Buscar

Atividade 4b

Prévia do material em texto

1.
		Como instrumento de apoio à gestão escolar, o Projeto Político Pedagógico é importante porque apresenta como possibilidade uma visão do trabalho escolar:
	
	
	
	hierarquizado para consolidar resultados.
	
	
	resistente ao consenso para padronizar ações gerenciais.
	
	
	de duração fixa para retratar a realidade da escola.
	
	
	a longo prazo no que ser refere a duração dos períodos letivos.
	
	
	a curto prazo para agilizar o ensino.
	
Explicação:
O PPP - projeto político-pedagógico contém em seu bojo a visão futura da unidade escolar  concretizada nas atividades planejadas pelos períodos letivos.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Em uma reunião de professores, ao se discutir sobre as diferenças existentes entre o planejamento participativo e o planejamento estratégico, forma relacionadas as idéias abaixo para iniciar o debate entre os professores. Qual dessas afirmações expressa a diferença básica entre esses dois tipos de planejamento?
	
	
	
	o planejamento participativo parte de uma concepção de educação onde se deseja construir uma nova realidade social baseada na solidariedade e o planejamento estratégico parte de uma concepção onde a educação participa para o aprimoramento da sociedade capitaliata existente.
	
	
	o planejamento participativo representa um referencial construído e assumido por um grupo e o planejamento estratégico vale-se da participação para o aperfeiçoamento do trabalho realizado na escola;
	
	
	o planejamento estratégico preocupa-se com o "como" realizar uma tarefa, atendendo aos princípios da economicidade de recursos e tempo e o planejamento participativo valoriza a contribuição do coletivo, não se preocupa com o tempo que irá levar para a transformação de uma realidade social e política;
	
	
	o planejamento participativo apresenta uma proposta de futuro para aprimorar o que já existe e o planejamento estratégico quer intervir apenas na ação do tempo presente;
	
	
	o planejamento estratégico tem por finalidade atingir os fins e as metas propostas pelo governo e cumprir as metas estabelecidas e o planejamento participativo quer minorar os conflitos existente entre as pessoas para o aperfeiçoamento de todos;
	
Explicação:
O planejamento participativo parte de uma concepção de educação onde se deseja construir uma nova realidade social baseada na solidariedade .
O planejamento estratégico parte de uma concepção onde a educação participa para o aprimoramento da sociedade capitaliata existente.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A equipe escolar deverá elaborar as ações que favorecerão o desenvolvimento do plano para que os objetivos propostos sejam alcançados. O que NÃO deve fazer parte das ações da equipe, visto que pode dificultar os objetivos que se pretende alcançar?
	
	
	
	Marco universal
	
	
	Marco referencial
	
	
	Marco doutrinal
	
	
	Marco situacional
	
	
	Marco operativo
	
Explicação:
Ddas ações da equipe devem fazer parte : marco referencial, operativo, situacional, doutrinal.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A Profª. Irene de Carvalho afirma que nunca nos devemos escravizar ao planejamento. Em contato direto com os planos, novas idéias  podem ocorrer, novos enfoques  parecerão oportunos, e aí seria absurdo nos atermos ao que planejamos e deixarmos de lado uma atuação mais conveniente e mais inspirada. O Planejamento criterioso em sua execução é uma importante característica de competência do professor, e tudo que vise tornar o trabalho mais eficiente e ajustado às necessidades e interesses dos educados deve ser aproveitado imediatamente para o seguinte planejamento para enriquecimento deste, e garantia de continuidade.
	
	
	
	Tanto a primeira asserção como a segunda, são proposições falsas
	
	
	As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não é justificativa da primeira
	
	
	A primeira é uma proposição falsa e a segunda asserção é uma proposição verdadeira
	
	
	As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é justificativa da primeira.
	
	
	A primeira asserção é verdadeira, mas a segunda asserção é proposição falsa
	
Explicação:
Em todo planejamento as ações de construção e reconstrução são essenciais para uma renovação, uma mudança de estratégias , uma amplicação de práticas educativas.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		(ENADE 2005) Durante todo o curso de Pedagogia, Júlia teve a oportunidade de conhecer as diferentes tendências, concepções ou teorias educacionais que dão suporte à organização do trabalho da escola ou da prática educativa. Com isso, percebeu a necessidade de se contrapor à fragmentação, à rotina, ao autoritarismo e à centralização de poder. Um dos caminhos a serem trilhados é a construção do projeto político-pedagógico como um instrumento de luta em busca da qualidade e da almejada cidadania. Qual é a ação fundamental para que a escola tenha o projeto político-padagógico pretendido?
	
	
	
	Divulgação de dados de desempenho para a classificação das turmas.
	
	
	Planejamento de metas pela equipe gestora para os segmentos e áreas do conhecimento.
	
	
	Utilização de técnica e de metodologias específicas para a elaboração de projetos.
	
	
	Diagnóstico permanente da realidade escolar com registro dos dados e das discussões.
	
	
	Elaboração do projeto por uma coordenação administrativo-pedagógica especializada. .
	
Explicação:
 Para que a escola tenha o projeto político-padagógico que se pretenda democrático, cooperativo, participativo deve ser feito uma avaliação diagnóstica onde se identifiquem as necessidades da clientela; os recursos físicos, materiais e humanos que auxuiliarão na dinamização das atividades programadas para o alcance dos objetivos definidos.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		(ENADE 2003) - Uma gestão educacional de base democrática, participativa e com qualidade social pode ser caracterizada como aquela que:
	
	
	
	oferece educação para a cidadania e desloca as funções do Estado para a comunidade.
	
	
	proporciona treinamento de pessoal para a competência e valoriza as formas eficientes de competição.
	
	
	busca eficácia na gestão dos meios, incentiva o planejamento e prestigia o controle de resultados.
	
	
	promove sólida formação básica e oferece igualdade de oportunidades no acesso à educação.
	
	
	favorece soluções de alcance imediato e prioriza o desempenho econômico.
	
Explicação:
	Uma gestão democrática busca eficácia na gestão dos meios, incentiva o planejamento e prestigia o controle de resultados, a partir do momento em que se utiliza da participação de diferentes segmentos em sua gestão.
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Uma gestão democrática e participativa garante  a participação consciente de todos; possibilitar decisões que contemplem o projeto comum;identifica conceitos e características do planejamento escolar estratégico
 
	
	
	
	um programa de escola pública
	
	
	uma gestão democrática e participativa
	
	
	uma organização de atividades bimestrais e anuais
	
	
	um plano de gestão de pessoas e comunidade
	
	
	uma coordenação de ações
	
Explicação:
Uma gestão democrática e participativa garante  a participação consciente de todos; possibilitar decisões que contemplem o projeto comum;identifica conceitos e características do planejamento escolar estratégico
	
	
	
	 
		
	
		8.
		(ENADE 2003) Insatisfeito com a condução do projeto pedagógico de uma escola, um grupo de pais de alunos pleiteou mais espaço para discussões acerca das práticas adotadas, sem, no entanto, encontrar receptividade por parte da direção. Considerando-se ummodelo de gestão democrática, a atitude da direção foi:
	
	
	
	inadequada, pois o multiculturalismo confere aos pais o direito de questionar a dignidade profissional dos professores.
	
	
	inadequada, pois não corresponde às práticas de coresponsabilização e de articulação escola/comunidade.
	
	
	adequada, pois não se pode pôr em dúvida o espaço específico e autônomo dos profissionais da escola.
	
	
	inadequada, pois os pais devem encaminhar suas reclamações aos órgãos governamentais competentes.
	
	
	adequada, pois a co-responsabilidade dos pais se refere a acompanhar o desempenho acadêmico dos filhos.

Continue navegando