Buscar

trabalho_havaianas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA
O GRUPO - A  Havaianas pertence ao grupo Alpargatas uma empresa da J&F Participações, dona do frigorífico JBS. 
A ORIGEM As Havaianas foram criadas em 1962 e inspiradas nas tradicionais sandálias de dedo japonesa Zori, que eram feitas com tiras de tecido e sola de palha de arroz.
Havaianas vem de Havaí, que segundo Hollywood era o lugar dos sonhos dos anos 60. 
POPULARIZAÇÃO -Vendedores-viajantes levavam Havainas para cidades de todo País dirigindo Kombis para revenda. Os pares eram vendidos em sacos plásticos e em 64 praticamente todos os trabalhadores tinham um par de Havaianas. "CONFORTÁVEIS E BARATAS" 
As cores das Havaianas eram restritas ao branco e azul, porém um erro de maquinário em 1969 apresentou ao público Havaianas na cor verde, que fizeram sucesso entre o público. Depois disso, outras cores começaram a ser produzidas, como amarelo, ferrugem e preto. Com os anos 70 e a era hippie, os chinelos se popularizaram ainda mais, principalmente entre os jovens, que pregavam uma vida livre de consumo. 
A CAMPANHA - 1973 muitas empresas começaram a copiar seus chinelos, o que fez com que a empresa lança-se a campanha estrelada por Chico Anysio intitulada: “Proteja-se das fajutas. Legítimas, só Havaianas. Não deformam, não soltam tiras e não têm cheiro”. 
ITEM BÁSICO - em 1980, o Ministério da Fazendo incluiu as sandálias Havaianas como um dos produtos básicos na vida dos brasileiros. 
A PARTIR DAÍ... - e Em 94, surge o termo “Todo Mundo Usa”, pois em suas pesquisas, definiram que anônimos e famosos usavam os chinelos. 
NOS PÉS DAS ESTRELAS - Em 1997 as Havaianas estavam presentes como nunca nos pés das celebridades. Isso ajudou a fortalecer e agregar valor à marca. 
DO BRASIL PARA O MUNDO - No ano de 1999 as Havainas começam a ser distribuídas oficialmente na Espanha, Portugal, Itália, França, Inglaterra, EUA, República Dominicana e Japão.
A VIRADA - Para a virada do milênio, (1999 para 2000) a Havaianas inovou mais uma vez, criando a primeira sandália que brilhava no escuro. Mas a empresa originalmente brasileira não parou aí: em 2001 começou a produzir sandálias mais sofisticadas, com cristais e malhas de metal costuradas à mão, unindo conforto à sofisticação. 
O OSCAR - As Havaianas chegaram ao Oscar; os indicados no ano de 2003 ganharam um par de Havaianas para ficarem mais confortáveis durante a cerimônia.
PARCERIA DO BEM - Em 2004, depois do sucesso no Oscar, as Havaianas iniciam uma parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) para financiar estudos para a conservação de espécies da fauna brasileira. 7% do total de vendas das sandálias, eram destinados ao IPÊ e a parceria perdura até hoje. Assim como feito com a IPÊ em 2004, a Havaianas firma nova parceria, dessa vez com a ONG Conservação Internacional para conservação da biodiversidade dos mares brasileiros, também cedendo 7% das vendas, porém das sandálias exclusivas do projeto.
EXPLORANDO O MERCADO - Mesmo com o sucesso que a Havaianas tinha fora do país eles viram que tinham outras oportunidades que eles não tinham explorado. Aqui no Brasil o pessoal usava chinelo o ano inteiro por causa do clima tropical e tal, mas fora do país só se usava chinelo quando tava calor, quando era verão, por isso a Havaianas investiu numa linha de calçados fechados, a linha foi batizada de Soul Collection e foi lançada primeiro na Europa e que trazia modelos de tênis e alpargatas, porém com a palmilha e o solado dos chinelos. O sucesso foi tanto que no ano seguinte chegou ao Brasil e ainda está nos pés dos brasileiros.  
RAINHA DOS CHINELOS DE BORRACHA - Hoje as Havaianas estão no mercado do mundo todo e sempre lançam novas coleções. Apesar de não ser a mais vendida do Brasil, (a mais vendida são as sandálias ipanema da grendene) elas são consideradas pela maioria das pessoas como as melhores sandálias de dedo, realmente, “As Legítimas”. 
Identificar e defender a estratégia de marca adotada atualmente
CONTEXTUALIZANDO A ESTRATÉGIA DA MARCA - Planejamento, estudo de tendências de moda, mudança na distribuição dos produtos e uso de estratégias de marketing.
COMUNICAÇÃO DA MARCA HOJE - As havaianas saíram do ambiente doméstico e invadiram a praia, o shopping e as sociais com amigos. 
A MUDANÇA DO MARKETING - novos modelos e cores, melhor distribuição, preço, embalagem, assessoria de impressa e relações-públicas.  
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS HOJE - A Havaianas utiliza como estratégia a extensão de marca e o trading-up. 
Humor, descontração, simpatia e brasilidade foram ingredientes principais para o desenvolvimento de comunicação da marca. (Na televisão, os comerciais mostravam personalidades usando Havaianas. Este aval fez com que as sandálias saíssem do cotidiano e do ambiente doméstico e invadissem o mundo da moda, da beleza e da novidade. Com humor, descontração, simpatia e envolvimento, as campanhas na TV trazem personalidades que, usando as Havaianas em seu dia-a-dia, dão credibilidade e veracidade aos comerciais, estreitando a relação do produto com o consumidor e gerando um processo de identificação. As campanhas impressas, por sua vez, destacavam as sandálias com charme, beleza e arte.) 
Hoje a Havaianas aposta na diversificação das linhas e coleções, vendendo não só sapatos mas também bolsas, chaveiros, case para celular, boias e toalhas.
Agora as Havaianas não são apenas funcionais, se tornam objetos de desejo.
Depois de tantos estudos e mudanças a Havaianas entraram em um ciclo virtuoso e se transformou em um produto democrático e isso é afirmado nas campanhas atuais da marca. 
Da classe A à classe C, todos podem ter suas havaianas.

Continue navegando