Buscar

atv cont artes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MAURICIO DE NASSAU
PEDAGOGIA
METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE
CHYNTIA PORTO
ROBERTA CAVALCANTE
MARIA JOSIELMA
A atividade proposta sugere que você assista a um dos filmes abaixo, no entanto, nada impede que você assista a ambos:
O “Vem dançar” – Sinopse: Baseado em uma história verídica, Pierre Dulaine (Antonio Banderas) é um dançarino de salão profissional, que se torna voluntário para dar aulas de dança em uma escola pública de Nova York. Pierre tenta apresentar seus métodos clássicos, mas logo enfrenta resistência dos alunos, mais interessados em hip hop. É quando deste confronto nasce um novo estilo de dança, mesclando os dois lados e tendo Pirre como mentor. (Título original: Take the Lead. Data de lançamento: 09 de junho de 2006 (1h 55min)/Direção: Liz Friedlander/Elenco: Antonio Banderas, Alfre Woodard, Jenna Dewan Tatum/Gênero: Comédia dramática/Nacionalidade EUA).
O “O sorriso de Monalisa” – Sinopse: Katherine Watson (Julia Roberts) é uma recém-formanda da UCLA que foi contratada, em 1953, para lecionar História da Arte na prestigiosa Wellesley College, uma escola só para mulheres. Determinada a confrontar valores ultrapassados da sociedade e da instituição, Katherine inspira suas alunas tradicionais, incluindo Betty e Joan, a mudarem a vida das pessoas como futuras líderes que serão. (Título original: Mona Lisa Smile/Data de lançamento: 19 de dezembro de 2003 (EUA)/Direção: Mike Newell/ Gênero: Drama/Romance).
Solicito, então, que ao assistir ao (s) filme (s), faça uma análise crítica sobre o (s) mesmo (s), trazendo suas reflexões pessoais sobre o ensino das artes na escola, na especificidade artística de cada um e quais aspectos (conhecimentos) podem ser trabalhados a partir das intervenções realizadas pelos protagonistas dos filmes.
Para isso, sua dissertação deverá conter respostas para os seguintes questionamentos:
O que você percebeu de diferente nestes professores?
Qual a motivação deles ao exercerem suas posições de educadores?
É possível este (s) tipo (s) de trabalho (s) dentro da nossa realidade brasileira escolar?
Quais as possíveis opções (soluções) que você visualiza, enquanto educador, para efetivar o ensino de artes nas escolas?
Ufa! Muita informação, não é?
Faz parte de nossa caminhada acadêmica.
Lembre-se de elaborar sua dissertação em até 30 (trinta linhas) e fique atento (a) pois, em breve, o seu tutor fará a correção e lhe dará um retorno de seu devido material.
Aguardamos sua resposta. Bons estudos!
Sabemos que trabalhar na educação é um grande desafio, esses educadores demonstraram que a despeito das dificuldades e do contexto social de desigualdade em que a escola está inserida, é possível buscar meios de motivação para que os estudantes percebam e desenvolvam o seu potencial. Isso foi o diferencial do professor do filme dança comigo, ele quis resgatar aqueles jovens da vida de dificuldade que enfrentavam através da dança.
Sua motivação era mostrar para os estudantes da detenção, que poderiam escolher seu futuro, através dos ritmos de dança, ensinou respeito, controle emocional, disciplina, alegria, igualdade. Quando questionado na presença dos responsáveis dos alunos, pelo professor que denunciou ele aos pais, soube apresentar os motivos da importância da arte em questão, e ganhou a confiança e apoio de todos. 
 Mesmo com as dificuldades do ensino público brasileiro, sabemos que é possível realizar um trabalho dessa forma, seja em qualquer esfera: artística, física, social, pessoal e psicológica. Diante das mudanças ocorridas na educação, percebemos que os curriculum das escolas estão baseados nas LDB com o objetivo de aproximar o ensino a realidade do aluno. Trabalhando com projetos interdisciplinares de acordo com as necessidades da comunidade, buscando soluções e formando cidadãos. 
O ensino da arte nas escolas precisa ser respeitado e valorizado, pois através da arte podemos resgatar a cultura da escola, município, estado e país. É preciso que todos que fazem a educação despertem para o trabalho a ser desenvolvido mediado por esse componente curricular, envolvendo todos os outros.
Em consonância com o pensamento de Barbosa (2007), a obrigatoriedade do ensino de Arte não é o bastante para garantir existência desta disciplina no currículo. Depende muito das ações do professor para que este ensino tenha maior legitimidade no contexto escolar. Em outras palavras, é muito importante que o professor de Arte receba a devida formação continuada para atuar de modo que os alunos tenham um contato efetivo com a Arte na escola e aprendam a identificar os diversos fenômenos artísticos em seu cotidiano. Além do apoio na utilização de materiais e espaços da escola e a exploração dos diversos tipos de demonstrações artísticas dos alunos. Abrir espaço para que os alunos se apresentem ao final de cada bimestre ou projetos, convidando os pais e a comunidade para prestigiar e incentivar os estudantes. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://www.youtube.com/watch?v=lucYdo7EJhM. Acessado em 17/03/2019.
https://canaldoensino.com.br/blog/artes-na-educacao-a-importancia-de-ensinar-artes-na-escola. Acessado em 18/03/2019.
https://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-arte-no-ensino/55910. Acessado em 18/03/2019.

Outros materiais