Buscar

2 avaliando

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201512966600)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Mariana 19 anos, primípara, com 28 semanas de gestação, compareceu à consulta de pré-natal, relatando tonteira, cefaléia, vômitos e edema da face e das mãos, com hipótese de diagnóstico clínico de distúrbio hipertensivo específico da gestação. Dados antropométricos: Peso pré-gestacional: 75kg, Estatura: 1,61m, Peso atual: 86kg. Baseando-se na avaliação do estado nutricional pré-gestacional, o ganho de peso semanal (kg) deverá ser de:
		
	
	0,2
	 
	0,3
	
	0,6
	
	0,4
	
	0,5
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201513925420)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para o recém-nascido alimentado com leite de vaca ou fórmulas comerciais é recomendável observar a relação entre cálcio e fósforo, para que essa se aproxime da do leite materno, que é de:
		
	 
	2:1
	
	1,5:1
	
	1:1
	
	1,2:2
	
	1:2
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201513909572)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	As prevalências de aleitamento materno no Brasil, em especial as de amamentação exclusiva, estão bastante aquém das recomendadas, apesar de as evidências científicas sinalizarem as vantagens da amamentação sobre outras normas de se alimentar a criança. BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar. Brasília, 2015 (adaptado). Considerando as baixas taxas de aleitamento materno e as orientações de promoção à amamentação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), avalie as afirmações a seguir. I. O leite materno atua como fator protetor contra diarreias e doenças respiratórias na criança, além de prevenir o sobrepeso e a obesidade na infância. II. O colostro, produzido em pequena quantidade, é o leite ideal para as crianças nos primeiros dias de vida, por seu alto teor de gordura, principalmente para aquelas que nascem com baixo peso. III. A amamentação promove o desenvolvimento motor-oral adequado e favorece as funções de mastigação, deglutição, respiração e articulação dos sons e da fala da criança. IV. As fórmulas de alimentação infantil, por serem nutricionais, devem ser introduzidas na dieta da criança quando a mãe retorna à jornada trabalho. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II e IV.
	 
	I e II.
	
	I, III e IV.
	
	II, III e IV.
	 
	I e III.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201513934024)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	No consultório, a nutricionista recebe a paciente M.R.S., 20 anos, G1,P0,A0, na 21ª SG, em terceira consulta ao serviço pré-natal, empregada doméstica, renda familiar mensal 3 SM, reside com marido, em casa própria com boas condições de saneamento. Refere obstipação intestinal. A paciente relata peso pré-gestacional de 51kg e altura de 1.59m. I. O IMC pré-gravídico da paciente indica baixo peso; II. O ganho de peso recomendado para a paciente encontra-se na faixa de 16,0Kg a 18 Kg; III . A paciente encontra-se no segundo trimestre da gestação; IV. Para reduzir os sintomas de obstipação intestinal, recomenda-se uma dieta com 25g de fibras/dia. V. Devido ao baixo peso pré-gravídico, deverá ser utilizado o peso ideal para estimar suas necessidades nutricionais.
		
	 
	c) Apenas as alternativas III, IV são verdadeiras;
	
	d) Apenas as alternativas II e V são verdadeiras;
	
	b) Apenas as alternativas I e IV são verdadeiras;
	
	a) Apenas as alternativas II, IV e V são verdadeiras;
	 
	e) Apenas a alternativa III é verdadeira.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201513601742)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Estudos comprovam que, para o recém-nascido amamentado com exclusividade com leite materno até os seis meses de idade, é reduzida a possibilidade de contrair varias enfermidades, exceto:
		
	
	Deficiência de B12
	 
	Otite média
	 
	Erros inatos do metabolismo
	
	Diarreia e Obesidade
	
	Enterocolite necrosante

Continue navegando