Buscar

O brincar na educação - IMPRIMIR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE ANHANGUERA
PEDAGOGIA
ALESSANDRA CINTRA 
CAMILA ROCHA
GISLAINE CAIRES
VÂNIA DAVID
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO E O CURRÍCULO ESCOLA.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2019
O currículo da Educação Infantil, entre tantos aspectos que aborda, evidencia os elementos que constituem e orientam a proposta pedagógica para bebês e crianças, Dentre esses elementos, de acordo com a Resolução CNE/CEB, n° 5 de 17 de dezembro de 2009, podemos citar: as interações; o brincar e a brincadeira; entre outros.
Felizmente a brincadeira no currículo da Educação é um conteúdo que deve ser contemplado com muito respeito, seriedade e compromisso pelos educadores.
O brincar envolve as ideias de brincadeira e brinquedo, sendo importante estabelecer uma distinção entre os três termos:
No currículo da Educação Infantil, o brincar tem como propósito oportunizar às crianças, ambientes em que possam interagir com os brinquedos e objetos, individualmente e com outras crianças, através de brincadeiras que promovam situações de interação social.
Portanto, é imprescindível que as práticas pedagógicas na Educação Infantil revelem um currículo que contemple atividades que envolvam o brincar e ofereça espaços para as crianças terem liberdade de inventar, criar, imaginar e experimentar livremente, a fim de que elas explorem a si mesmas, o outro e o mundo.
HORA DE BRINCAR (dinâmica).
Brincadeira de corda
Objetivo: - Reconhecer os limites e potencialidades do corpo, aperfeiçoando e ajustando as habilidades do movimento para cada atividade;
 Desenvolver a coordenação motora, a lateralidade e o equilíbrio com o uso da corda;
    - Integrar-se em diferentes atividades, procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões físicas, ou sociais.
Telefone sem fio 
Podemos propor variações de brincadeiras próprias para ouvintes como forma de brincadeiras lúdicas inclusivas.
Na versão para surdos, coloca-se a palavra sinalizada no lugar da palavra falada.
As crianças ficam em fila, de costas para o primeiro. O primeiro faz um sinal para o segundo, que deve observar atentamente, pois seu objetivo é reproduzi-lo a pessoa seguinte, cada participante repete o processo até o último, que deverá fazer o sinal para o grupo. No final do jogo, o primeiro participante reproduz para o grupo o sinal correto.

Continue navegando