Buscar

Prévia do material em texto

TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
RECICLAGEM
RECICLAGEM
Lembrete!
RECICLAR É DIFERENTE DE SEPARAR!
Reciclar consiste em transformar materiais já usados em outros novos, por meio de processo industrial ou artesanal. 
Separar é deixar fora do lixo tudo que pode ser reaproveitado ou reciclado. 
A separação ou triagem do lixo pode ser feita em casa, na escola ou na empresa. 
É importante lembrar que a separação dos materiais de nada adianta se eles não forem coletados separadamente e encaminhados para a reciclagem.
PARA SE SITUAR:CENÁRIO BRASILEIRO
Na coleta seletiva, dados da ABRELPE de 2013, demonstram que aproximadamente 62% dos municípios brasileiros apresentaram alguma iniciativa. *
- Em contraponto, já temos dados negativos em relação a disposição dos resíduos coletados seletivamente, pois 41% foram dispostos inadequadamente, num geral encaminhados para lixões, o que representa um aumento de quase 10% em relação aos dados de 2012 (ABRELPE, 2013).
RECICLAGEM
INTRODUÇÃO
Temos perante nós, três alternativas de nos livramos de materiais indesejados (lixo): reutilizar, reciclar ou descartar.
Reutilizar: usar novamente, ampliando a vida do produto e reduzindo resíduos. 
Reciclar: recuperação energética. Conjunto de atividades relacionadas aos materiais que estão no lixo ou que se tornariam lixo, de serem coletados separados e processados para sua utilização como matéria-prima de outros materiais. 
RECICLAGEM
RECUPERAÇÃO ENERGÉTICA
- Dentro do conceito de recuperação energética, há algumas formas de reciclagem:
I - Máximo índice de recuperação: materiais que podem ser reutilizados sem novo tratamento (somente lavagem e eventual esterilização), como é o caso de garrafas de bebidas;
II - Médio índice de recuperação: materiais que precisam de tratamento industrial para que seja reutilizado, como os metais e plásticos;
III - Baixo índice de recuperação: materiais que são utilizados como matéria prima para gerar calor, numa incineração.
RECICLAGEM
OBJETIVOS
Com a reciclagem pretende-se solucionar dois problemas ao mesmo tempo: 
A) desfazer-se dos resíduos sem ocupar espaço no aterro;
B) aproveitar o que se pode recuperar. 
Esse é um princípio de mudança de postura para posições mais razoáveis sobre o uso dos recursos naturais e o aumento do custo das matérias-primas. 
Neste contexto, tal sistema de tratamento dos resíduos vem imposto pelo novo conceito de gestão dos resíduos que pretende alcançar os seguintes objetivos:
- economia de energia;
- economia de recursos naturais;
- redução do volume de resíduos a serem eliminados;
- proteção do meio ambiente.
RECICLAGEM
- Os materiais coletados para a reciclagem podem ser reprocessados de duas formas: 
1 - reciclagem primária ou em circuito fechado ocorre quando o resíduo é transformado em novos produtos do mesmo tipo – jornais usados em jornais novos e latas de alumínio em novas latas de alumínio, por exemplo. 
2 - reciclagem secundária, também chamada de downcycling, os materiais residuais são convertidos em produtos diferentes. Por exemplo, pneus usados podem ser fragmentados e transformados em revestimento emborrachado, jornais podem ser reprocessados para isolamento de celulose. 
	
REPROCESSAMENTO DE RESÍDUOS
RECICLAGEM
há dois tipos de resíduos que podem ser classificados:
O resíduo pré-consumo ou interno é gerado em um processo de fabricação e reciclado em vez de ser descartado. 
O resíduo pós-consumo ou externo é gerado pelo consumo dos produtos. Existe cerca de 25 vezes mais resíduos pré-consumo do que pós-consumo. 
Obs: É importante reciclar ambos os tipos.
Reflexões:
1) o item realmente será reciclado? (materiais reciclados custam pouco).
2) os produtos reciclagem serão realmente fonte de energia para incineradores? Ou serão misturados com outros resíduos e enviados para aterros sanitários ou lixões?
3) Porquê reciclar?
TIPOS
RECICLAGEM
A cada tonelada de papel reciclado:
- 17 árvores são preservadas; 26 mil litros de água são economizados;
- são 27 kg de poluição do ar que não são produzidos; há redução do lixo;
- A reciclagem poupa energia elétrica. Por exemplo: a reciclagem de uma garrafa de vidro economiza energia elétrica suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100 watt por três horas.
- Um terço do lixo urbano é formado por embalagens. Uma lata de lixo permanece por duzentos anos sem se decompor e voltar a fazer parte da Terra. O isopor é lixo duradouro, pois além de ser feito com produtos que permanecem no ambiente por mais de quinhentos anos.
DADOS
RECICLAGEM
CONCLUSÃO TELE 04
Para finalizar este assunto, se há tantas possibilidades de processamento de resíduos e a reciclagem é uma técnica excelente em relação a conservação ambiental, porquê não fazemos isso ainda de modo significativo no Brasil? Porquê não há investimentos?
RECICLAGEM
Figura 01: Representação da Reciclagem

Mais conteúdos dessa disciplina