Buscar

assessoria_imprensa_estrategica_28


Continue navegando


Prévia do material em texto

Como produzir Assessoria de 
Imprensa hoje?
Assessoria de Imprensa Estratégica em Rede
Pauta:Interesse Público
Institucional (público interno e externo): 
Busca imagem positiva.
Mercadológica:Varejo, vendas ou trocas mercantis em geral.
Assessoria de Imprensa Estratégica em Rede
A assessoria de imprensa, apesar de não ser reconhecida como categoria, é a maior empregadora jornalística, tanto de recém-formados como dos profissionais.
68% são contratados privativamente como assessores, sendo que todas as outras funções pertinentes ao Jornalismo espremem-se em 32%.
Fonte: Fenaj
Assessoria de Imprensa Estratégica em Rede
Em Rede, método de trabalho do novo paradigma comunicacional contemporâneo
Mídias on e off-line (economia comunicacional, interativa, participativa e interconectada).
Assessoria de Imprensa Estratégica em Rede
Redes sociais, blogs, sites e assemelhados (José Antônio Martinuzzo)
Sugestão: Assessoria de cibercomunicação
 O conteúdo a ser gerado tem como desafio ser ainda mais atraente podendo assim fidelizar não só, mas também o jornalista nas redações. 
Saber usar as redes sociais na internet bem como suas características de interatividade, hipertextualidade, personalização, multimidialidade e memória (PALÁCIOS, 2009) é essencial ao desenvolver sua estratégia de comunicação. 
Assessoria de Comunicação em Rede
Percepção da identidade: Representação construída e atualizada cotidianamente a partir do que uma organização seja efetivamente.
Além disso, a comunicação que se produz acerca dessa realidade, sempre tendo em vista os públicos de interesse. 
Buscar sempre: Imagem positiva
Dialogue na medida do bom senso e da racionalidade, de forma qualitativa.
Como estar sempre em pauta?
Conheça as variáveis que interferem na ação.
Planeje atividades 
Seja gestor de informações
Seja sempre devotado a verdade dos fatos
A Assessoria de Imprensa segue o mesmo modelo do jornalismo: Busca onde está o receptor, oferece oportunidade de colaboração e inclui cidadãos na própria linha e lógica de produção
Dicas para um planejamento
Cases e exemplos
Sem a facilidade e não trouxer elementos que ajudem o jornalista a colher informações para a notícia/reportagem, a empresa pode deixar escapar a atenção e o interesse do jornalista.
 O fato de não disponibilizar o nome de algum responsável pela área, um telefone mais próximo, um e-mail ou rede social sem a necessidade de senhas também pode gerar conflitos de comunicação.
Sala de Imprensa Online
EMBRAPA
Cases e exemplos
Case Sala de Imprensa - Embrapa
CHOCOLATES
GAROTO
Além disso,
REDES SOCIAIS
Além da fan Page institucional no Facebook (/garoto), a Chocolates Garoto está presente nas redes sociais também no Twitter (@dicasgaroto e @sacgaroto), no Youtube (/GarotoChocolates) e no Instagram (/garotochocolates). 
Case Chocolates Garoto
A empresa ganhou o certificado de “Sociallydevoted” pelo SocialBakers, empresa referência no monitoramento e ferramentas de monitoramento para análise de redes sociais.
Avaliada entre o período de abril a junho deste ano, a marca Garoto chegou a 78% de atuação direta com o público no Facebook (https://www.facebook.com/garoto), o que significa que a empresa interagiu com seus fãs em porcentagem superior à média das marcas com excelência, via perfis oficiais da rede social. 
Chocolates Garoto
680 mil pessoas na fan page da empresa; em 2013, já são mais de 6,7 milhões de pessoas, sendo a terceira colocada no ranking das fanpages de alimentos no país e oitava na relação geral brasileira (Fonte: SocialBakers).
Foram registrados mais de 30 mil comentários ou manifestações na fan page por mês. Com o SAC tradicional são 3,5 mil por mês. 
Case Garoto
O brasileiro pôde criar com a Garoto o chocolate da Copa (foram mais de 200 mil pessoas votando no sabor e na embalagem) e a música da Torcida Garoto. Para esta última, inclusive, foram enviadas mais de 700 canções de todo o país. Elas foram julgadas por uma banca especializada e as três finalistas foram para votação na fanpage. 
A vencedora recebeu 85 mil votos e foi gravada em um dueto feito por Michel Teló e Cláudia Leitte.
Chocolates Garoto
Exemplo de interação é o do bombom Caribe. Os consumidores reclamavam que só havia um bombom Caribe na caixa amarela. 
Foi então que surgiu a ideia de lançar o bombom em sua versão individual, em barra. 
Interação
MAGAZINE LUIZA
Pelo terceiro ano consecutivo, o Magazine Luiza recebe o prêmio de reconhecimento como uma das “Empresas que Melhor se Comunicam com os Jornalistas”, na categoria Varejo.
Promovida pela revista Negócios da Comunicação, da Editora Segmento, a pesquisa contou com a participação de 25 mil jornalistas das principais redações e agências de notícias do Brasil para identificar e reconhecer a qualidade do relacionamento que as companhias mantêm com os jornalistas e o mercado, ressaltando o nível de tratamento conferido por elas quanto ao acesso, disponibilização e facilidade de apuração de informações não só empresariais como setoriais e gerais.
Para a gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade do Magazine Luiza, Ivone Santana, é gratificante esse reconhecimento porque o trabalho de relacionamento com a imprensa é baseado, principalmente, na confiança. “Quando um jornalista nos procura, já sabe que, de alguma forma, terá retorno para sua matéria. Para nós, todos os veículos têm uma importância ímpar, à qual procuramos respeitar”, explica Santana.
O Magazine Luiza, fundado em 1957, é uma das maiores redes varejistas do país. Até 30 de junho de 2013 possuía 733 lojas e oito centros de distribuição, estrategicamente localizados em 16 Estados (São Paulo – sede –, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão), cujas economias correspondem a 75% do PIB nacional.
MÍDIAS SOCIAIS E AS MUDANÇAS NO RELACIONAMENTO ENTRE ASSESSORIA DE IMPRENSA E VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO
 
Por Elidiane Poquiviqui do Nascimento e Juliana Bulhões Alberto Dantas
Resultados da investigação sobre o uso do Facebook pelos assessores de imprensa de Natal - RN, com o objetivo de identificar possíveis mudanças no relacionamento com os jornalistas de redação, proporcionadas pela plataforma.
Pesquisa
O interesse pelas mídias sociais entre os assessores de imprensa para divulgação de pautas e contato com a imprensa existe. 
Há também intenção de receptividade entre os jornalistas de veículos de comunicação em relação ao conteúdo divulgado pelas assessorias de imprensa, via Facebook. 
 
 
Boa Vontade
Pelos jornalistas: Twiiter, seguida pelo Facebook. 
A maioria dos clientes das assessorias de imprensa possuem mídias sociais, principalmente Facebook e Twitter. 
As próprias empresas de assessoria possuem perfis em mídias sociais, prioritariamente no Facebook e Twitter, seguidos pelo Instagram. 
Mídias mais acompanhadas 
Quando o assunto postado gera o interesse, o contato do veículo de comunicação não costuma ser realizado por intermédio da plataforma, mas sim via os clássicos e-mails e telefonemas. 
A amizade entre os jornalistas de redação e os jornalistas de assessoria de imprensa é muito mais geratriz de interação entre estes em via o Facebook, principalmente por meio de chat e mensagens in box, do que um pensamento estratégico e postagens nas páginas representantes das empresas e/ou instituições. 
Tradição
Há falta de adaptação do conteúdo às possibilidades da plataforma e à linguagem que esta exige, publicação de informações irrelevantes, repetição de informação, falta de peridiocidade nas publicações, ausência de direcionamento e qualidade de texto. 
A rede social digital Facebook ainda não é bem aproveitada para um contato efetivo entre esses dois setores da comunicação social. 
Há uma ausência de vontade, por parte das assessorias de imprensa, de adotar este canal como potencializadorna realização de uma de suas principais funções, que é o contato com a imprensa e a mobilização de novas pautas sobre os assessorados. 
Problemas
1. Venda
Venda seus serviços. Ofereça soluções.
2. Equipe
Tenha uma equipe qualificada e disposta. 
3. Lucratividade por cliente
Entenda a lucratividade de cada cliente. 
4. Produtividade
Quanto custa cada hora desperdiçada de cada um de nós?
Para uma assessoria de sucesso
5. Relacionamentos
Empresas são feitas em cima de relacionamentos.
6. Corte custos
Gastos por menores que possam parecer, devem ser colocados na ponta do lápis.
 
7. Trabalho
Não confie somente na sorte
8. Divida responsabilidades
Divida tarefas e responsabilidades.
Fonte: Comunique-se
Para uma assessoria de sucesso