Buscar

Modelo artigo - AII2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INCLUSÃO ESCOLAR EM PLENO SÉCULO XXI
LOPES, Odislane. RU 1779193.
	 POLO Capelinha
UNINTER
Resumo
 A educação inclusiva, até hoje em pleno século XXI é um problema que envolve não só a escola, mas a sociedade por inteiro. Podemos então perceber que a inclusão nas escolas será nosso tema de estudo. Está pesquisa busca analisar todos os aspectos da inclusão, buscando possibilidades de interação, socialização, comunicação e aprendizagem de alunos com deficiência auditiva.
Palavras-chave: pessoas com deficiência-inclusão-escola regular.
 Introdução
 A educação de hoje vem á algum tempo mostrando seu regresso, vemos que é necessário que haja um novo olhar sobre a educação. As diferenças são bem visíveis na sociedade seja ela cultural, religiosa, étnicas, pois o Brasil é um pais de grande diversidade. Devemos viver hoje em prol da igualdade, pois somos iguais, ser preto ou branco, verde ou amarelo, magro ou alto, gordo ou magro, escutar ou não ter cabelo curto ou comprido não nos torna inferiores uns aos outros, somos todos iguais.
 Nossa igualdade esta nos direitos e deveres, somos todos diferentes cada um com suas particularidades, mais isso não é motivo para que haja desrespeito uns com os outros. A escola é um lugar de integração, de socialização, de respeito, nos somos e formamos a sociedade, a escola é para todos, para mim e para você .
 Desenvolvimento 
 
 A educação inclusiva pode entendida como um processo de desenvolvimento, para crianças com algum tipo de deficiência, na qual elas são incluídas na sociedade com o mesmo direito. Hoje falaremos sobre a surdez, que nada mais é do que a ausência da capacidade para ouvir determinados sons devido alguns problemas que afetam a orelha interna. A surdez implica diretamente com a linguagem oral, esse fato exige que haja um currículo escolar propicio que permita ao aluno surdo uma compreensão e interação na aprendizagem. È do ser humano a linguagem comunicativa. Vigostsk nos diz que “a transmissão racional e intencional de experiência e pensamento a outros requer um sistema mediador cujo protótipo é a fala humana, oriunda da necessidade de intercâmbio durante o trabalho.” Para o surdo esse intercâmbio de comunicação seria a língua de sinais aqui no Brasil tida pelo nome de Libras (língua brasileira de sinais). Ela é constituída em uma ordem visual, e os surdos interagem por sinais.
 As escolas inclusivas que recebem alunos surdos devem ter um ambiente propicio e adequado com estimulações visuais, e um professor de apoio formado em libras, um aluno surdo requer muita atenção e cuidado para que o ensino aprendizagem obtenha bons resultados. Também devemos destacar a importância da família na aprendizagem dessas crianças surdas, o apoio e o incentivo são de grande importância pois não só a escola é responsável pelo ensino aprendizagem, não só a escola educa, mas sim todo o contexto em que a criança esta envolvida.
 Para a criança surda o “olhar” é muito importante então é essencial que os pais e professores utilizem livros ilustrativos, brincar para que haja interação. Diante de muitos estudos podemos ver que quanto Mais cedo houver interação com a criança mais fortes serão os índices de aprendizagem.
 Uma criança surda não consegue atingir o nível de aprendizagem desejado, em uma escola regular sem preparo, é preciso que haja a inclusão ou seja o surdo em meio a sociedade, é claro que uma escola regular que recebe alunos surdos deve ter um grande preparo, tanto na escola como na formação continuada dos profissionais para que saibam lidar e buscar o melhor para esses alunos. Uma escola inclusiva gira em torno do respeito, união, e amor.
 CONCLUSÃO
 A cerca das pesquisas realizadas, observou-se que seria necessário a criação de uma equipe especializada, nas escolas inclusivas, para que haja uma real inclusão nas escolas, dando aos alunos com deficiência um atendimento digno, professores preparados para recebe-los, uma escola com suporte adequado, e dando total apoio e incentivo as famílias para poder promover efetivamente a inclusão. 
 Pode concluir que esta pesquisa foi de suma importância para a compreensão da inclusão e a melhora das interações familiares, e para a compreensão da importância de fazer valer o direito de todos, pois merecemos independente da condição física, racial, étnica o ensino aprendizagem.
 
 REFERÊNCIAS 
 Livro didático de sociologia
Livro didático de estudos sociais

Continue navegando