Buscar

Resumo prático de Motivação e Satisfação no Trabalho

Prévia do material em texto

Resumo prático de Motivação e Satisfação no Trabalho
GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
Definição, conceitos, e fatores de motivação
Principais conceitos
Motivação intrínseca e extrínseca
Modelos de motivação
Motivação e desempenho
Os comportamentos decorrem de um processo chamado motivação.
A motivação é tudo o que nos impulsiona agir de determinada forma para alcançar alguma meta ou objetivo.
Nem todas as atividades que realizamos em nosso dia a dia são percebidas como prazerosas ou como escolhas espontâneas. Ainda assim, precisamos realizá-las. Nesse caso, como fica a motivação? Esse segundo tipo de atividade é extrinsecamente motivado – isto é, a motivação é externa, em vez de interna. A motivação extrínseca refere-se a comportamentos que desenvolvemos para obter resultados que vão além da atividade propriamente dita.
Em outras palavras, quando você realiza algo porque está intrinsecamente motivado, o seu foco é desfrutar aquilo que você está fazendo, e sua principal recompensa é interna (por exemplo, o prazer de fazer algo benfeito). Em contrapartida, quando você está extrinsecamente motivado, a atividade não lhe dá prazer, mas você faz porque precisa obter um determinado resultado (por exemplo, você não sente prazer nenhum em dirigir em meio a um congestionamento, mas dirige mesmo assim, porque tem de chegar ao trabalho).
Como lidamos com a Motivação Extrínseca
Lidamos com a motivação extrínseca por meio de um processo chamado internalização. Trata-se da tendência humana de integrar a regulação (ou o “gerenciamento”) de atividades extrinsecamente motivadas que são úteis para que possamos funcionar com eficácia no mundo, mas que não são inerentemente interessantes.
A motivação extrínseca internalizada (isto é, que veio de fora, mas foi internamente “absorvida” por você) para realizar a atividade em questão. Se você pensar que é obrigado a fazê-la, que não teve nenhum poder de escolha e que essa atividade não faz sentido, provavelmente se sentirá irritado, nervoso e desgastado. Se pensar que teve escolha, sim, porque o trabalho é importante para você e dirigir no congestionamento é o meio de chegar a ele, você terá mais condições de desenvolver um comportamento mais tranquilo e produtivo.
O seu comportamento irá afetar sua performance, seu empenho, seu bem-estar e seus resultados. Isso se aplica a muitas situações, desde as mais simples, como dirigir no congestionamento para chegar ao trabalho, até outras bem mais complexas. Você pode adorar sua profissão, mas não gostar de todas as tarefas a ela relacionadas. Você pode amar sua vida familiar, mas isso não significa que todas as suas atribuições no âmbito doméstico sejam prazerosas. Você pode estar intrinsecamente motivado para levar uma vida saudável, mas não sentir nenhum prazer em frequentar a academia – e assim por diante.
Sem a motivação, o indivíduo não consegue se sentir disposto nem para realizar as pequenas tarefas do dia a dia. O estímulo pode estar relacionado a fatores internos, tais como as emoções, ou aos externos, tais como as relações no ambiente de trabalho. Independentemente da perspectiva, os motivos para agir devem ser identificados claramente por cada pessoa. Neste momento é importante que o indivíduo conheça a si mesmo.
Motivação intrínseca: também conhecida como motivação interna, esse conceito está relacionado à força interior que é capaz de se manter ativa mesmo diante de adversidades. Este tipo de combustível se relaciona aos interesses individuais e que podem ser alterados apenas por escolha da pessoa. Geralmente, a motivação interna está associada a metas, objetivos e projetos pessoais que estimulam o indivíduo a acordar todos os dias, enfrentar o trânsito e se dedicar a horas intensas de trabalho. Este é um tipo de sentimento que está presente na maioria das pessoas, pois é o que gera força para estar em movimento, conquistar coisas e escrever sua história, tornando-se o protagonista da própria vida. 
O desempenho no trabalho está associado a dois fatores, ambos com grande influência para os funcionários: MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO.
A necessidade ativa um motivo. O motivo aciona um comportamento voltado para o retorno ao equilíbrio.
Ex. A fome é uma necessidade física, ela despertou um motivo. Motivo de procurar alimento, o ato de procurar garante um comportamento em busca do reequilibro do sistema (saciar a fome).
Modelo de incentivos: São definidos como objetos, eventos ou condições que incitam a ação.
A força do incentivo dependerá de suas experiências passadas ou recentes.
Capacidade de persistência dos indivíduos perante os obstáculos, também conhecida por RESILÊNCIA.
A motivação é um tipo de ação que vem dos próprios indivíduos, de uma fonte autônoma de energia cuja origem se situa no mundo interior de cada um, e que não responde a qualquer tipo de controle do mundo exterior.
O modelo de estrutura motivacional
	
AUTODETERMINAÇÃO
	Ter autonomia, decidir por si mesmo, participar nas decisões, controlar a organização e execução do seu trabalho.
	
ESTIMULAÇÃO
	Ter desafios na vida no trabalho, explorar, inovar, ter emoções fortes na vida e no trabalho, adquirir conhecimentos novos.
	
HEDONISMO
	Procurar prazer e evitar a dor e o sofrimento, ter satisfação e bem-estar no trabalho.
	
REALIZAÇÃO
	Ter sucesso pessoal, mostrar a sua competência, ser influente, realizar-se como pessoa e como profissional.
	
PODER
	Ter prestígio, procurar status social ,ter controle e domínio sobre pessoas e informações.
	
SEGURANÇA
	Integridade pessoal e das pessoas intimas, segurança no trabalho, harmonia e estabilidade da sociedade e organização em que trabalha.
	
CONFORMIDADE
	Controlar impulsos, tendências e comportamentos nocivos para os outros em que transgridem normas e expectativas da sociedade e da organização. 
	
TRADIÇÃO
	Respeitar e aceitar ideias e costumes tradicionais da sociedade e da empresa.
	
BENEVOLÊNCIA
	Procurar o bem-estar da família e das pessoas do grupo de referência
	
UNIVERSALISMO
	Compreensão, tolerância, procura do bem-estar e de todos na sociedade e na organização onde trabalha, proteção a natureza.
Há quatro fatores que medeiam (influenciam e interferem) a relação entre a motivação e o desempenho (produtividade):
O significado do trabalho para quem o realiza;
O sistema de recompensas e punições vigentes;
O estilo gerencial e a qualidade do ambiente de trabalho;
A convergência entre os valores pessoais e organizacionais;
O significado do trabalho pode ser percebido por cinco dimensões:
	 1.
	Quando percebemos que nossa atividade exige de nós variedade de habilidades e aptidões;
	 2.
	Quando nos identificamos com a atividade;
	 
 3.
	Quando conseguimos perceber a importância da atividade que desempenhamos e o seu propósito de contribuição para o resultado final do trabalho.
	 4.
	Quando temos liberdade de tomada de decisão, tanto no planejamento quanto na execução de nossas atividades.
	 5.
	Quando recebemos feedbacks de nosso desempenho.

Continue navegando