Buscar

avaliando direito trabalho II 2017 1

Prévia do material em texto

AVALIANDO 1 TRABALHO II
	
		1.
		(Analista TRT-12 2010 FCC) A respeito do abono de férias, analise: I. Deverá ser requerido até quinze dias antes do término do período aquisitivo. II. Tratando-se de férias coletivas, a concessão do abono de férias depende de requerimento individual, independentemente de acordo coletivo entre o empregador e o sindicato representativo da respectiva categoria profissional. III. As disposições previstas na Consolidação das Leis do Trabalho referentes ao abono de férias aplicam-se aos empregados sob o regime de tempo parcial. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, está correto o que consta APENAS em:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	(B) II.
	
	
	(C) I e II.
	
	
	(D) II e III.
	
	
	(A) I e III.
	
	
	(E) I.
	
	
		2.
		(CESGRANRIO 2015) Um trabalhador viu rescindido o seu contrato de trabalho, tendo direito à percepção de aviso prévio. O empregado labutou por mais de vinte anos na empresa. Nesse caso, ele receberá, quanto ao aviso prévio, o correspondente a
		Quest.: 2
	
	
	
	
	quarenta dias
	
	
	noventa dias
	
	
	trinta dias
	
	
	cinquenta dias
	
	
	sessenta dias
	
	
		3.
		(Procurador Teresina PI 2010 FCC) Maria, antes de completar o período aquisitivo de doze meses de suas férias, teve seu contrato individual de trabalho rescindido sem justa causa pela empresa empregadora. Neste caso, Maria
		Quest.: 3
	
	
	
	
	(A) terá direito ao pagamento de 1/3 da remuneração das férias proporcionais ao período trabalhado.
	
	
	(E) terá direito ao pagamento de 2/3 da remuneração das férias proporcionais ao período trabalhado.
	
	
	(D) terá direito ao pagamento da remuneração das férias proporcionais.
	
	
	(C) terá direito ao pagamento de 50% da remuneração das férias proporcionais ao período trabalhado.
	
	
	(B) não terá direito ao pagamento da remuneração das férias proporcionais.
	
	
		4.
		Leia atentamente as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. As férias dos empregados estudantes menores de 18 anos obrigatoriamente deverão coincidir com as férias escolares.
II. Os familiares que laboram na mesma empresa, preferencialmente deverão gozar férias no mesmo período, em face da importância do convívio familiar para o trabalhador.
III. As férias individuais dos empregados deverão ser concedidas em um único período, podendo, excepcionalmente, ocorrer a divisão das mesmas em dois períodos, exceto para os menores de 18 e maiores de 60 anos.
		Quest.: 4
	
	
	
	        
	Apenas a assertiva I está correta
	
	      
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
	
	      
	Apenas a assertiva II está correta
	
	      
	Apenas a assertiva III está correta
	
	
		5.
		Provas: FCC - 2013 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Analista Judiciário - Execução de Mandados . Em relação à concessão e à época das férias, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, considere: I. As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período, nos doze meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito. II. A concessão das férias será participada por escrito ao empregado, com antecedência de, no mínimo, quinze dias. III. Os membros de uma mesma família que trabalha- rem no mesmo estabelecimento ou empresa terão direito a gozar férias no mesmo período, se assim o desejarem e se disto não resultar prejuízo para o serviço. IV. O empregado perceberá, durante as férias, a remuneração que lhe for devida na data em que adquiriu o direito. V. A remuneração das férias será paga até dois dias úteis antes do início do respectivo período. Está correto o que se afirma APENAS em:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	I, II e V.
	
	
	II e IV.
	
	
	I e III.
	
	
	I, II e III.
	
	
	IV e V.
AVALIANDO 2 TRABALHO II
	
	
		1.
		(OAB/FGV - VI EXAME NACIONAL UNIFICADO 2011.3) A empresa X pagou em 10/6/2011 as parcelas do rompimento do contrato do empregado Tício, após dação de aviso prévio, datado de 30/5/2011, de cujo cumprimento o trabalhador foi dispensado. À época da dispensa, o trabalhador, que tinha 11 (onze) anos de tempo de serviço, recebia salário de R$ 700,00 mensais, com forma de pagamento semanal. Com base no exposto, é correto afirmar que o empregado
		Quest.: 1
	
	
	
	
	faz jus a uma indenização no valor do salário, por ter superado o prazo de 8 (oito) dias para o pagamento de quem recebe por semana.
	
	
	faz jus a aviso prévio em dobro, porque contava com mais de 10 (dez) anos de tempo de serviço à época da dispensa e a uma indenização no valor do salário, porque superado o prazo para o pagamento das parcelas decorrentes do rompimento do contrato.
	
	
	faz jus a uma indenização no valor do salário, por ter superado o prazo de 10 (dez) dias previsto em lei para o pagamento.
	
	
	não faz jus a uma indenização no valor do salário, porque o empregador teria até o dia seguinte ao prazo de 30 (trinta) dias do aviso prévio do qual foi dispensado para fazer o pagamento das verbas resilitórias.
	
	
		2.
		(OAB/ CESPE - 2009.3) Acerca de rescisão de contrato de trabalho, assinale a opção correta.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Para os casos de rescisão do contrato de trabalho de empregado com mais de um ano de serviço, a lei exige a assistência do sindicato ou da autoridade do Ministério do Trabalho e Emprego para a validade do recibo de quitação, formalidade não exigida para o pedido de demissão.
	
	
	Qualquer compensação no pagamento da rescisão contratual não poderá exceder o valor equivalente a três meses de remuneração do empregado.
	
	
	Na hipótese de cumprimento do aviso prévio, o pagamento das parcelas constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverá ser efetuado até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato.
	
	
	É eficaz a quitação genérica outorgada pelo empregado na rescisão contratual.
	
	
		3.
		O Empregador avisou o empregado de sua dispensa sem justa causa. No mesmo ato, dispensou o empregado de continuar trabalhando na empresa, determinando que este aguardasse em casa o período do aviso prévio. Neste caso, o prazo para pagamento das verbas resilitórias será até:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	O primeiro dia útil imediato à notificação da dispensa;
	
	
	O décimo dia da notificação de sua dispensa;
	
	
	O décimo dia útil após o término do aviso prévio cumprido em casa;
	
	
	O primeiro dia útil após o término do período do aviso prévio cumprido em casa.
	
	
		4.
		João Luiz se recusou a cumprir ordens diretas do seu superior hierarquico e este objetiva demití-lo por justa causa. Analisando o instituto da justa causa assinale a opção que configura a atitude praticada por João Luiz:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	ato de improbidade
	
	
	o fato é grave, embora não esteja previsto em lei.
	
	
	indisciplina
	
	
	insubordinação
	
	
	desídia
	
	
		5.
		X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Em determinada reclamação trabalhista o juiz, à luz das provas produzidas, considera que a natureza jurídica da extinção contratual foi culpa recíproca (de ambas as partes). Para a hipótese, as alternativas a seguir apresentam direitos deferidos ao trabalhador, à exceção de uma. Assinale-a.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Metade do aviso prévio.
	
	
	Seguro desemprego.
	
	
	Metade do 13º salário proporcional.
	
	
	Indenização de 20% sobre o FGTS.
AVALIANDO 3 TRABALHO II
		1.
		A Constituição Federal, nos ADCT, art.10, II,B, garante a estabilidade provisória desde a confirmaçãoda gravidez até 5(cinco) meses após o parto. Conforme entendimento do TST, pode-se dizer que:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	A garantia de emprego da empregada gestante não autoriza a reintegração ao emprego se esta se der durante o período de estabilidade;
	
	
	Não sendo recomendável a reintegração ao emprego da empregada gestante despedida sem justa causa dentro do prazo de estabilidade provisória, por animosidade da empregada com o empregador, retira da empregada qualquer indenização correspondente ao período da proteção, eis que motivada pela própria empregada.
	
	
	Há garantia de emprego da empregada gestante nos contratos de experiência, desde que o empregador tome conhecimento de que a empregada está grávida durante a vigência do contrato de experiência;
	
	
	Mesmo desconhecendo que a empregada despedida imotivadamente estivesse grávida no momento da demissão, não isenta o empregador do pagamento da indenização decorrente da estabilidade provisória, eis que é fato que ela estava grávida, mesmo que empregador e, até mesmo a empregada, desconhecessem esta situação;
	
	
		2.
		O prazo prescricional para reclamar créditos resultantes das relações de trabalho, conforme previsão legal e entendimento sumulado do TST, é de
		Quest.: 2
	
	
	
	
	trinta anos para reclamar contra o não recolhimento da contribuição para o FGTS.
	
	
	dois anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de cinco anos após a extinção do contrato de trabalho.
	
	
	cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho.
	
	
	2 anos para reclamar contra o não recolhimento da contribuição para o FGTS, observado o prazo de 5 anos após o término do contrato de trabalho.
	
	
	dois anos para os trabalhadores rurais, até o limite de cinco anos após a extinção do contrato de trabalho.
	
	
		3.
		2) Josué e Marcos são funcionários da sociedade empresária Empreendimento Seguro Ltda., especializada em consultoria em segurança do trabalho e prevenção de acidentes. No ambiente de trabalho de ambos, também ficam outros 10 funcionários, havendo placas de proibição de fumar, o que era frisado na contratação de cada empregado. O superior hierárquico de todos esses funcionários dividiu as atribuições de cada um, cabendo a Marcos a elaboração da estatística de acidentes ocorridos nos últimos dois anos, tarefa a ser executada em quatro dias. Ao final do prazo, ao entrar na sala, o chefe viu Josué fumando um cigarro. Em seguida, ao questionar Marcos sobre a tarefa, teve como resposta que ele não a tinha executado porque não gostava de fazer estatísticas. Diante do caso, assinale a afirmativa correta.
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Ambos praticaram ato de indisciplina.
	
	
	A conduta de ambos não encontra tipificação legal passível de dispensa por justa causa.
	
	
	Josué e Marcos são passíveis de ser dispensados por justa causa, respectivamente por atos de indisciplina e insubordinação.
	
	
	Ambos praticaram ato de insubordinação.
	
	
		4.
		Paulo, empregado de uma empresa siderúrgica, é portador do vírus HIV. Tomando conhecimento dessa notícia, o empregador o dispensou imotivadamente e pagou todas as verbas rescisórias. No momento da dispensa, o chefe de Paulo afirmou que a dispensa somente ocorreu em razão de sua doença, apesar de ser um excelente profissional. Paulo, inconformado, ajuizou ação trabalhista para resguardar o seu direito. No caso, se o pedido for julgado procedente, Paulo tem direito a
		Quest.: 4
	
	
	
	
	ser reintegrado.
	
	
	ser readmitido.
	
	
	receber apenas indenização por dano moral.
	
	
	receber apenas os salários do período de afastamento.
	
	
		5.
		VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO João, após completar 21 anos e dois meses de vínculo jurídico de emprego com a empresa EGEST ENGENHARIA, foi injustificadamente dispensado em 11/11/2011. No mesmo dia, seu colega de trabalho José, que contava com 25 anos completos de vínculo de emprego na mesma empresa, também foi surpreendido com a dispensa sem justo motivo, sendo certo que o ex‐empregador nada pagou a título de parcelas resilitórias a ambos. Um mês após a rescisão contratual, João e José ajuízam reclamação trabalhista, postulando, dentre outras rubricas, o pagamento de aviso prévio. À luz da Lei n. 12.506/2011, introduzida no ordenamento jurídico em 11/10/2011, que regula o pagamento do aviso prévio proporcional ao tempo se serviço, assinale a afirmativa correta.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	João é credor do pagamento de aviso prévio na razão de 93 dias, enquanto que José fará jus ao pagamento de aviso prévio de 105 dias.
	
	
	João é credor do pagamento de aviso prévio na razão de 63 dias, enquanto José fará jus ao pagamento de aviso prévio de 75 dias, uma vez que o aviso prévio é calculado proporcionalmente ao tempo de serviço.
	
	
	Uma vez que ambos foram admitidos em data anterior à publicação da Lei n. 12.506/2011, ambos farão jus tão somente ao pagamento de aviso prévio de 30 dias.
	
	
	Tanto João quanto José farão jus ao pagamento de aviso prévio na razão de 90 dias.
AVALIANDO 4 TRABALHO II
	
	
		1.
		A respeito da Prescrição e decadência no Direito do Trabalho, marque a opção correta:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	A prescrição da pretensão relativa às parcelas remuneratórias não alcança o respectivo recolhimento da contribuição para o FGTS.
	
	
	Para ações em que se questionem créditos resultantes das relações empregatícias, prevê-se prazo prescricional de dois anos no curso da relação de emprego e de cinco anos após a extinção do contrato de trabalho.
	
	
	Tem-se por prazo prescricional o período que o empregador tem para ajuizar o inquérito para apuração de falta grave contra empregado estável, por prática de ilícito trabalhista.
	
	
	No caso de ação ajuizada em razão do não recolhimento da contribuição para o FGTS, a prescrição é de cinco anos, respeitado o biênio posterior ao término do contrato de trabalho.
	
	
	Para a ação em que se pleiteie apenas anotação da carteira de trabalho e previdência social, conta-se o prazo prescricional a partir da extinção do contrato de trabalho.
	
	
		2.
		Considerando o regramento das férias no Direito do Trabalho brasileiro, assinale a alternativa que não contraria as prescrições legais contidas na Consolidação das Leis do Trabalho acerca deste instituto:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	O empregado perceberá, durante as férias, a remuneração que lhe for devida na data em que adquiriu o direito;
	
	
	As férias serão concedidas por ato do empregador, em até três períodos, nos doze meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito;
	
	
	A concessão das férias será participada por escrito ao empregado, com antecedência de, no mínimo, quinze dias;
	
	
	Os membros de uma mesma família que trabalharem no mesmo estabelecimento ou empresa terão direito a gozar férias no mesmo período, se assim o desejarem e se disto não resultar prejuízo para o serviço;
	
	
	A concessão das férias dos menores de dezoito anos e dos maiores de cinquenta anos que trabalharem para o mesmo empregador deverá ser no mesmo período.
	
	
		3.
		Sobre o aviso prévio é incorreto afirmar:
		Quest.: 3
	
	
	
	        
	1) Aviso prévio é a comunicação que deve ser dada tanto pelo empregado quanto pelo empregador.
	
	      
	3) O aviso prévio mínimo é de 30 dias e o máximo de 60 dias.
	
	      
	4) O prazo de pagamento das verbas rescisórias no aviso prévio trabalhado é o 1° dia útil subsequente ao último dia do aviso trabalhado.2) O aviso prévio pode ser indenizado ou trabalhado.
	
	
		4.
		(FCC - 2011 - TRT 20ª - Analista Judiciário) Suzy, Eliana e Raquel são amigas e empregadas da empresa Amor-Perfeito. Elas pretendem fazer uma viagem juntas de 20 dias pela Europa para comemorar o aniversário de 60 anos de Raquel. Considerando que Susy possui 49 anos e Eliana 51 anos, é certo que a empresa Amor-Perfeito:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	d) não está obrigada a conceder férias para todas as empregadas ao mesmo tempo, tendo em vista que a época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregador, vedado o fracionamento das férias de Eliana e Raquel.
	
	
	está obrigada a conceder férias para todas as empregadas ao mesmo tempo, tendo em vista que a época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregado, sendo permitido o fracionamento das férias em qualquer hipótese.
	
	
	não está obrigada a conceder férias para todas as empregadas ao mesmo tempo, tendo em vista que a época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregador, vedado o fracionamento das férias de Suzy, somente.
	
	
	está obrigada a conceder férias para todas as empregadas ao mesmo tempo, tendo em vista que a época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregado, vedado o fracionamento apenas das férias de Raquel.
	
	
	está obrigada a conceder férias para todas as empregadas ao mesmo tempo, tendo em vista que a época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregado, sendo vedado o fracionamento das férias em qualquer hipótese.
	
	
		5.
		No tocante a Garantia de Emprego, no sistema jurídico brasileiro, após a promulgação da Constituição da República de 1988, considere:
I. O empregado eleito suplente da CIPA possui garantia de emprego desde o momento do registro da sua candidatura, até um ano após o término do mandato.
II. O empregado eleito para ser Dirigente Sindical possui garantia de emprego desde o momento do registro da sua candidatura, até um ano após o término do mandato.
III. O empregado eleito para representar os trabalhadores na Comissão de Conciliação Prévia, no âmbito das empresas ou de Sindicato, não possui estabilidade.
IV. O trabalhado que sofreu acidente de trabalho goza de estabilidade provisória, desde o momento do acidente, até dois anos após o término do benefício;
Está correto o que se afirma APENAS em:
		Quest.: 5
	
	
	
	        
	todas estão corretas
	
	      
	I e III
	
	      
	todas estão incorretas
	
	      
	I e II
	
	      
	II e IV

Continue navegando