Buscar

Protozoários Patogênicos

Prévia do material em texto

PROTOZOARIOS 
ENTAMOEBA COLI
2 nucleos, com cariossoma cistal, cromatima periferica regular, vacuolo de glicogenio, presença de corpo cromatoide em forma de bastão.
CICLO: 1- ingestão do cisto maduro 2- encistamento resistente ao ph do estomago 3-desincistamento ocorre no fim do instestino grosso (metacisto-trofozoito) 4-trofozoito colonizam a mucosa da região 5-despregam da mucosa e sofrem divisão (pré-cisto) 6-tranformam-se em cistos 7-eliminado junto as fezes
SINTOMAS: dor abdominal, colica intestinal, náuseas, vômitos, eliminação de sangue, muco nas fezes
DIAGNOSTICO: EPF: identifica cisto ou trofozóito, 3 amostras, dias alternados. Exsudatos
TRATAMENTO: dieta rica em proteinas com hidratação constante, metronidazol por 10 dias.
PROFILAXIA: saneamento básico, água tratada, lavar as mãos e alimentos.
GIARDIA LAMBLIA
Trofozoito: 2 nucleos, 4 pares de flagelos, filiforme, simetria bilateral, disco ventral, corpo mediano
Cisto: 22 a 4 nuckeis, cisto oval, membrana destada do citoplasma, axonemas, corpo parabasais.
CICLO: 1- ingestão de cisto 2-desincistamento devido o ph acido do estomago 3- infestação de trofozoito no instestino delgado 4-encistamento do parasita principalmente na região do ceco 5-eliminação do parasito pelas fezes.
SINTOMAS: diarreia aguda 10-12 ep/dia, perda de peso, dor abdominal, má absorção de gordura e nutrientes.
DIAGNÓSTICO: CLINICO:diarreia, irritabilidade, insônia, náuseas, vômitos, perda de apetite e dor abdominal. LABORATORIAL: epf: fezes(cisto ou trofozoito) imunológico(imunoflorescencia indireta e elisa)
TRATAMENTO: metronidazol, tinidazol, furozolidona, secnidazoll, nitazoxanida. 
PROFILAXIA: lavar as mãos, tratar esgoto, água tratada, proteção de alimentos.
CRYPTOSPORIDIUM
Pesqueno, esferico ou oval. Possuem 4 esporozoito em seu interior.
CICLO: 1-infecta o homem por via fecal-oral, quando o oocisto não ingerido. 2- no estômago, há a dissolução de sua membrana e são liberados 4 esporozoitos. 3-os esporozoitos se olojam nas celulas epiteliais do intestino. 4-ocorre a diferenciação dos esporozoitos em trofozoitos unicelulares 5-esquizogonia(multiplicação que origina merozoitos) 6- 8 merozoitos liberados no instestino delgado. 7-segunda geração formam 4 merozoitos cada 8- merozoitos são capazes de repetir o ciclo ou produzir gametocitos. 9- gametogonia produz macrogametocito e cerca de 16 merogametocito. 10- a união desses formará zigoto que progredirá para o oocisto. 11-esses oocisto possuem 4 esporozoítos. 12-oocisto liberado nas fezes 13- esporozooitos liberados no hospedeiro. 
SINTOMAS: diarréia aquosa, desidratação, intolerancia a lactose, hipoclicemia, pouco sodio e vitA, dores no estomago.
DIAGNOSTICO: coleta de fezes, imunofluorescencia, endoscopia digestiva com biopsia.
TRATAMENTO: nitozoxanida, terapia antirretrovial(aids)
PROFILAXIA: água tratada, evitar contato com fezes, saneamento básico.
PLASMODIUM malaria 
Plasmodium sp, malarie, plasmodium vivax(trofozoito esquizonte), plasmodium flaciparum(trofozoito anelas e microgametas), plasmodium ovale. 
CICLO: 1-picada da fêmea do mosquito pinopheles, infectada por plasmodium 2-esporozoito são inoculados no homem atraves da saliva da fêmea, os moquitos ingerem a forma sisvadas do parasita, que se reproduzem no insterior do hospedeiro, eliminando esporozoito durante a picada. ( esporozoito= forma infectante/gametocitos= forma sisvada. 3-os esporozoito viajem até o figado onde amadurecem e se multiplicam por cesca de 15 dias originando merozoito. 4- os merozoitos rompem as celulas do figado e atingem a corrente sanguinea atpe os globulos vermelhos. 5- dentro das células sanguineas infectadas invadindo outras ( ciclo de 48 a 72h)
SINTOMAS: febre oscilante, suor e calafrio, dor de cabeca, dor muscular e fraqueza, nausea e vomito, ictericia.
DIAGNOSTICO: exame de sangue, teste imunologico.
TRATAMENTO: CLOROQUINA, PRIMOQUINA, ALIMENTAÇÃO, ZERO ALCOOL. 
PROFILAXIA: repelente, evitar areas propicias,
LEISHMANIA
PROMASTIGOTA DE LEISHMANIA: aloomgada com flagelo livre na região anterior, nucleo central, cinetoplasto avoide entre a estremidade anterior e o nucleo. AMASTIGOSTA DE LEISHMANIA: ovoide ou esferica, unico nucleo localizado em um dos lados da celula. Cinetoplasto em forma de bastão.
CICLO. 1- mosquito palha(flebotomio) fêmea 2- atraves da picada, são inoculadas parasitas na forma de promastigota as quais invadem o macrofogo. 3- no ambiente intracelular o parasita assume a forma amastigota e inicia a repetição binaria 4- quando as células rompem são liberados promastigostas os quais podem infectar novos macrofogos.
SINTOMAS
CUTÂNEA: pápula, vermelhidão, crosta ou pústula, inflamação das muconas do nariz e boca VISCERAL: febre prolongada, anemia, indisposição, palidez, falta de apetite, perda de peso.
DIAGNOSTICO: retida da borda das lesoes, exame imunologico, punção da medula ossea, cultura e reação da cadeia de polimerase
TRATAMENTO: atimoniais pentavalente, anfotericina b.
PROFILAXIA: tegumentar: repelente, longe de matas. Visceral: cuidado com cães, combater insetos.
HELMINTOS
SCHISTOSOMA MANSONI (ovo)
CICLO: homem é hospedeiro definitivo 1-fezes disseminas na água, ovos eclodem e liberam larvas ciliadas(mirocidios) 2- mirocideos penetram no caramujo(hospedeiro intermediario) e se multiplicam. 3- apos 4 a 6 semanas, as larvas viram cercários e voltam para a agua. 4- penetram na pele do homem, entram na circulação venosa e chegam no coração e pulmão. 5- do coração, são lançados pelas artérias e chegam ao ficado. 6- crescem no figado e migram para o intestino. 7- alcançam a forma adulta acasalam-se e começam a por ovos
SINTOMAS: AGUDA: dematite, vermelhidão, febre, dor, nauseas, tosse. CRONICA:desenteria, baço aumentado, figado aumentado.
DIAGNOSTICO: EPF, biopsia retal e hepatica. 
TRATAMENTO: oxamniquina, proziquantel
PROFILAXIA: saneamento basico, evitar contato com agua contaminada.
TAENIA SALIUM
CICLO: 1- alimentar-se de carnes cruas ou mal passadas(ingere cisticercos) 2- no intestino, a larva se liberta, fica o escolex e cresce e origina a tenia adulta. 3- proglotes reproduzem-se e originam proglotes gravidas. 4-proglotes desprendem-se em grupos de 2 a 6 e são liberadas nas fezes. 5- no solo, rompem-se e liberam ovos 6- no intestino do animal, os ovos penetram o revestimento instestinal e caem no sangua. 7- cada ovo se tranforma em uma larva(cisticerco)
DIAGNOSTICO: parasitologico (fita ganada), imunologico(elisa), raio x , tomografia.
SINTOMAS: falta de apetite, fome intensa, perda de peso.
TRATAMENTOS: niclosamida.
PROFILAXIA: sanemanento basico, ingestao de alimentos cozidos.
ASCARIS LUMBRICOIDES
CICLO: agua ou alimento contaminados para introduzir os ovos no tubo digetivos. 2- no intestino delgado, os ovos rompem e liberam larva. 3- cada larva penetram no revestimento intestinal e penetram na corrente sanguinea, atingindo figado e pulmão. 4- permanecem nos alveolos pulmonares com sintomar semelhantes a pneumonia. 5- seguem para bromquiolos, traqueia, laringe e faringe. 6-são deglutidos e seguem para o intestino delgado, virando vermes e liberam ovos. 7- liberados nas fezes, cada ovo viram uma larva, contamina agua e alimentos. 
SINTOMAS. Fezes, dor de barriga, nauseas, tosse, falta de apetite
DIAGNOSTICO: EPF TRATAMENTO: ALBENDAZOL
TRICHURIS TRICHIURIA
OVO, formato eliptico cocm poros salientes em todas extremidades. 
CICLO: 1-ovos do verme são liberados nas fezes e conseguem contaminar o solo. 2- inativos e colados a alimentos. 3- após a ingestao dos alimentos contaminasdos, ovos do verme chocam no intestino, onde liberam larvas que crescem até a fase adulta. 4 durante o crescimento o verme pode se fixar na parede do instestino 5- cada femea adulta produz até 70 ovos por dia que são eliminados nas fezes. 
SINTOMAS: diarreia, dor ao defecar, nauseas e vomitos, perda de peso, dor de cabeca
DIAGNOSTICO: clinico e epf TRATAMENTO:albendazoll, mebendazol. PROFILAXIA:educação em saude, saneamento basico e higiene pessoal.
ENTEROBIUS VERMICULARESCICLO: OVOS são depositado nas região perinial pela fêmea grávida, que migra no periodo noturno. 2- os ovos tornam-se infectantente na presença de oxigenio 3-ovos caem nas mãos e dedos ao coçar, auto-infecção. 4-ovos eclodem na intestino delgado e migram para o grosso, onde viram adultas. 5- adultos copulam e femea gravida sai pelo anus ate a região perianal para depositar ovos. 
SINTOMAS: plurido anal á noite, irritabilidade, insonia.
DIAGNOSTICO: clinico e epf, metodo de graham. TRATAMENTO:albendazoll, ivermectina. PROFILAXIA:cortar unhas, não sacudir roupas e higiene pessoal.
ANCYOSTOMA DUODENALE
CICLO: a larva do verme penetra através da pele. 2- as larvas atingem a circulação sanguinea, onde migram para o coração e depois pulmão. 3- caem nas seccreções pulmonares, atingindo crônqueos, traqueia, boca e sendo deglutidas até chegar ao intestino delgado. 4- no intestino delgado, os vermes acasalam e se reproduzem dando origem a ovos. 5- em solos umidos os ovos, eclodem, dando origem a novas larvas. 
SINTOMAS: lesão na pele, tosse, respiração com ruído, dor de barriga, anemia, atraso mental.
DIAGNOSTICO: clinico e epf TRATAMENTO:albendazoll, mebendazol, pamoato de perantil. PROFILAXIA:evitar andar descalço, saneamento basico e higiene pessoal.
STRONGYLOIDE STERCORALES
CICLO: 1- LARVAS Filiformes em solo contaminados, penetram na pele, vão para o pulmão e penetram no espaço alveolar. 2-pelo bronquios vão até a faringe, sofrem deglutição e chegam no instestino, onde se tranformam em fêmeas adultas. 3- vivem no intestino e por partenogenese produzem ovos que se transformam em larvas rabdiformes. 4- podendo ser liberadas nas fezes ou causar auto infecção. 5- na autoinfecção, a larva rabdiforme se transforma em larva filiforme infectante, penetrando a mucosa intestinal ou a pele na região perianal.
SINTOMAS: manchas avermelhadas, diarreia, dor abdominal, nauseas, vomitos, falta de apetite, falta de ar. 
DIAGNOSTICO: clinico e epf TRATAMENTO:albendazoll, tiabendazol,ivermectina. PROFILAXIA:nao andar descalço, saneamento basico e higiene pessoal.

Continue navegando