Buscar

ATIVIDADE DE EaD - Pedagogia

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PARA O GOOGLE FORMS
GALLO, Silvio. Transversalidade e Educação: pensando uma educação não-disciplinar. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite. O Sentindo da Escola. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. (Coleção – O Sentido da Escola).
1 – Qual a função da educação na atualidade? 
Conforme Gallo (2004), na atualidade, a função da escola, em tese, é educar e instruir, até porque segundo ele, estas duas funções se complementam, considerando que instruir está ligado a instrumentalizar o aluno com os saberes historicamente construídos, enquanto que educar, trata da formação integral do sujeito, ou seja, ensinar também posturas éticas, instrumentalizá-lo para a vida em sociedade e isso se dá em decorrência do método utilizado pelo professor, ou seja, a forma como ele conduz seus trabalhos em sala de aula, a forma como suscita a participação dos alunos, levando-os a assumirem novas posturas. Sendo de igual importância todas as relações que o aluno trava no ambiente escolar. No entanto, é possível constatarmos que a escola, embora haja um chamamento nas leis de diretrizes e bases a função da escola tem sido essencialmente a de instruir. 
2 – Como contribuir para formar uma postura ética e cidadã no aluno? 
Instrumentalizando-o para que este possa relacionar-se com a sociedade e com seu mundo de forma plena, autêntica e satisfatória e isto envolve favorecer o ensino-aprendizagem dos conteúdos e sua formação social, ou seja, leva-lo a entender que os saberes aprendidos na escola, diz respeito a sua própria realidade, que o que se aprende na escola está relacionado ao mundo e que as questões relacionadas ao seu próprio meio social e ao mundo devem lhe dizer respeito. Antes, a parte ética e moral dos alunos, ficavam a cargo apenas da família, atualmente é também responsabilidade da escola e esta, até porque o aluno passa mais tempo nela, pode contribuir para a formação de posturas éticas e cidadãs do aluno. Como ensinar isso? Gallo (2000), parte da ideia de que não podemos ensinar pelo discurso, pois esta só acontecerá pelo exemplo. Não é a repetição dos preceitos que os tornará éticos e socialmente ajustados. Uma aula de qualquer disciplina constitui-se, em parte do processo de formação do aluno, não pelo discurso que o professor possa fazer, mas pelo posicionamento que assume em seu relacionamento com os alunos, pela participação que suscita neles, pelas novas posturas que eles são chamados a assumir, sendo importantes para o processo, todas as relações que o aluno trava no ambiente escolar - com outros alunos, com funcionários, com o staff administrativo, enfim, com toda a comunidade. 
3 – O que você compreende por especialização do saber? 
A especialização do saber é um fenômeno ocorrido na educação a partir da necessidade de se organizar o conhecimento compartimentando-o por áreas e entender isso, implica, também, entender que o conhecimento é construído social e coletivamente, ou seja, que sua produção se dá a partir das necessidades de respostas aos problemas das sociedades e que cada uma à seu tempo foi ampliando e produzindo novos conhecimentos e esse acúmulo cada vez maior, tornou necessária a compartimentalização que vemos atualmente, até por que se tornou impossível que cada pessoa fosse capaz de domina-los completamente. Compartimentalizadas as áreas, surgem especializações do saber, a disciplinaridade. No que concerne ao currículo escolar, ficam como que fragmentadas, uma vez que ao estudar cada disciplina, os saberes parecem conhecimentos estanques, dissociados de uma mesma realidade. A especialização do saber tem de positivo o fato de tornar mais profundo o estudo sobre determinada área do conhecimento, e de negativo quando ensinadas sem a compreensão de que cada disciplina é parte de um todo complexo, ou seja, que estão inter-relacionadas e que são perspectivas de uma mesma realidade. 
4 – Explique o que é multidisciplinaridade:
Mais de uma disciplina; aparentemente, não tem relação uma com a outra; cada disciplina permanece com sua metodologia própria; não há um resultado integrado. Segundo Piaget, é quando a solução de um problema requer a obtenção de informações de uma ou mais ciências ou setores do conhecimento sem que as disciplinas evocadas sejam alteradas ou enriquecidas.
5 – Explique o que é interdisciplinaridade: 
Intercâmbio mútuo e interação de diversos conhecimentos de forma recíproca e coordenada; perspectiva metodológica comum a todos; integrar os resultados; permanecem os interesses próprios de cada disciplina, porém, buscam soluções dos seus próprios problemas através da articulação com as outras disciplinas.
Segundo Gallo (2000), o sentido geral da interdisciplinaridade (...) é a consciência da necessidade de um inter-relacionamento explícito e direto entre as disciplinas todas. Ou seja, (...) é a tentativa de superação de um processo histórico de abstração do conhecimento que culmina com a total desarticulação do saber.
6 – Explique o que é transdisciplinaridade: 
É a integração global de várias ciências. Superior à interdisciplinaridade, que não apenas cobriria as investigações ou reciprocidades entre projetos especializados de investigação, mas também situaria tais relações num sistema total que não teria fronteiras sólidas entre as disciplinas.
7 – Qual a contribuição da transversalidade para o processo ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental? 
Para questão de entendimento, vale trazer a definição de transversalidade defendida por Gallo (2000), a qual, segundo ele, vai além daquela desenvolvida pelo MEC nos PCN’s, que tem como a maior novidade aquilo que denominam de temas transversais: assuntos de interesse social (como ética, meio ambiente, sexualidade dentre outros) que devem permear, "atravessar" o conteúdo de todas as disciplinas. Já a transversalidade, começa o processo educacional na realidade que o aluno vivencia em seu cotidiano, tornando a educação muito mais integrada, sem dissociações abstratas, tornando possível que o aluno consiga compreender essas inter-relações básicas entre as disciplinas que estuda e, num segundo estágio, possa perceber as relações da apreensão do espaço histórico com a cosmologia, e assim por diante.
Darsone Souza Vieira
8º Período – Pedagogia – 2018/2