Buscar

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E DA APRENDIZAGEM Atividade para avaliação - Semana 6

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E DA APRENDIZAGEM Atividade para avaliação - Semana 6
Pergunta 1
Com base no texto “Avaliações em larga escala: uma sistematização do debate”, responda: quais são as críticas mais contundentes ao sistema de avaliação no sistema educacional brasileiro?
	
	A hierarquização das escolas. Os alunos são sempre responsabilizados pelos professores pelo fato de a escola não ir bem, e a gestão da escola não se responsabiliza pela maneira como a escola se sai na avaliação.
	
	A definição de bônus para as escolas e professores com melhor desempenho. O estabelecimento de um ranking estimula a competição entre as escolas, e o entendimento é o único indicador para avaliar a qualidade do ensino.
	
	A definição de bônus para as escolas com melhor desempenho. Os professores não recebem nenhum tipo de bônus, e o entendimento é a única avaliação que merece atenção na escola.
 
Pergunta 2
Leia as afirmações abaixo e decida quais delas são críticas favoráveis e quais são contrárias à avaliação:
Instauram uma cultura de avaliação dos serviços públicos e de transparência sobre seus processos e resultados.
A responsabilização de professores e escolas pode levar a medidas punitivas injustas, como a perda do emprego de gestores e professores, o fechamento de escolas ou sua maior supervisão pelo estado, entendida como perda de autonomia.
Impulsionam mudanças no currículo.
As avaliações podem gerar o fenômeno do afunilamento curricular, levando os professores a ensinarem somente os conteúdos que serão cobrados nas provas, sem se preocuparem em desenvolver outros conteúdos e habilidades importantes para a formação do aluno.
Subsidiam programas de melhoria referentes à idade de ingresso no ensino superior, com vistas a obter maior equidade nos resultados.
	
	FAVORÁVEIS: I, III e V; CONTRÁRIAS: II e IV.
	
	FAVORÁVEIS: II e III; CONTRÁRIAS: I, IV e V.
	
	FAVORÁVEIS: I, II e IV; CONTRÁRIAS: III, e V.
 
Pergunta 3
Há autores que discutem sobre algumas implicações das avaliações em larga escala e afirmam que as redes e escolas não são, em essência, boas ou ruins, mas podem ter influências diferenciadas, a depender de cada contexto escolar. Isso pode ocorrer por quê?
	
	Como se considera a avaliação um processo complicado, muitas escolas ignoram as provas externas fazendo com que os alunos faltem no dia em que será aplicada.
	
	A avaliação sempre influencia o processo de ensino e aprendizagem, tornando o professor refém das suas práticas, que visam a memorizar os conteúdos para a prova.
	
	Nem sempre os testes têm uma influência sobre os professores, alunos e escolas, pois alguns simplesmente ignoram os testes e continuam a fazer o que sempre fizeram.
 
Pergunta 4
Na videoaula “Avaliação educacional e da aprendizagem - as avaliações institucionais e externas de desempenho dos alunos”, a profª Vivian Batista trata da avaliação de larga escala e afirma que uma das funções do PISA, por exemplo, é saber como os alunos aprendem e em que nível estão as escolas. Isso significa que o foco é na aprendizagem e leva em conta:
	
	A forma como a escola entende a avaliação.
	
	A cultura escolar e do aluno.
	
	As habilidades e as competências voltadas para a aprendizagem.
 
Pergunta 5
Com base na videoaula “Avaliação educacional e da aprendizagem - as avaliações institucionais e externas de desempenho dos alunos” da profª Vivian Batista, ao tratar da avaliação externa, pondera-se que elas podem atingir os professores e as escolas, mesmo considerando a autonomia, na medida em que essas avaliações podem contribuir de certa maneira para:
	
	Analisar a qualidade do ensino; o que acontece na escola em relação ao ensino e a aprendizagem e a possibilidade de ser útil, inclusive para uma avaliação formativa.
	
	Favorecer o sistema para que intervenha na escola, tirando a autonomia do professor e dos gestores, não se importando com a aprendizagem.
	
	Analisar a qualidade do ensino e, caso os alunos se saiam mal na avaliação, poder punir os professores, consolidando a ideia de que eles não sabem dar aula.

Continue navegando