Buscar

Avaliação 1 - História Regional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	História Regional (HIS13)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX 
Parte superior do formulário
	1.
	A autora Ana Luiza Reckziegel (1999) realiza algumas considerações sobre o aumento dos estudos em História Regional atualmente. Sobre esta observação poderíamos acrescentar outras análises. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A maior recorrência de estudos acerca da História Regional está ligada ao esgotamento das macro abordagens.
(    ) A maior recorrência de estudos acerca da História Regional aconteceu em função da instalação e ampliação de cursos de pós-graduação em todo o país, e pelo fato dos mesmos fomentarem a formação de uma geração de novos pesquisadores.
(    ) A ocorrência de transformações recentes da história brasileira, que mudaram fortemente a organização espacial do país, com destaque para as regiões Norte e Centro-Oeste, provocando um reordenamento da relação entre as demais regiões brasileiras e, por conseguinte, um olhar para essas regiões, antes esquecidas.
(    ) O estudo regional é uma opção de recorte espacial do componente estudado, ou seja, é uma forma de delimitar algo a ser estudado.
FONTE: RECKZIEGEL, A. L. S. História regional: dimensões teórico-conceituais. In: História Debates e Tendências. Passo Fundo, v. 1, n. 1, p. 15-22, jun. 1999.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	2.
	Podemos analisar uma região a partir do ponto de vista da identidade cultural, que compreende a região como um objeto real, coerente e multifacetado. A partir da identidade cultural, de que outras maneiras podemos compreender a região? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A região pode ser apropriada e vivida por seus habitantes e diferencia-se das demais. Ou seja, o espaço fornece a identidade do grupo social nele existente.
(    ) A região pode ser vista a partir dos estudos macroestruturais que possibilitam a compreensão das relações sociais locais.
(    ) A região pode ser definida, representada e diferenciada sob o ponto de vista humanístico. Passa a ser vista como um conjunto de significados anunciados em um determinado recorte regional. 
(    ) A região pode ser interpretada a partir do estudo dos costumes, dos hábitos ou das representações que as sociedades fazem de sua existência em um território.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	3.
	O conceito de região é um termo que surge na Idade Antiga, com o Império Romano. O termo regione era utilizado para indicar espaços independentes ou não, que estavam subordinados ao domínio do Império. Em relação às mudanças que o conceito de região sofreu através dos tempos, podemos afirmar que:
I- Com o término do Império Romano, ocorreu um processo de descentralização regional que desencadeou um poder descentralizado de territórios autônomos do período feudal.
II- As unidades regionais administrativas criadas pela Igreja Católica, desde o fim da Idade Média, constituíram-se nas primeiras formas de separação territorial presentes no desenho dos mapas.
III- Na Idade Contemporânea, o debate sobre a ideia de região embasou as discussões de temas relacionados à política, à cultura, às atividades econômicas, atrelado a questões de soberania e direitos.
IV- Foi a partir de 1960 que os iluministas passaram a desvendar os contornos do que seria o regional.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	O conceito de região foi constituído, interpretado e representado de diferentes formas ao longo da história, e a visão do espaço regional variava muito. Além disso, de acordo com os estudos de Viscardi (1997), até a Revolução Francesa a palavra região era pouco usada, porque "as pessoas não tinham uma ideia clara dos contornos regionais". Com relação ao conceito de região em diferentes tempos históricos, analise as sentenças a seguir:
I- No Império Romano, o termo regione era utilizado para designar espaços mantidos sob o domínio do império e o conceito de região tinha como enfoque aspectos físicos.
II- No período feudal, com a descentralização do poder, a divisão regional foi a base para a definição e exercício do controle na administração dos estados e suas unidades e o termo região ainda era pouco utilizado. 
III- No Estado Moderno, houve uma centralização do poder e a tentativa de padronização administrativa. Naquele contexto, a palavra região era pouco usual. Contudo, os iluministas passaram a desvendar os contornos do que seria o regional. 
IV- No Estado Moderno, com a descentralização do poder, o conceito de região ultrapassou os aspectos físicos e deu enfoque a igualdade dos espaços, a heterogeneidade cultural, econômica e política.  
V- Na Idade Contemporânea, o debate sobre a ideia de região embasou as discussões de temas relacionados à política, à cultura, às atividades econômicas atreladas a questões de soberania e direitos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: VISCARDI, Cláudia Maria Ribeiro. História, região e poder: a busca de interfaces metodológicas. Lócus: revista de história, Juiz de Fora, v. 3, n. 1 p. 1-17, 1997.
	 a)
	As sentenças I, IV e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II, III e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças IV e V estão corretas.
	5.
	A historiografia nacional ressalta as semelhanças entre os diferentes locais e regiões. Já a História Regional opera com as diferenças e a multiplicidade de identidades. Nesse sentido, a História Regional pode abordar questões temáticas fundamentais da história global, a partir do ângulo do particular. Sobre a História Regional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A ideia de região está relacionada à noção de identidade cultural, pois o espaço onde vive um grupo é fundamental para a composição de um código de significações que pode gerar um sentido de pertencimento a uma comunidade.
	 b)
	O regionalismo é importante para amenizar preconceitos, contribuindo para superarmos desigualdades de classe e de gênero em determinadas regiões.
	 c)
	A delimitação de uma região, do ponto de vista histórico, deve desconsiderar fatores políticos e sociais e levar em conta somente aspectos jurídicos e administrativos.
	 d)
	A identidade cultural é fruto da coerência das instâncias administrativas e jurídicas de um determinado estado nacional, pois o conjunto de leis e as diferentes instâncias administrativas fazem diferentes grupos se identificarem com a nação.
	6.
	O termo região é bastante antigo. A designação de região remonta aos tempos do Império Romano, quando o termo "regione" era usado para indicar espaços, independentes ou não, que estavam subordinados ao domínio do Império. A ideia de região sofreu alterações desde seu surgimento até a história contemporânea. Sobre o conceito de região, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na Idade Média, a Igreja Católica não se valeu de unidades regionais para exercer sua hierarquia administrativa.
	 b)
	Na Idade Contemporânea, a ideia de região praticamente deixa de existir em função do neocolonialismo.
	 c)
	Na Revolução Francesa, houve uma ruptura com a centralização do Estado, favorecendo as iniciativas regionalistas.
	 d)
	Na Idade Média, houve um processo de descentralização regional, favorecendo os territórios autônomos.
	7.
	Dentro do campo de estudo de história, os estudos regionais ocupam um espaço de destaque, mas é necessário levar em conta que o historiador que discute a histórialocal precisa lembrar-se de relacioná-la com a história regional. Além disso, é importante entender que a História Regional possibilita um recorte mais amplo da realidade do que a história local. Esta exige um tipo de abordagem distinta daquela enfocada na História Nacional. Sobre as diferenças de enfoque entre o local, o regional e o nacional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A história nacional é a somatória das histórias locais.
	 b)
	A história local deve primar por não relacioná-la com a história regional.
	 c)
	A história local é um recorte maior que a regional, devendo utilizar a mesma abordagem da história nacional.
	 d)
	A história local estabelece relações entre a micro e a macro-história, privilegiando o particular, sem desconsiderar o geral.
	8.
	Para compreendermos o debate sobre História Regional, devemos levar em conta aspectos que definem uma região, como: cultura, religiosidade, economia e outras características presentes na região. Que outros fatores devemos levar em conta para compreendermos o debate sobre História Regional? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Devemos reconhecer que a identidade regional é um produto da construção humana.
(    ) Devemos compreender que o termo região compreende um macro estudo em meio a um mundo globalizado.
(    ) Devemos levar em conta aspectos jurídico-administrativos.
(    ) Devemos levar em conta aspectos de ordem política.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	9.
	Os modelos tradicionais de História produzem um conhecimento no qual o homem comum não é considerado um ser histórico, mas para a história local, a relação história e homem comum tem outro significado. Com base nesse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para a História Local, é fundamental a generalização dos fatos históricos.
(    ) Para a História Local, todas as pessoas comuns são sujeitos da história.
(    ) Para a História Local, o cotidiano não pode ser interpretado como objeto de estudo.
(    ) A História Local vem sendo aos poucos incorporada e aceita no fazer do historiador.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	10.
	O historiador que trabalha com a História Regional opta por um recorte menor do passado do que aquele investigado pela História Nacional e escolhe temas, problemáticas e objetos de pesquisa bem definidos com relação ao espaço e à temporalidade. Contudo, cabe ressaltar que não pode perder de vista os aspectos da macro-história. Quanto à importância de o pesquisador investigar a relação entre os fatos regionais e nacionais dentro de um contexto mundial, analise as sentenças a seguir:
I- É importante que o estudo da História Regional esteja relacionado com a macro história para não fragmentar o acontecimento histórico ou torná-lo irrelevante ou sem sentido.
II- Estudar a história do Brasil, as histórias regionais e locais relacionadas à história mundial permite um maior questionamento com relação a situações variadas, permeadas de acontecimentos em setores diversos, seja cultural, político, econômico e social. 
III- É importante o enfoque na História Regional relacionada à história mundial, pois esta modalidade de escrita permite não apenas a investigação das histórias na perspectiva da macro análise, mas também dá pistas acerca de outras regiões e cidades. 
IV- O estudo da História Regional é importante porque apresenta novas possibilidades de interpretação ao estudo de cunho nacional, podendo abordar questões temáticas fundamentais da história global a partir do ângulo particular, já que opera com as diferenças e a multiplicidade de identidades.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando