Buscar

Pcc avaliação institucional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pcc
Disciplina: Avaliação Institucional CL 0379
Aluna: Gisele Aparecida dos Anjos Ferreira
Matricula: 201605087327
AVALIAÇÃO EM GRANDE ESCALA NO BRASIL
O objetivo dessa pesquisa é entender como funciona a Avaliação Institucional da Educação Básica no Brasil e conhecer os principais tipos de avaliação e métodos utilizados.
Após pesquisa realizada no Portal do Mec foi possível compreender como é realizada a avaliação institucional no Brasil na atualidade e qual a sua função na avaliação escolar.
Dentre os sistemas pesquisados estão:
IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Foi criado em 2007, formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.
É calculado a partir de dois dados componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.
As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.
Prova Brasil
Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
A partir das informações do SAEB e da Prova Brasil,o MEC e as Secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes.
SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica
Permite produzir indicadores educacionais para o Brasil, regiões, Unidades da Federação, municípios e escolas.
Os resultados do Saeb, combinados com os dados do Censo Escolar, permitem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
PNE – Plano Nacional de Educação
Determina diretrizes, metas e estratégias para a política
Educacional no período de 2014 a 2024.
Lei nº13.005/2014
O PNE foi criado para garantir a todo brasileiro o direito à educação básica de qualidade. Suas 20 metas visam erradicar as desigualdades educacionais,formar os alunos para o mercado de trabalho, promover o acesso e permanência dos alunos na escola, formar cidadão consciente de seus direitos e deveres, valorizar a pluralidade cultural, valorizar os profissionais de educação etc.
O cenário educacional e a avaliação institucional no Brasil após os anos 90
Observando a realidade do Brasil, podemos constatar que não existia uma metodologia unificada e sistematizada para avaliar a educação antes da década de 1980.
Foi constatado a necessidade real de buscar dados concretos dos problemas sobre a escolaridade efetiva dos alunos, para nortear as decisões do governo.
Algumas das mudanças que forçaram essa necessidade:
- Cenário da educação com altas taxas de evasão e reprovação escolar.
- Processo acelerado de urbanização e necessidade de maior nível de escolarização.
- Processo de redemocratização.
Nesse momento entra em cena um antigo conhecido nosso, o Censo Escolar. Ele foi criado em 1931, por meio de um acordo firmado na IV Conferência Nacional de Educação, foi identificado inicialmente como Convênio Estatístico, encarregado de adotar normas para a padronização e o aperfeiçoamento das estatísticas da educação brasileira. Somente depois de muitas idas e vindas, inclusive, quase foi extinto entre 1991 e 1994, em 1996 ele foi incorporado ao INEP.
O Censo Escolar da Educação Básica é uma pesquisa declaratória realizada anualmente pelo MEC/INEP/DEEB em parceria com as Secretarias de Educação estaduais e municipais, que levanta informações estatístico-educacionais sobre a educação básica brasileira. O informante do Censo Escolar é o Diretor ou pessoa responsável indicada. Nesta pesquisa são coletados dados educacionais, tanto sobre a infraestrutura da escola, como sobre o pessoal docente, matrículas, jornada escolar, rendimento e movimento escolar, por nível, etapa e modalidade de ensino, dentre outros. (INEP, 2018)
Os dados censitários comprovaram a necessidade de um programa nacional para avaliar: 
•  O rendimento do aluno; 
•  A gestão educacional em diferentes níveis;
 •  As condições existentes no cenário brasileiro.
Dessa forma, é possível apontar algumas iniciativas que foram colocadas em prática nos diferentes níveis da educação brasileira:
- Saeb
- Ideb
- Enem- Instituído em 1998, com o objetivo de avaliar as competências e habilidades desenvolvidas pelo educando no Ensino Médio. Uma avaliação aplicada aos alunos ao término do Ensino Médio, em todo o Brasil, sendo, portanto, unificada, cuja nota, acabou servindo para ingresso no Ensino Superior privado e parte das universidades públicas. Também, possibilita até hoje ao aluno participar de programas governamentais de bolsa de estudos, tal como o ProUni (Programa Universidade para Todos). Por meio do Enem o aluno também pode obter o certificado de conclusão do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência. Na época em que surgiu o Enem, sua essência seria oferecer uma referência para autoavaliação do educando, auxiliando em suas escolhas futuras. 
- Enceja - Foi criado em 2002, é um exame de certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental e Médio, ofertado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos na idade apropriada. 
- Prova Brasil
Dentre outros sistemas de avaliação.
Ideb no municípiodo Rio de Janeiro
Foi observado que nas séries inicias do ensino fundamental o município atingiu as metas nos anos de 2007 ,2009 ,2011,2013 e 2015; com índice de 5.6 em 2015.
Para as séries finais do ensino fundamental o município atingiu as matas nos anos de 2007 e 2011, com índice de 4.4.
Dentre as metas proposta pelo Ideb podemos concluir que os resultados são satisfatórios, porém precisam melhorar para atingir a meta final que é de 6.0.
Conclusão
A pesquisa foi de total relevância ,onde foi possível conhecer um pouco mais sobre o processo de avaliação no Brasil para uma educação de qualidade, entender sobre as metas estabelecidas e como as avaliações podem ajudar nas políticas públicas.
Contudo, apesar de um avanço na melhoria da Educação, é preciso que o poder público invista em mais recursos, pois ainda temos carência em muitas regiões do país.
É preciso que a avaliação seja feita de forma responsável e com transparência para que não aja prejuízo aos indivíduos envolvidos no processo.
Para que as metas sejam alcançadas não podemos esquecer que é, também, de fundamental importânica investimentos em infraestutura, capacitação de profissionais, recursos materias, para que efetivamente seja feita uma educação de qualidade para um bom desempenho dos alunos. 
Referências Bibliográficas
https://www.mec.gov.br/
Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional. Mary Ângela Teixeira Brandalise. Disponível em: . Acesso em: out. 2018.

Outros materiais