Buscar

TENSÃO SUPERFICIAL DA ÁGUA E EFEITO DE ADITIVOS

Prévia do material em texto

TENSÃO SUPERFICIAL DA ÁGUA E EFEITO DE ADITIVOS
 DANIELY OLGA MARTINS LIMA RGA 20170643128372
 EMILLY DAMKE DOS SANTOS RGA 20170643126782
 KÁSSIA EVELYN DE MELO CARNEIRO RGA 20170643126732
 SARAH GABRIELLY RODRIGUES PINHEIRO RGA 20170643130442
Relatório apresentado à disciplina de química de alimentos, ministrada pela Prof. Dr. Mirian Luisa Faria Freitas.
Dourados-MS
2019
INTRODUÇÃO
A tensão superficial da agua é uma desigualdade de atrações que provoca a contração do líquido e a formação de uma espécie de película na superfície da água, isso é resultados das ligações de hidrogênio, que são forças intermoleculares causadas pela atração dos hidrogênios de determinadas moléculas de água (que são os polos positivos (H+)) com os oxigênios das moléculas vizinhas (que são os polos negativos (O-)). 
A goma xantana é uma fibra solúvel, obtida através do processo de fermentação de açúcares simples, feito por bactérias Xanthomonas . crescimento das pessoas que adotaram , devido a sua consistência pegajosa, que pode ser um substituto do glúten. É também um aditivo bastante utilizado na indústria farmacêutica e alimentícia como estabilizante, espessante e emulsificante
O carboximetilcelulose sódico (CMC) é usado em preparados sólidos ou líquidos para refrescos, refrigerantes e licores. É amplamente utilizado como espessante da confecção da pasta americana. Ele é um éter de celulose obtido pela reação da celulose com hidróxido de sódio, originando a álcali-celulose. A celulose é constituída de uma longa cadeia de unidades anidroglucose, sendo que cada unidade contém três grupos de hidroxilas terminais. Através da substituição do hidrogênio dessas hidroxilas por grupos carboximetil, obtém-se o carboximetil celulose sódico (CMC). C.M.C.
OBJETIVO
O objetivo é entender como a carboximeticelulose e a goma de xantana influenciam sobre o fenômeno de tensão superficial da água.
MATERIAL E MÉTODOS 
3 Béquer de 300 mL 
1 balança 
1 batedeira elétrica 
Bastões de vidro 
12 mL de óleo vegetal 
2g de goma xantana 
2g de corboximetilcelulose (CMC)
Agua destilada 
PROCEDIMETOS 
Inicialmente, foi adicionado 250 mL de água destilada em cada béquer. Em seguida, foi medido e adicionado 3 mL de óleo vegetal no béquer 1, a batedeira elétrica foi usada para bater essa mistura por 3 minutos, após esse tempo foi deixado em repouso.
A balança foi usada para pesar 2g de goma xantana, a mesma foi adicionada no béquer 2, um bastão de vidro foi usado para misturar até que a goma de dissolvesse completamente na água, em seguida foi adicionado 3 mL de óleo vegetal e bateu por 3 minutos, após a mistura ficou em repouso. 
Para a última etapa foi usada a balança para pesar 2g de CMC, o mesmo foi adicionado ao béquer 3, e após se dissolver foi adicionado 3 mL de óleo vegetal. O mesmo processo da etapa anterior foi repetido.
Ao terminar o experimento, após o repouso, foi observado, comparado, e seus resultados anotados para ser apresentados nesta análise.
 	4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 
Comparando as três distintas soluções é notável a diferença de coloração entre as mesmas, a mistura de água em óleo sem aditivos ficou com coloração clara, a mesma tonalidade da água natural. A mistura de água, óleo e carboximetilcelulose apresentaram tonalidade turva. No entanto a solução contendo água, óleo e goma xantana apresentou uma tonalidade esbranquiçada, devido ao fato da goma xantana ter conseguido estabilizar água e óleo. 
O experimento teve como propósito observar a tensão superficial existente entre água, óleo e aditivos, dessa forma, observou-se que na mistura de 250 ml de água e 5 ml de óleo, sem adição de aditivo, após um tempo em repouso houve a separação da solução em duas fases, ou seja, ocorreu a separação das fases assim como antes da agitação. A solução de 250 ml de água e 5 ml de óleo com a adição de 2,3502g de carboximetilcelulose não alterou muito a tensão superficial da água, mas tornou o óleo dispersivo em água. A solução com 250 ml de água e 5 ml de óleo com a adição de 2,0322g de goma xantana tornou a água e o óleo totalmente miscíveis alterando a viscosidade da solução formando uma só solução. Desse modo, podemos afirmar que a função dos aditivos é estabilizar as soluções, no entanto o aditivo que teve melhor eficiência em estabilizar água e óleo foi a goma xantana.
5 CONCLUSÃO
	Concluímos com a prática do efeito de aditivos, que a mistura de água, óleo e goma xantana foi há que teve melhor eficiência ao estabilizar, pois, a goma conseguiu mistura o óleo juntamente a água. Diferente das outras amostras que não mostraram o mesmo resultado. 
 	6 REFERÊNCIAS
CORREIA, Jeferson. Estudo da interface água/óleo no âmbito da indústria do petróleo: com ênfase em software de simulação fluidodinâmica (CFD). PRH-ANP/MCT Nº 34, Universidade Federal de Santa Catarina, p. 27, 2 mar. 2009. http://www.wbezerra.com.br/prh34/site/trabahos_finais/graduacao/Jeferson%20Correia_PRH34_UFSC_ENQ_G.pdf.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
FACULDADE DE ENGENHARIA
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
DISCIPLINA: QUIMICA DE ALIMENTOS

Continue navegando