Buscar

Recursos humanos

Prévia do material em texto

Recursos Humanos
Prof.ª Rosi
Retenção dos membros da Equipe
A retenção de profissionais é uma condição indispensável para que uma instituição alcance objetivos e sobreviva num ambiente competitivo e em constante transformação. A capacidade de atrair novos talentos e de manter os que já tem é uma competência a ser conquistada pelas instituições de saúde. 
Hoje as empresas não concorrem apenas para conquistar clientes, mas também para terem os melhores produtos e serviços; Por isso, a corrida para atrair e para reter profissionais mais qualificados está cada vez maior.
Objetivo da retenção de profissional
O desempenho dos grandes talentos é ponto determinante na atuação da empresa, impactando diretamente os resultados e o desempenho dos negócios da organização. 
Em tempos em que a qualidade é colocada na balança ao lado da sustentabilidade, reter talentos pode ser também uma grande aliada na redução de custos no setor de saúde.
Um departamento de recursos humanos bem estruturado é fundamental para que a enfermagem diminua o custo de retenção e de aquisição de novos talentos.
Turnover: é um termo em inglês, utilizado para caracterizar o movimento de entradas e saídas ou seja admissões e desligamentos de profissionais empregados de uma empresa. 
A gestão do Turnover preserva o capital intelectual, o ambiente e a imagem da empresa.
Seleção 
Seleção faz parte das políticas e das práticas do RH e tem impacto direto na retenção, influenciando a eficácia da organização. Muitas empresas acabam selecionando profissionais que são difíceis de reter. 
Objetivo:
O objetivo da seleção eficaz é adequar características individuais (Capacidade, experiências, etc.) aos requisitos do trabalho. Quando a administração fracassa com relação à adequação correta, tanto o desempenho como a satisfação do funcionário ficam prejudicados.
A organização deve elaborar o processo de seleção baseado na descrição do trabalho (conteúdo da atividade, ambiente e condições do emprego) e especificação do trabalho, (qualificação mínima para exercer as funções com sucesso). 
“ O profissional é o gestor da sua carreira; a organização oferece a oportunidade de desenvolvimento”
Processo seletivo
Consiste na busca de um encontro entre características do candidato e exigência da vaga.
Assim são aplicadas diferentes técnicas para melhor identificar o perfil dos candidatos e com isso realizar a escolha mais adequada.
Nesse processo de seleção a empresa irá avaliar como este candidato poderá contribuir para os objetivos organizacionais, caso seja escolhido.
Para entendermos melhor o processo de seleção precisamos compreender o conceito de competência. 
C
Saber Saber fazer Querer fazer
A
Atitudes
Competências técnicas
C
Conhecimentos
H
Habilidades
Competências comportamentais
Um processo seletivo, de modo geral é formado por várias etapas, conforme está ilustrado na figura abaixo:
 
 
Tempos, etapas podem variar!
Decisão
Avaliação
Triagem
Atração
Integração das fontes de avaliação, reuniões gestor RH
Análise de currículo
Divulgação externa e interna
Dinâmica de grupo, entrevista em grupo, teste psicológico, entrevistas individuais

Continue navegando