Buscar

GESTÃO DA QUALIDADE resumos e duvidas

Prévia do material em texto

Dúvida:	Quais são as funções básicas da Administração
Resposta:	O trabalho da Administração envolve quatro funções ou tipos de atividades, inter-relacionadas e interdependentes, a saber: Planejamento: Plano de ação antes de se iniciar um trabalho. O que se quer fazer? Aonde se quer chegar? Organização: Reunir, organizar e alocar os recursos necessários para se realizar a atividade pretendida. É o trabalho de estruturação. Direção: Consiste em fazer com que a estrutura funcione, fazendo-se uso de todos os recursos necessários. É o esforço de fazer a estrutura movimentar-se de acordo com o planejado. Controle: É a avaliação de todo o trabalho realizado pela organização, para que possam haver ajustes e melhorias. As funções da Administração ocorrem de forma integrada e também influenciam continuamente umas às outras.
Dúvida:	Professor boa tarde, poderia me dar um novo esclarecimento sobre esses dois assuntos, pois não ficou claro em minha cabeça com a aula que tive no cia. Obrigado!
Resposta:	Hermes, emponderamento ou empowerment, significa fortalecimento do poder decisório dos colaboradores. É uma forma de conceder aos colaboradores maiores oportunidades para eles participarem efetivamente da escolha das estratégias organizacionais. A reengenharia é concebida num contexto de fortalecimento das posições da organização no mercado. Propõem a inovação e o desapego das tradições formais. É preciso ver os processos de trabalho de forma radical (de raiz, de profundidade). Pode ser considerada como "começar de novo", ou seja, esquecer o que existe, abandonar os procedimentos atuais e criar novos. Segundo Araújo (2001) a reengenharia rejeita a sabedoria convencional e as tradições herdadas do passado, para engendrar algo completamente diferente.
Dúvida:	Depois de ter sido citado vários pensadores na área da Qualidade fiquei um pouco perdida, Existe um criador ou pensador que pode ser considerado ele o criador desta área?
Resposta:	Não existe um pensador específico que tenha sido o criador da filosofia relacionada a qualidade. Existem sim vários pensadores que destacamos como os GURUS da QUALIDADE, que através das suas metodologias com sólida base em estatística e administração conseguiram transformar a Qualidade em algo mais objetivo, garantindo assim a sua definição clara. Foram na sua época verdadeiros inovadores, que através de uma necessidade buscaram uma solução e firmaram a mesma como uma permanente ideia que são aplicadas até hoje. Walter Shewhart/Armand Feigenbaum/William Edwards Deming/Joseph Moses Juran/Philip B. Crosby/Kaoru Ishikawa/Genichi Taguchi/Tom Peters/Shigeo Shingo.
Dúvida:	quantos na historia foram primordiais para formar as regras de gestão de qualidade? edward Deming foi o principal?
Resposta:	Rafael, cada "guru" contribuiu para a qualidade de uma forma diferenciada. Sem duvida que Edward Deming foi um dos principais. O importante é que as definições se completam e que devemos usá-las de acordo com a nossa necessidade do momento. Qualidade é um processo de melhoria contínua, ser adequação ao uso e qualidade é desenvolver com conformidade, são as definições básicas da gestão da qualidade.
Assunto:	tem diferença entre processos de qualidade e gestao da qualidade
Dúvida:	se tem diferença ou nao
Resposta:	Gestão de processos significa que há processos sendo monitorados, mantidos sob controle e que estão funcionando conforme foi planejado. Quando se fala em gestão por processos, procura-se ver a organização de forma mais ampla. Vários processos estão interagindo e a gestão olha isso como um todo. Exemplificando: dentro de uma organização você tem a área de suprimentos, de logística, de produção, comercial, entre outras, e cada uma tem o seu processo controlado. No conceito mais tradicional, cada área procura ter a gestão do seu processo e otimizar sua performance. Pelo modelo da FNQ, a gestão por processos implica em trabalhar esse conjunto sob a óptica da visão sistêmica, enfim, gerir considerando a interação entre os processos e entre esses e o ecossistema. Para definirmos o que é a gestão da qualidade, faz-se necessário reforçar ainda mais o conceito da própria qualidade. A implantação de um processo de gestão da qualidade deve começar com o pleno entendimento e compreensão do que significa qualidade. Torna-se relevante saber o que é exatamente qualidade para que os esforços destinados a obtê-la sejam corretamente direcionados. Primeiramente faz-se necessário estabelecer a diferença entre qualidade e gestão da qualidade total, ressalvando que são conceitos distintos e que, embora nem sempre possam ser dissociados, não estão necessariamente relacionados. A qualidade, por si só, diz respeito à adequação de determinado produto ou serviço, apresentando reconhecidos valor e utilidade para o indivíduo que dele faz uso. A gestão da qualidade total, como considerada neste trabalho, refere-se a um conjunto de atividades para dirigir e controlar uma organização no que diz respeito aos princípios de gestão da qualidade, de modo a satisfazer todas as pessoas envolvidas com a organização.
Assunto:	Certificação ISO 9000 de Empresas de Transportes
Dúvida:	boa noite professor!!! professor eu uso uma determinada linha de onibus para ir ao meu serviço, e a frota de onibus dessa empresa todos tem o selo da ISO 9001. Essa empresa obteve este sistema apenas para fazer o diferencial dentre as outras empresas ?
Resposta:	Muitas empresas de ônibus ou transporte de passageiros urbano estão buscando a certificação, pois como estudamos, é um diferencial de mercado a certificação ISO9001. Ainda, muitos contratantes estão exigindo que a empresa seja certificada ISO9001.
Dúvida:	A certificação pela ISO é a maneira adequada de melhorar os níveis de qualidade da empresa?
Resposta:	Não. A empresa deve inicialmente organizar sua gestão da qualidade e melhorar os níveis de qualidade de sua operação para, somente depois de conseguir manter níveis consistentes em sua operação, buscar uma certificação. É inegável que a certificação é uma ferramenta fundamental para as organizações que querem conseguir destaque no cenário nacional e, conseqüentemente, no internacional. Afinal, a organização que procura se adequar a alguma norma e, por conseqüência dessa adaptação, obtém e mantém a certificação, cria um grande diferencial competitivo frente aos seus concorrentes.
Dúvida:	Quem decide se uma empresa pode ter um certificado ISO 14000?
Resposta:	Especifica os requisitos relativos a um sistema de gestão ambiental, de modo a permitir que a organização formule políticas e objetivos que levem em conta os requisitos legais e as informações referentes aos impactos ambientais significativos: As normas ISO 14000 oferecem benefícios às empresas, tais como: A ISO 14001 força a organização a superar a inércia, ligando a política ambiental (promessas vazias) a objetivos e metas reais. Consistência mundial para competição internacional: a ISO 14001 fornece um mecanismo de gestão ambiental responsável. Satisfação do cliente: principalmente no caso de fabricantes de bens duráveis, muitas normas ISO estão mais disseminadas. Custos reduzidos: a ISO 14001, prevenindo poluição, reduz os custos cortando as despesas com matérias-primas e diminuindo custos com descarte de resíduos. Melhoria de imagem pública: há uma reação positiva da comunidade, quando ocorre uma implantação da ISO 14001 por parte de uma empresa local.
Dúvida:	Qual a aplicação da ferramenta PDCA nas organizações ?
Resposta:	Tem o objetivo da análise e solução de problemas de desempenho para obter melhoria contínua. Este sistema foi concebido por Walter A. Shewhart e amplamente divulgado por Willian E. Deming e, assim como a filosofia Kaizen, tem como foco principal a melhoria contínua O Ciclo PDCA tem como estágio inicial o planejamento da ação, em seguida tudo o que foi planejado é executado, gerando, posteriormente, a necessidade de checagem constante destas ações implementadas. Veremos agora cada uma destas etapas isoladamente, confira: P = Plan(planejamento) : Nesta etapa, o gestor deve estabelecer metas e/ou identificar os elementos causadores do problema que impede o alcance das metas esperadas. É preciso analisar os fatores que influenciam este problema, bem como identificar as suas possíveis causas. Ao final, o gestor precisa definir um plano de ação eficiente. D = Do (fazer, execução) : Aqui é preciso realizar todas as atividades que foram previstas e planejadas dentro do plano de ação. C = Check (checagem, verificação) : Após planejar e por em prática, o gestor precisa monitorar e avaliar constantemente os resultados obtidos com a execução das atividades. Avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado A = Act (ação) : Nesta etapa é preciso tomar as providências estipuladas nas avaliações e relatórios sobre os processos. Se necessário, o gestor deve traçar novos planos de ação para melhoria da qualidade do procedimento, visando sempre a correção máxima de falhas e o aprimoramento dos processos da empresa.
Dúvida:	Posso melhorar o desempenho de funcionários com o fluxograma ?
Resposta:	Com certeza. O fluxograma é uma representação gráfica de um processo, onde deve constar todas as ações e as áreas envolvidas nesse processo. Dessa forma, posso propor alternativas para melhoria do desempenho e consequentemente, a melhoria da qualidade. Veja uma boa definição: Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, é a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.
	Dúvida:
	O que é um Fluxograma
	Resposta:
	Com certeza. O fluxograma é uma representação gráfica de um processo, onde deve constar todas as ações e as áreas envolvidas nesse processo. Dessa forma, posso propor alternativas para melhoria do desempenho e consequentemente, a melhoria da qualidade. Veja uma boa definição: Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, é a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.
	Assunto:
	Ferramentas da Qualidade
	Dúvida:
	Em um mercado altamente competitivo, para minha empresa se destacar das demais, seja por causa das diminuições de custos e pela ala inovação sejam tecnológicas ou pessoaia, eu deveria apenas utilizar, por exemplo, Gráficos de Pareto para encontrar os principais focos do problema e o diagrama de causa e efeito, ou utilizaria para levantar minha empresa o método Brainstorming, que é uma matriz de priorização para fazer escolhas com critérios mais rigorosos? Não consegui ao certo diferenciar um do outro.
	Resposta:
	Na realidade são ferramentas da qualidade disponíveis para aplicações que o usuário achar mais adequadas. Segue definições com mais detalhes: Um diagrama de causa e efeito bem detalhado tomará a forma de uma "espinha-de-peixe". A partir de uma definida lista de possíveis causas, as mais prováveis são identificadas e selecionadas para uma melhor análise. Ao examinar cada causa, o usuário deve observar fatos que mudaram, como por exemplo, desvios de norma ou de padrões. Deve se lembrar também de eliminar a causa e não o sintoma do problema. O diagrama de Pareto é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de Pareto (80% das consequências advêm de 20% das causas), isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves.1 Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos. O brainstorming (literalmente: "tempestade cerebral" em inglês) ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados. É o nome dado à uma técnica grupal ¿ ou individual ¿ na qual são realizados exercícios mentais com a finalidade de resolver problemas específicos.
	Dúvida:
	RESPONSABILIDADES BÁSICAS DO PROFISSIONAL DA AREA DE QUALIDADE
	Resposta:
	O Analista de Qualidade é o profissional responsável por atuar com auditorias internas e externas, fazendo a elaboração de normas e procedimentos e não conformidades dos processos. Um Analista de Qualidade elabora e revisa manual de qualidade, procedimentos e instruções do trabalho visando à padronização dos processos de qualidade. Está sob as responsabilidades de um Analista de Qualidade coordenador e desenvolver análises pelo planejamento e sistematização das atividades relativas à área de qualidade de acordo com a política definida pela empresa, definir os controles preventivos, constatar e corrigir deficiências que possam surgir em equipamentos, dispositivos ou máquinas, monitorar ações corretivas, atendimento a auditorias internas e externas, administrar o uso de instrumentos de medição, bem como monitorar periodicamente sua calibração e documentos pertinentes ao mesmo, efetuar teste dimensional, ensaios físicos de dureza das peças através de instrumentos de medição, registrando no relatório de inspeção os dados obtidos, confrontando com as normas técnicas quando necessário, receber, liberar, armazenar e selecionar os materiais conforme ordem de produção, assessorar as áreas da empresa quanto à documentação da qualidade, elaborar os manuais da qualidade, de organização, políticas, padronização visual e operacional de normas e procedimentos, classificar os fluxos de abertura de não conformidades, indicando o padrão de qualidade que a não conformidade se refere, vinculando a não conformidade ao documento pertinente no sistema de gerenciamento eletrônico de documentação, acompanhar o desenvolvimento e término dos processos em andamento, verificando as ações, cobrando os seus respectivos prazos, racionalizar os formulários planos e contínuos, a implantação de modelos diversos atuando junto com as áreas envolvidas, desenvolver, acompanhar e controlar os indicadores de qualidade, administrativo, elaborar os relatórios gerenciais, subsidiando a gerência de qualidade das informações necessárias à tomada de decisões.
	Dúvida:
	DE QUE MANEIRA O MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO PODE AJUDAR AS EMPRESAS A BUSCAR OS RESULTADOS ESPERADOS?
	Resposta:
	A grande preocupação com a produtividade organizacional, cedeu lugar aos métodos , técnicas e ferramentas para a melhoria da qualidade, e atualmente este espaço, principalmente nas organizações de padrão mundial, esta sendo substituído pela busca da excelência, algo que não persegue apenas a eficiência ou eficácia, mais sim busca a efetividade. Não é novidade para ninguém que a competição entre empresas é cada dia mais acirrada, pois, na ânsia de que o consumidor adquira seus produtos ou serviços, as organizações tendem a melhorar sua qualidade e também a buscar diferentes formas de atrair seu público, destacando sua melhoria contínua. O Modelo de Excelência de Gestão (MEG) existe exatamente para fazer com que as Empresas se aperfeiçoem cada dia mais. É um método se avaliar a qualidade de gestão que pode ser utilizado por qualquer tipo de organização, já que é bastante simples de ser implementado. Para quevocê entenda melhor como esse Modelo irá ajudar a alavancar sua Empresa no mercado, deve-se saber que, para que uma organização obtenha sucesso, ela deve ter a capacidade de suprir as necessidades e expectativas de seus clientes a fim de que eles sejam prospectados. O mesmo deve acontecer com a sociedade com que a empresa interage, para que ela continue realizando seu trabalho da forma mais ética possível, cumprindo as leis e preservando o ambiente.

Continue navegando