Buscar

3 NUTRIÇÃO E DIETÉTICA 20 08

Prévia do material em texto

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
(Bacharelado)
ROSELI DO PRADO
RA= 8068872
PROCESSO SOCIO E CONÔMICO 
VILHENA-RO
2019
Portfólio: Os objetivos são as ações alimentares e as recomendações
1)O que são as variáveis relacionadas ao comedor? E quais os cincos (5) elementos determinantes: I=biológicos, II=socioculturais, III=antropológicos, IV=econômicos, V=psicológicos de o comportamento alimentar?
R: Todavia nos seres humanos somos onívoros, sempre se alimentamos tanto de matérias vegetais como de animais, temos a liberdade de escolha, sempre procuramos se alimentar de maneira correta, mais muitas vezes nossa alimentação tem carências de vitaminas, e sabemos que a necessidade da água em nosso organismo é precisamente importante, já que temos 78% de liquido e só 12% de matérias vegetais e animais. 
De acordo com os cincos (5) elementos determinantes entendemos que com a liberdade de escolha do homem pode alterar a necessidade da ordem Biológica cuidando os desejos do homem (comedor) que muitas vezes não é saciável e nem benéfica ao nosso organismo com isso leva a carência das vitaminas. 
I)Elemento Biológico: sempre é subdividido em seu componente nas três esferas fisiológicos, patológicos e Genético que pode atuar na sensibilidade gustativa do individuo e sobre a palatabilidade e também sobre as preferências alimentares, e o estado desordenado do pensamento equivocado que pode levar em conta a influência do sexo descontrolado. 
II)Os socioculturais: são utilizados de acordo com cada cultura de uma comunidade ou sociedade de acordo com o convívio da família, amigos, trabalho, grupos, status sociais, higiene e com isso vão se destacando os determinantes elementos antropológicos e o psicológico.
III)antropológicos : sabe-se que à antropologia foi considerada como a história natural e física do homem (comedor) e do seu processo evolutivo, mais à pouco tempo a antropologia conquistou seu lugar entre as ciências Humanas e as Ciências Nutricionais onde foi auxiliando e aprofundando o conhecimento sobre o homem (comedor) e avaliando os comportamentos alimentares. 
IV)Referente aos determinantes elementos econômicos: estão sempre ligado ao poder de compra do homem com as condições das ofertas e também estão relacionados as régios de acordo com a situação econômica das famílias.
V) Os determinantes psicológicos do comportamento alimentar referem nas condições gerais e específicas do humor , dialogo, auto estima, bem estar, estado de saúde, funções fisiológicas, a união ao seio familiar, atenção as necessidades e carências de vitaminas, com isso, sabe-se que a questão do convívio do homem com a natureza leva ao bem estar, físico, psicológico e espiritual. 
2) O que as variáveis aparência, tipos de preparação, variedade e sabor podem influenciar na seleção alimentar? 
R: De acordo com os vários tipos de alimentação e sua preparação atrativa levam o homem se alimentar de maneira incorreta, muitas vezes são influenciados pela aparência ou sabor, mais nem tudo se faz bem ao organismo, e muitas vezes não são nutrientes necessários, com isso vai sendo atrativos pelas aparências, variedades, sabor e as culturas de cada local que vão abrangendo as preferências do homem (comedor), também temos as variedades de preços e os valores nutricionais que muitas vezes não são levados em conta, sabemos que devido as amizades também pode levar as atrações descontroladas e equivocadas, o homem está sempre em busca de quantidade e não se preocupa com a qualidade, diante disso devemos sempre ter uma visão ampla sobre a realidade do homem (comedor) de acordo com a alimentação equilibrada para uma vida plena, saciando a matéria e o espiritual de forma correta para uma vida de qualidade.
3) Sobre os métodos de avaliação da escolha alimentar : Diante disso sabemos que nós seres humanos nascemos para cuidarmos de nosso organismo e da natureza e animais, devemos sempre avaliar as nossas condutas e atitudes alimentares, entretanto nosso comportamento alimentar diz tudo sobre nós, a escolha da avaliação alimentar é um ponto importante para que possamos conhecer o nosso ponto forte, e com isso sabemos que podemos ser atraídos pelos cinco sentidos, mais o mais atrativos é o paladar, que desde criança quando pegamos algo levamos na boca, o nosso primeiro sentido e com isso nosso estilo de vida é construído mentalmente e o valor dado ao alimento é primordial. Entendemos que o grau de liberdade dado ao homem ( comedor), tem seu limite e com isso vamos nos reconhecendo a maneira correta do habito alimentar que precisa ser reeducados para uma vida de qualidade para com o homem (comedor) da nova geração.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BUCIOLI, S. A.; MELO, F. R. G. Nutrição aplicada ao exercício. Batatais: Claretiano, 2015.
MELO, F. R. G. de; BUCIOLI, S. A.; SILVA, J. B. da. Nutrição e Dietética. Batatais, SP: Claretiano - Centro Universitário, 2018.
PROENÇA, R.P.C. Inovação tecnológica na produção de alimentação coletiva. Florianópollis: Editora Insular, 2000.
Trabalho apresentado a Disciplina de Nutrição e Dietética no curso de Graduação em Enfermagem, para obtenção da nota em participação de atividades, sob a Orientação da Professora Me. Livia Giolo Tavema

Continue navegando