Buscar

A história de wundt

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DE WUNDT
 Wundt foi um médico, filósofo e psicólogo alemão. e considerado um dos fundadores da psicologia experimental junto com Ernst Heinrich Weber (1795-1878) e Gustav Theodor Fechner (1801-1889).
 Entre as contribuições que o tornaram tão conhecido no meio histórico está a criação do primeiro laboratório de psicologia no Instituto Experimental de Psicologia da Universidade de Leipzig (Lipsia) na Alemanha em 1879 e a publicação dos Princípios de Psicologia Fisiológica em 1873 onde afirmava textualmente seu propósito, com o livro, de demarcar um novo domínio da ciência.
 Após concluir um curso de fisiologia com Johannes Müller (1801-1858), o criador da teoria vitalista das energias nervosas sensoriais específicas, no mesmo ano de sua formatura em Berlim ele retorna para Heidelberg em 1856, onde fez doutorado em filosofia e começou a lecionar fisiologia como Privatdozent. (seria um titulo universitário) Somente 19 anos mais tarde ele começa a dar aulas na Universidade de Leipzig. É importante lembrar que ele começou estudar medicina em Tubinga e se transferiu para a universidade de Heidelbergg, onde estudou fisologia, anatomia, física e química. só que durante o curso, Wundt se convenceu de que ele não tinha vocação para medicina então se especializou-se em fisiologia.
 Mais importante do que o fato da criação do laboratório em Leipzig, o que ele passou a representar após este momento. Durante o último quarto do século XIX, o laboratório criado por Wundt trouxe estudantes de várias partes do mundo, tornando-se assim o primeiro e maior centro de formação de psicólogos . Os estudantes após se formarem, voltavam a seus países fundando novos laboratórios e formando novos psicólogos tendo a ciência como ponto fundamental.
 Ele se formou na Universidade de Heidelberg em 1855 vindo transferido da Universidade de Universidade de Tubinga em 1851.
 Em 1980 Wundt fica doente,seria uma possivél tuberculose,depois de quase um ano de recuperação, Wundt condidatou-Se a vaga de assistente de laboratório do respeitado Hermann Helmholtz.
 Wundt trabalhou muito durante seis anos,e ouve um grande destaque além de sua administração,continuou dando cursos e publicou dois grandes livros que,se destacaram muito,como psicólogo experimental:contribuições para uma teoria da percepção sensorial em 1862, e lições sobre psicologia humana e animal,um ano depois.
 O primeiro marcou muito, seria a primeira vez que Wundt mostra uma abordagem explicitamente experimental,para questões psicológicas basicas.
 O segundo livro repetia o apelo e também descrevia uma pesquisa inicial em psicofisica e tempo de reação.
 1864 Wundt deixou o laboratório,permaneceu em Heidelholtz por mais dez anos.e montou seu próprio laboratório onde ganhava um salário decente.com as aulas que dava e direitos autorais com a venda de seus livros.
 1871 foi reconhecido como professor adjunto,pela primeira vez Wundt faria parte de um corpo docente.obteve sua estabilidade financeira perto dos 40 anos, e casou-se. Nesse periodo escreveu o trabalho mais reconhecido entre os psicólogos (psicologia fisiologica).
 O livro obteve tanto sucesso que lhe proporcionou um cargo de professor de fisiologia indutiva,na universidade de zurique em 1874. novamente depois de um ano recebeu uma oferta melhor,passando para universidade de Leipzig,até aposentar-se em 1917 três anos antes de sua morte.
 Ao chegar em Leipzig, Wundt já havia realizado o que para muita gente representava o esforço de uma vida inteira. ele era um homen inovador e acreditava na nova psicologia. 
 A nova psicologia de wundt possuia dois programas principais: o exame da experiencia consciente imediata,por meio de métodos experimentais de laboratório,e o estudo de processos mentais superiores,por meio de métodos não laboratoriais.
 O estudo da experiência conciente imediata ,Para entender a distinção que Wundt traçou entre a experiência mediata e imediata,usemos um exemplo simples. Se você observar pela janela um termômetro colocado ao lado de fora e a temperatura indicada for -10c, você não estará sentindo o fenômeno da temperatura diretamente,poi ela estara sendo medida por um instrumento cientifico. Por outro lado, se você for para o lado de fora sem o uso de um casaco,tera uma experiência direta com o frio. Essa sera uma experiência consciente imediata.ou seja,não havera entre você e as condições climáticas nenhum termômetro. Logo ele reconheceu que havia um problema no estudo da conciência imediata. Quanto a leitura do termometro ok,porem a descrição da experiencia imediata é mais dificil,como comparar se o seu frio é igual ao meu,impossivel.Wundt recusou a auto-observação , por julgá-la mera especulação.
 Wundt defendia a experiência conciente imediata,mas acabou reconhecendo que havia um problema por depender de cada individuo. Ele acreditava também na percepção interna,que envolvia um processo de auto observação. seria um processo de reação imediata de estimulos controlados com precisão.
 já no estudo de processos mentais superiores, embora ele lida-se muito em laboratórios, Wundt tinha em mente um objetivo mais amplo para sua psicologia. Ele tinha interesse em analisar outros processos mentais, como aprendizagem,raciocinio,a linguagem e os efeitos da cultura, mas como isso seria algo tão pessoal,não ´poderia ser tratado ou manipulado em laboratório. Ao invés disse teria que ser tratado com técnicas de observação avaliação sobre as culturas e estudos históricos. Por demonstrar tanto interesse a psicologia mental,acabou escrevendo seu segundo livro,mais importante Psicologia humana e animal,1863.Nele se ocupou-se inteiramente durante seus últimos 20 anos. Ele foi o autor de grandes obras,que são usadas na parte psicolinguistica,da psicologia dos mitos e da religião, na psicologia social e forense e também na antropologia.
 Com o aumento das pesquisas dos alunos de Wundt ,ele resolveu o problema criando em 1881 a revista Estudos filosóficos, que teve a primeira publicação destinada a pesquisas experimentais. Durante as duas primeiras décadas a revista tornou-se porta voz de Wundt e seus alunos.(1881 a 1903). Nessa época metade das pesquisas inseria-se na área da sensação e percepção.
 A sensação refere-se ao processo de sentir o nosso meio ambiente através do tacto,paladar, visão,audição e olfato.Essa informação é enviada pelo cérebro onde entra em jogo a percepção é a nossa forma de interpretar essas sensações e, portanto,dar sentido a tudo que nos cerca.Wundt acreditava que as sensações e os sentimentos eram dois elementos básicos da experiência,para ele mente e corpo ,eram sistemas paralelos ,que não possuiam interferência mutua,então poderia estudar a mente de uma forma separada do corpo.
 Wundt tinha como objetivo de estudo,religião,linguagem e leitura , ele tinha certeza que não tinha como estudar através da experimentação,mas sim através da observação e análise comportamental.
 Wundt também criou um método chamado cronometragem mental,que hoje é conhecido como método de reação. Muito antes de ir para Leipzig ele já conhecia essa pesquisa,porque tinha sido assistente de Helmholtzem Heidelberg, logo após a realização de estudos sobre pulsos nervosos.Ele se dedicou muito a medição da velocidade mental na década de 1860. Porem durante as pesquisas foi considerado um experimento complicado e logo foi descartado quando ficou claro que não tinha muita precisão.
 Mas um dos alunos mais conhecidos de Wundt (James Mckeen) , iniciou novamente a pesquisa ,e através da análise de seus estudos,que ilustrava muito bem a lógica do método do tempo de ação e reação, foi dando segmento aos experimento,com artigos escritros por Cattel que descreve uma pesquisa feita junto com seu colega Berger,chegaram a conclusão sobre a lógica do experimento da complicação,usando trêS das oito intensidades das luzes.
 TR simples :( tempo de reação), TR com descriminação,(tempo de reação com percepção), TR com eleição,( tempo de reação com percepção e vontade).Assim eles poderam concluir que o tempo de reação poderia ser usado para comparar atividades mentais,que diferiam em complexidade.Isso o levou a estudar as diferenças individuais no tempo de reação e fenômenos como o tempo de reconhecimento de diferentes letras do alfabeto e o tempo de ação para assossiações verbais.
 Wundt é merecidamente considerado o primeiro e verdadeiro psicólogo da era moderna.Embora seja difícil identificar um wundtiano entre os primeiros psicólogos norte-americanos,ele teve forte influência sobre as origens da psicologia nesse país.

Continue navegando