Buscar

Prévia do material em texto

A respeito das Deficiências Nutricionais no Grupo Materno Infantil, considerando as afirmativas, assinale a resposta correta :
I. A deficiência de ferro resulta quando as perdas desse mineral excedem a absorção, de modo que o ferro é mobilizado das reservas corporais, acarretando a anemia ferropriva microcítica ;
II. A anemia ferropriva representa a forma mais grave de deficiência de ferro e ocorre quando a concentração de hemoglobina (Hb) é reduzida devido a falta desse mineral; 
 III. Os principais componentes dos requerimentos de ferro na gestação estão relacionados ao aumento da massa de eritrócitos e ao crescimento fetal;
 IV. As necessidades de ferro não se distribuem de maneira uniforme durante a gestação. O crescimento exponencial do feto no último trimestre da gestação representa mais de 80% das necessidades de ferro desse período, de modo que os requerimentos totais de ferro aumentam nas últimas 6 semanas de gestação.
	
	
	
	
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	A afirmativa IV está incorreta.
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		A deficiência de um micronutriente pode estar envolvido no desenvolvimento da Picamalácia em gestantes em alguns casos, podendo ser :
	
	
	
	
	Vitamina E
	
	
	Vitamina B1
	
	
	Selênio
	
	
	Ferro
	
	
	Zinco
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Com relação às carências nutricionais específicas no Brasil, quais são as consideradas de maior relevância e, portanto são desenvolvidos programas e ações governamentais de prevenção e controle?
	
	
	
	
	Vitamina A, Ferro e Cálcio
	
	
	Ferro, cálcio, vitamina A e vitamina D
	
	
	Cálcio, ferro e iodo
	
	
	Ferro, iodo e vitamina A
	
	
	Ferro, iodo e vitamina D
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Sobre a atenção nutricional nas deficiências nutricionais, analise as alternativas e marque a incorreta:
	
	
	
	
	Quando são regsitradas elevados prevalências de deficiências de micronutrientes em populações onde é baixo o índice de desnutrição, podemos dizer que essa população possui uma ¿fome¿ oculta.
	
	
	No caso da hipovitaminose A, a principal consequência é xeroftlamia. Essa doença começa com episódios de cegueira norturna e xerose da conjuntiva ocular, seguida do aparecimento das manchas de Bitot e evolui gradativamente para a úlcera corneal com queratina (cicatriz corneal).
	
	
	A anemia também é recorrente na infância, por isso deve-se orientar o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês, o uso (quando necessário) de fórmulas lácteas enriquecidas com ferro, estímulo ao uso do leite de vaca no primeiro ano de vida e ao consumo de alimentos fontes de ferro na alimentação complementar.
	
	
	Além dos cuidados individualizados, o Ministério da Saúde preconiza através da política nacional, uso de suplementação de ferro (sulfato ferroso) em forma de comprimidos para as gestantes com anemia.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		A gravidez é acompanhada por alterações anatômicas, fisiológicas e psicológicas que afetam quase todas as funções orgânicas da gestante. Com relação a alterações fisiológicas, é correto afirmar a ocorrência de: 1. Hipotonia do intestino delgado devido a ação do estrógeno podendo causar ritmo intestinal mais lento. 2. Ocorre aumento da taxa metabólica basal. 3. Mesmo em situações de jejum prolongado, o feto continua extrair glicose e aminoácidos da circulação materna. 4. Gengivas edemaciadas e sangrantes podem ocorrer pela ação da gonadotrofina coriônica humana. 5. Ocorre redução dos níveis plasmáticos de ácidos graxos, triglicérides e colesterol.
	
	
	
	        
	B) Estão corretas as alternativas 2, 3 e 4 V
	
	      
	C) Estão corretas as alternativas1, 4 e 5 F
	
	      
	D) Está correta apenas a alternativa 2 e 4 F
	
	      
	A) Estão corretas as alternativas 1, 2 e 3 F
	
	      
	E) Está correta apenas a alternativa 5 F
		1.
		A velocidade do aumento de peso durante a gravidez no primeiro trimestre, para gestantes com IMC adequado corresponde a um aumento médio por semana na faixa de:
	
	
	
	
	350 a 400g
	
	
	400 a 500g
	
	
	500 a 750g
	
	
	750 a 900g
	
	
	500 a 600g
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Em relação às recomendações nutricionais na gestação, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	A taxa de armazenamento de proteínas é constante, não variando conforme a idade gestacional.
	
	
	Durante a gestação, as exigências energéticas maternas são diminuídas.
	
	
	Os requerimentos energéticos são menores entre a 10ª e 30ª semana de gestação.
	
	
	A restrição calórica durante a gestação pode aumentar a lipólise, com produção excessiva de corpos cetônicos, precipitar a cetose materna e favorecer o catabolismo proteico, não sendo uma conduta indicada.
	
	
	O adicional energético requerido, não precisa ser calculado individualmente. Deve ser utilizado o acréscimo padrão.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		São dados clínicos importantes no diagnóstico da pré-eclâmpsia:
	
	
	
	
	Hipertensão arterial sistêmica, proteinúria e poliúria.
	
	
	Hipertensão arterial sistêmica, hipercalemia e oligúria.
	
	
	Hipertensão arterial sistêmica, proteinúria e edema.
	
	
	Hipertensão arterial sistêmica, hipernatremia e edema.
	
	
	Hipertensão arterial sistêmica, hipercalcemia e poliúria.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Sobre os ajustes fisiológicos na gestação, analise as seguintes características: I O hormônio gonadotrofina coriônica humano, o lactogênio placentário humano (protéicos), progesterona e estrogênios (esteróides) são responsáveis por manter e controlar o desenvolvimento da gestação. II O lactogênio placentário humano (LPH) auxilia na deposição de proteínas nos tecidos fetais, na lactogênese e lipólise, no entanto, aumenta a sensibilidade materna à insulina. III A progesterona, por sua vez, atua aumentando o depósito de gordura corporal, mamas e ductos mamários e diminuindo o tônus do TGI. Essa ação de hipotonia pode ocasionar obstipação intestinal e ser agravada em casos de uma alimentação desequilibrada. IV Durante a gestação há um aumento da taxa metabólica basal (TMB), isso ocorre principalmente pela maior demanda de oxigênio e produção de hormônios. V O volume plasmático também aumenta, porém, a quantidade de eritrócitos pode permanecer sem alterações. Essa inadequação pode ser considerada uma anemia ferropriva, ou seja, comum na gestação. VI Em relação a função renal, podemos dizer que há uma menor capacidade reabsortiva pelos túbulos renais. E com isso a formação de um volume urinário reduzido. ESTÃO INCORRETAS:
	
	
	
	
	I, III e V
	
	
	II, V, VI
	
	
	II, III e IV
	
	
	Nenhuma
	
	
	III e IV
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Com base nas orientações da OMS, preconizadas pelo Ministério da Saúde, assinale a opção correta acerca de aleitamento materno e alimentação complementar
	
	
	
	
	Para que a amamentação seja bem sucedida, a mãe deve amamentar seu bebê em intervalos regulares de três horas, exceto no período noturno.
	
	
	Dietas vegetarianas não fortificadas ou não suplementadas são recomendadas para crianças menores de dois anos, pois reduzem o risco a alergias e intolerâncias alimentares.
	
	
	As crianças devem receber leite materno exclusivo até os seis meses de idade, ou seja, o bebê deve ingerir apenas leite materno, sem qualquer outro alimento ou bebida complementar.
	
	
	A partir dos seis meses de idade, todas as criançasdevem receber alimentos complementares (sopas, papas etc.)e a manutenção do aleitamento materno passa a ser opcional.
	
	
	Os alimentos complementares devem ser preparados especialmente para a criança, pois não se recomenda que sejam os mesmos alimentos dos demais membros da família, por questões de segurança.
		1.
		É importante variar a utilização dos alimentos na alimentação complentar para permitir o consumo de variados nutrientes pelas crianças. Quais os alimentos recomendados para iniciar o consumo da alimentação salgada, que apresentam melhor viscosidade e densidade energética?
	
	
	
	
	Caldo de feijão
	
	
	Macarrão e arroz
	
	
	Caldo de carne
	
	
	Vegetais folhosos, brócolis e abóbora verde
	
	
	Raízes e tubérculos
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Uma gestante obesa (com índice de massa corporal - IMC pré-gestacional > 30Kg/altura² (m) com diagnóstico de diabetes gestacional, deve ter aporte calórico em torno de:
	
	
	
	
	30 Kcal/kg peso/dia
	
	
	25 Kcal/kg peso/dia
	
	
	20 Kcal/ kg peso/dia
	
	
	32 Kcal/kg peso/dia
	
	
	28 Kcal/Kg peso/dia
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		A Sindrome da Imunodeficiência Adquirida é causada pelo vírus HIV (human imunodeficiency vírus) e tem sido uma preocupação dos órgãos internacionais e nacionais de saúde pelo número de indivíduos afetados e pelas repercursões para a saúde da população mundial. Gestantes infectadas pelo HIV apresentam elevado risco de transmitir o vírus para seus filhos durante a gestação, parto ou aleitamento materno. Diante disso, pode-se dizer que: 
I. O trabalho de parto prolongado e hemorragia no parto são fatores obstétricos que podem elevar o risco da transmissão vertical do HIV; II. A amamentação exclusiva aumenta em até 4 vezes o risco da transmissão vertical do vírus para o lactente, por isso é contraindicada pela Organização Mundial de Saúdes, em todos os países; III. No Brasil, o Projeto Nascer Maternidades determina a inibição da lactação e prevê a disponibilidade de fórmula infantil a todos os recém-nascidos expostos ao HIV até o sexto mês de vida; IV. A desnutrição materna resulta em baixas reservas fetais de nutrientes, pode prejudicar a integridade da placenta, aumentando o risco de transmissão vertical;
	
	
	
	
	c) Apenas as alternativas I e II são verdadeiras;
	
	
	b) Apenas a alternativa II é verdadeira
	
	
	d) Apenas as alternativas II e IV são verdadeiras;
	
	
	e) Apenas as alternativas I, III e IV são verdadeiras.
	
	
	a) Apenas as alternativas I e III são verdadeiras;
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		A avaliação nutricional da gestante permite conhecer seu estado nutricional atual e subsidiar a previsão do ganho de peso até o final da gestação. Esta avaliação deve ser feita:
	
	
	
	
	Considerando, no diagnóstico inicial da gestante, o IMC pré gestacional referido (limite mínimo de 2 meses antes) ou o IMC calculado a partir de medição realizada até a 13ª semana gestacional. Caso isso não seja possível, a avaliação será realizada com o IMC calculado na primeira consulta pré-natal mesmo que ocorra após a 13ª semana gestacional.
	
	
	Considerando, no diagnóstico inicial da gestante, o IMC pré-gestacional referido (limite mínimo de 2 meses antes). Caso isso não seja possível, acompanhar a gestante nas consultas de pré-natal a partir de análise do consumo alimentar.
	
	
	Considerando, no diagnóstico inicial da gestante, o IMC calculado a partir de medição realizada até a 13ª semana gestacional. Caso isso não seja possível, a avaliação será realizada com o IMC calculado na primeira consulta pré-atal mesmo que ocorra após a 13ª semana gestacional, desde que associado às provas bioquímicas.
	
	
	Desprezando, no diagnóstico inicial da gestante, o IMC pré-gestacional referido (limite mínimo de 2 meses antes) ou o IMC calculado a partir de medição realizada até a 20ª semana gestacional. Caso isso não seja possível, a avaliação será realizada apenas a partir das provas bioquímicas.
	
	
	Desprezando, no diagnóstico inicial da gestante, o IMC pré-gestacional e considerando o IMC calculado a partir de medição realizada na 16ª semana gestacional. Caso isso não seja possível, a avaliação será realizada com o IMC calculado na primeira consulta pré-natal mesmo que ocorra após a 16ª semana gestacional.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		O leite humano contém ácidos graxos W3, entre os quais o docosahexaenóico de grande importância para:
	
	
	
	
	Modulação do crescimento estatural
	
	
	Desenvolvimento do sistema nervoso
	
	
	Aumento do peso corpóreo
	
	
	Diminuição da imunossupressão
	
	
	Formação da flora bifidus
		1.
		5. (FUB, 2012. Residência Multiprofissional em Nutrição Clínica - adaptado)
O aleitamento materno é a mais sabia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil
Ministério da Saúde. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. In: Cadernos de atenção Básica, no. 23, Brasília, 2009.
Com base no trecho acima citado, avalie as alternativas abaixo, acerca das recomendações e dos aspectos epidemiológicos do aleitamento materno e nutricionais da pratica do aleitamento materno.
I) A concentração de gordura no leite aumenta no decorrer da mamada, sendo o leite do final da mamada (denominado leite posterior) mais rico em energia (calorias), o que proporciona maior saciedade da criança. Por isso, é importante que a criança esvazie bem a mama.
II) O aleitamento materno exclusivo (AME) ocorre quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos, ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos. A organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde do Brasil recomenda o AME nos seis primeiros meses de vida da criança.
III) Apesar da alimentação da mãe variar enormemente, o leite materno apresenta composição semelhante em todas as mulheres que amamentam. Apenas a desnutrição grave pode afetar a qualidade e a quantidade do leite materno.
IV) O leite humano produzido nos primeiros sete dias após o parto é chamado de colostro. Ele possui alta concentração de carotenóides, e por isso, sua coloração é amarelada.
V) O leite humano maduro apresenta uma concentração maior de gorduras saturadas em comparação ao leite de vaca, o que justifica seu efeito protetor contra a dislipidemia na infância e na adolescência.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	D) Apenas III, IV e V são verdadeiras.
	
	
	C) Apenas II e IV são verdadeiras.
	
	
	A) Apenas I e III são verdadeiras.
	
	
	E) Apenas II e V são verdadeiras.
	
	
	B) Apenas I, II, III e IV são verdadeiras.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Uma alimentação adequada durante os primeiros anos de vida é fundamental para o pleno desenvolvimento e crescimento infantil. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a criança seja exclusivamente amamentada nos primeiros seis meses de vida e, após este período, sejam introduzidos de forma lenta e gradual, outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.
Em relação à esta população, julgue os seguintes itens.
I) Nos primeiros dias após o parto, o leite materno, chamado colostro, contém mais gordura e menos proteína que o leite maduro, sendo também rico em componentes imunoprotetores.
II) O leite materno possui menores quantidades de lactose se comparado ao leite de vaca, sendo que o açúcar compete com o cálcio e o ferro pelos mesmos sítios absortivos.
III) Considera-sealeitamento materno predominante quando o lactente recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água, como sucos de frutas e chás.
IV) O ovo inteiro e cozido pode ser introduzido na alimentação quando a criança completa seis meses de idade.
V) Ao completar sete meses de idade, a criança que está sendo amamentada deve receber, além do leite materno sob livre demanda, uma papa salgada e duas papas de fruta.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
	E) II e V
	
	
	A) I e III
	
	
	C) II e IV
	
	
	D) III, IV e V
	
	
	B) I, II e III
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		É muito importante conhecer e utilizar as definições de aleitamento materno adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e reconhecidas no mundo inteiro (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2007a). Assim, assinale a opção que define o aleitamento materno quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semi-sólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo. Nessa categoria a criança pode receber, além do leite materno, outro tipo de leite, mas este não é considerado alimento complementar.
	
	
	
	
	Aleitamento materno exclusivo
	
	
	Aleitamento materno
	
	
	Aleitamento materno complementado
	
	
	Aleitamento materno misto ou parcial
	
	
	Aleitamento materno predominante
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		De acordo com resolução CFN Nº200/1998, assinale a alternativa incorreta em relação as atribuições do nutricionista no BLH
	
	
	
	
	
Promover campanhas para capacitar doadoras de leite humano, enfatizando as atividades do BLH.
	
	
	Nenhuma das Resposta anteriores
	
	
	Incentivar o aleitamento materno
	
	
	Promover orientação, educação e assistência alimentar e nutricional da mãe.
	
	
	Garantir a qualidade higiênico-sanitária do leite humano, desde a coleta até a distribuição.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Os prematuros são indivíduos com características bastante peculiares que merecem atenção especial. Eles deixam antes do tempo um ambiente que lhes provê todas as condições para o seu desenvolvimento, seja biológico ou psicoafetivo. Sabendo disso, é correto afirmar que: I. Crianças nascidas com idade gestacional entre 31 e 36 semanas são denominadas prematuros moderados; II. O metabolismo dos carboidratos encontra-se alterado com tendência a quadros de hiperglicemia; III. A nutrição parenteral estará indicada em prematuros extremos e naqueles que apresentem distúrbios graves de digestão de absorção; IV. As necessidades hídricas estarão diminuídas na ocorrência de insuficiência renal e insuficiência cardíaca; V. As necessidades nutricionais são diferenciadas devido ao baixo estoque de energia sob a forma de gordura e glicogênio.
	
	
	
	
	Apenas a alternativa III é verdadeira
	
	
	Apenas as alternativas II, III e IV são verdadeiras
	
	
	Apenas as alternativas II, IV e V são verdadeiras
	
	
	Apenas as alternativas I, III, IV e V são verdadeiras
	
	
	Apenas as alternativas I, II, III e V são verdadeiras

Continue navegando