Buscar

COUNICAÇÃO E LINGUAGEM

Prévia do material em texto

MARCOS VINICIUS GRAMACHO DA SILVA
COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
São Miguel do Guaporé
2019
A IMPORTÂNCIA DA BOA ESCRITA NA VIDA PROFISSIONAL
A internet é um dos meios de comunicação em que as pessoas não têm a preocupação de escreve de forma certa, usando uma linguagem popular, cheias de gírias, abreviações que é fácil de entendidas, pois está forma de comunicar esta se tornando cultural. Mais a dificuldade é quando entramos no ambiente de trabalho, onde há o uso coloquial da linguagem, o que não se torna tolerável quando fala de documentos como faça entendido. Tais, erros são encontrados frequentemente em órgãos publico e privados, o que prova o real desconhecimento da língua portuguesa, que são refletidos nos erros de acentuação, crase, gerundismo e outros.
Uma pesquisa do IBGE (2014), relatou que 8,3% dos brasileiros com 15 anos são analfabeto, já no anterior essa taxa era de 8,5% ou seja, há uma lenta diminuição, o que não é muito significativo ao relacionamos com o letramento. A alfabetização segundo Soares (1998), não significa letramento, pois a alfabetização proporcionar conhecimento da leitura e da escrita, mais não tem conhecer aquilo que vive dentro da escrita, não correspondendo as expectativas de uma boa leitura e escrita.
A alfabetização também tem suas dificuldades que reflete na vida adulta, quando os mesmo vão para universidades ou até mesmo em ambientes de trabalho, devido à falta de leitura na infância. Demostrando a incapacidade de escreve um texto usando a língua portuguesa de forma padrão, enfatizando ainda mais suas deficiências de linguagem. Sabe-se que existem outros fatores que podem dificultar o aprendizado da língua escrita.
O conhecimento da língua portuguesa é essencial para uma vida profissional bem sucedida, pois a formação não é suficiente para o mercado de trabalho, é necessário que haja também uma boa comunicação com os clientes e publico o que transmite uma sensação de confiança.
Existem varias opções de área de trabalho que o profissional pode escolhe, mais escreve bem, é uma obrigação, pois já tem cursinhos que auxiliam no aprendizado dos que sentem dificuldade ao escrever um texto. Adquirindo um habito de leitura que vai colaborar com crescimento pessoal e profissional.