Buscar

slide disponibilidade de alimentos

Prévia do material em texto

Disponibilidade de alimentos
Curso: Nutrição
Acadêmicos: Camila Maritzza, Danila Silva, Eduardo Borges, Larissa Rodrigues, Marcus Guilherme, Thaislane Belém, Wallisson Henrique, Zilmara dos Santos.
acesso
A distribuição de alimentos é bastante desigual no mundo, e afeta de forma importante os padrões de consumo de uma população. São evidentes as diferenças na distribuição de alimentos nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, o que deixa claro a relevância do fator político econômico.
Educação
A alimentação no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) permite atender às necessidades nutricionais de estudantes no ambiente escolar por meio da alimentação saudável e balanceada, contendo também alimentos da agricultura familiar (AF). O estudo objetiva descrever as preparações ofertadas na alimentação de estudantes e os alimentos oriundos da AF no PNAE do município de Codó, no Maranhão.
Método
Trata-se de um estudo descritivo, de base escolar, contemplando as escolas de ensino fundamental da rede pública da área urbana, vinculadas ao PNAE, entre março e junho de 2015.
Resultados
Todas as escolas (n=26) participaram do estudo. Das preparações oferecidas, 16% atenderam ao cardápio planejado. Constatou-se a presença de pelo menos um alimento oriundo da AF em mais da metade das escolas visitadas.
A maioria das preparações oferecidas não atendeu ao cardápio planejado. Os alimentos oriundos da AF foram: iogurte, bolo, frutas, feijão, arroz, entre outros.
HABILIDADES
O enfraquecimento da transmissão de habilidades culinárias entre gerações favorece o consumo de alimentos ultraprocessados. 
No Brasil e em muitos outros países, o processo de transmissão de habilidades culinárias entre gerações vem perdendo força e as pessoas mais jovens possuem cada vez menos confiança e autonomia para preparar alimentos. As razões para isso são complexas e envolvem a desvalorização do ato de preparar.
tempo
O consumo de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados, pressupõe a seleção e aquisição dos alimentos, o pré-preparo, o tempero e cozimento e a finalização e apresentação dos pratos, além da limpeza de utensílios e da cozinha após o término das refeições. Isso evidentemente requer tempo da própria pessoa ou de quem, na sua casa, é responsável pela preparação das refeições.
As recomendações do GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA guia quanto às circunstâncias que deveriam ser observadas com relação ao momento de comer:
Referencias
Cadernos Saúde Coletiva
Print version ISSN 1414-462XOn-line version ISSN 2358-291X
Abstract
COSTA, Carlyanne do Nascimento; CAPELLI, Jane de Carlos Santana; ROCHA, Camilla Medeiros Macedo da  and  MONTEIRO, Gina Torres Rego. Disponibilidade de alimentos na alimentação escolar de estudantes do ensino fundamental no âmbito do PNAE, na cidade de Codó, Maranhão. Cad. saúde colet. [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.348-354.  Epub Oct 09, 2017. ISSN 1414-462X.  http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201700030249
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf
https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0104-12902001000200002&script=sci_arttext&tlng=en
https://www.nestle.com.br/nestlenutrisaude/Conteudo/diretriz/Marco_Referencia_de_Educacao_Nutricional_Alimentar.pdf
https://www.nestle.com.br/nestlenutrisaude/Conteudo/diretriz/Marco_Referencia_de_Educacao_Nutricional_Alimentar.pdf
https://youtu.be/idMaAdhjEQA

Continue navegando