Buscar

AD1 gestao de destino turistico

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA - AD1 – 2019/2
Disciplina: Gestão de Destinos Turísticos
Docente: Leandro Martins Fontoura
Tutora: Milena Almeida
Nome: Luís da Silva Brandão
Polo: Campo Grande
Matrícula: 19116100019
Com base no texto “Destino turístico como construção coletiva: os atores envolvidos e sua necessidade de articulação”, explique por que o turismo é um sistema de atividade e processos autônomos e ao mesmo tempo interdependentes e, ainda, a importância de uma organização coletiva para sua gestão no âmbito local. (2,5)
O Turismo é resultado da interação de uma série de fatores de várias ações parciais de empresa, órgãos governamentais, e da sociedade civil a partir de diferentes pontos de vista atividades, tais como: econômico, sociológico, político e administrativo.
São inúmeras atividades privadas (hotéis, agências, restaurantes, museus, galerias, etc...) e públicas (aeroportos, hospitais, delegacias, bancos, etc..) para criar uma infra-estrutura básica de turismo, além dos órgãos públicos como secretarias e Ministério do Turismo, necessários para atender a demanda turística, manter e estabelecer um fluxo turístico contínuo, gerando renda e emprego, promovendo a o crescimento social de forma sustentável, respeitando e valorizando o ambiente turístico sem causar impactos ambientais e sociais. Esses fatores têm de que trabalhar de forma colaborativa, integrando os órgãos públicos à sociedade civil administrando os interesses coletivos de toda sociedade em prol do meio turístico.
De acordo com o texto “O posicionamento dos destinos turísticos nos ambientes macro, meso e micro do sistema turístico”, classifique as sentenças em verdadeiro ou falso: (2,5)
(F) Com a implantação do Programa de desenvolvimento do Turismo no Nordeste/NE, os investimentos e os fluxos turísticos tornaram-se homogêneos. As capitais, os destinos litorâneos e não litorâneos recebem igualmente os recursos, tanto público como privado.
(F) O Sistema turístico é composto por vários elementos, que não estão isolados entre si, mas se relacionam e são mutuamente dependentes. O ambiente é um elemento do sistema turístico, apesar disso, não exerce influência sobre ele. 
(F) Segundo Leiper (1990), um dos elementos que constituem o sistema é o setor turístico, onde se sentem os impactos da atividade e na qual as estratégias de planejamento e gestão serão executadas;
(VM) Segundo o texto, há uma relação direta entre o desenvolvimento econômico e o da atividade turística. Em diferentes escalas do ambiente (macro, meso e micro) é possível perceber uma disposição desigual dos recursos. As regiões mais desenvolvidas economicamente dominam a atividade turística, como a estrutura, o mercado, o fluxo e a receita, tornando os destinos heterogêneos.
(F) O ambiente do sistema turístico (SISTUR), segundo Beni (2001), é formado apenas pelos subsistemas: social, econômico.
O texto “Formação de uma entidade de gestão coletiva do Destino Turístico” conclui que o processo de associação é a base da constituição dos grupos sociais. Num Destino Turístico, existem muitas e diferentes organizações, que podem se agrupar e formar um novo Grupo, necessariamente secundário, denominado Instituição. As organizações podem se associar para resolver problemas de governança, isto é, de gestão coletiva e compartilhada de problemas e recursos comuns. Diante disso, descreva com suas palavras, as cinco formas básicas abordadas no texto que a instituição pode assumir, e cite exemplos reais sobre cada uma delas. (2,5) 
As cinco formas básicas que uma instituição pode assumir são:
Associação: são constituídas pela união de pessoas que se organizam sem fins econômicos, por exemplo: associação de moradores, associação comercial, etc.
Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) – não tem fins lucrativos, porém pode receber auxílio de órgãos e verbas, e parcerias públicas, trabalhar com voluntários, por exemplo: APAE, Sociedade Viva Cazuza, Associação Beneficente Portuguesa, etc.
Conselhos – São os mecanismos de gestão que têm por finalidade promover a descentralização administrativa, mediar as relações entre a sociedade civil e o Estado, por exemplo: Conselho Municipal de Saúde.
Fóruns e Comitês – São espaços públicos organizados, mais ou menos formais voltados para manifestações e debates de interesse da vida pública, por exemplo: Fórum Ambiental da UFRJ
Consórcio – é o acordo ou parceria entre duas entidades, podem ser públicas ou privadas ou entre si, por exemplo: AGETOP – Agência Goiânis de Transportes e Obras Públicas
Assinale a alternativa correta: (2,5)
Para Wanke (2001), a estratégia de posicionamento logístico é composta de quatro categorias de decisão organizacionais, que devem ser tomadas de forma coerente e devem ser articuladas entre si: 1) a coordenação do fluxo de produtos; 2) a política de produção; 3) a alocação de estoques; 4) a política de transportes.
O processo de agregação de valor no Turismo é feito pela combinação de um conjunto de microprodutos turísticos, resultantes de cada uma das empresas do setor. Surge de forma espontânea e, assim, não necessita de gestão.
Segundo Goulart (2000), as atividades do PCP podem ser divididas em quatro fases, que são hierarquizadas segundo sua precedência. Tal abordagem considera diferentes horizontes de planejamento: longo, médio e curto. 
(d) A função do planejamento e controle da produção é gerenciar as quantidades de cada recurso que serão processados na produção de determinado bem (produto ou serviço), assim como o tempo necessário para sua execução e sua disposição espacial.
A resposta certa é letra D
Boa prova!

Continue navegando