas motoras. São traços geneticamente herdados e impõem limitações
Ex: Altura, cor dos olhos, tipo físico etc.
Habilidade: É uma progressão de movimento que se torna desenvolvido. É o resultado de performance
Ex: Em quanto tempo terminou de executar uma corrida
Potencialidade: Está relacionado a um fator de mudança comportamental que reflete no movimento, a tomada de decisão vai afetar a potencialidade do indivíduo 
Ex: Ser aberto ou fechado para executar novas atividades
Importância do tempo de reação- É o intervalo de tempo existente entre a geração de um estímulo visual, tátil, audível etc., e a ação motora. Esse tempo depende de fatores como o estado emocional, idade, condicionamento físico e nível cognitivo. É uma capacidade não visível, então é algo geneticamente herdado.
Ex: Tentar matar um mosquito enquanto voa 
Tomada de decisão: é um processo cognitivo que resulta na seleção de uma opção entre várias alternativas. É amplamente utilizada para incluir preferência, inferência, classificação e julgamento, quer consciente ou inconsciente. 
Fatores que afetam: O tempo de reação pode ser alterado se for um movimento mais complexo ou que requeira maior reflexão. Como por exemplo, tocar uma sinfonia no piano faz o tempo de reação aumentar e consequentemente a tomada de decisão, se fosse apenas tocar aleatoriamente qualquer tecla a tomada de decisão seria mais rápida.

Continue navegando